eu achei bem bolada a parte de misturar os 3 lasers
mas a parte do espelho eh relativamente facil de montar! no departamento de fisica da ufpr tinha um destes, bem antigo por sinal. foi feito com dois alto-falantes, onde dois espelhos espelho ficavam preso na ponta de dois palitos de sorvete. uma ponta do palito ficava na borda e no cone do alto-falante, de modo que quando um som era gerado, o espelho variava em um certo angulo vertical. o outro era montado de modo a variar o angulo horizontal. um feixe de laser era apontado para um deles e este por sua vez apontado para o outro espelho, montados de modo a projetar um feixe na parede passando por ambos. os alto-falantes eram ligados a geradores de funcao que faziam os cones se moverem e assim variavam os angulos dos espelhos.
normalmente eles apenas usavam para projetar rabiscos bacanas na parede, mas se conectasse aquilo a um processador potente, certamente daria para fazer um bom projetor!
no caso, soh precisaria de 3 bons conversores DA (imaginando ainda um laser monocromatico), um para o eixo x, outro para o eixo y e outro para a luminancia. daih bastaria gerar padroes sincronizados de rampa para fazer a varredura e pronto.
outra possibilidade mais robusta seria usar o esquema de espelhos rotativos das impressoras a laser, mas utilizando dois deles (na impressora eh utilizado apenas um, para varredura horizontal). na pratica, independente da variacao, eh mais um problema de mecanica do que eletronica! se a mecanica for ruim, a imagem fica toda torta.
porem uma coisa q pegava realmente era esse esquema dos multiplos feixes, pq eles iriam divergir muito na imagem projetada e nunca imaginei como poderia juntar eles... porem eles resolveram de uma forma bem simples!
albertorcneto escreveu:Interessante o tutorial. Quando eu estava fazendo o meu mestrado o professor explicou como fazer os espelhos. Alem do mais, a parte otica nao eh dificil de se fazer. So precisa-se de uma sala limpa com equipamentos que juntos custam mais de 1 milhao de euros! hehehehehehehehhehehehehehehe
Renato escreveu:Ora, é só se tornar um expert na fotônica + alguns espelhinhos e prismas.
Quem sabe sai até melhor.
Conseguindo o dobro da resolução com a metade do consumo, já estou
vendendo umas propriedades e comprando tuas ações eheheheh
Como disse o Lula: Sim ! Nós podemos !
http://www.microvision.com/pico_projector_displays/howitworks.html