mastk, eu tenho o ps vita e o 3ds faz um tempo já.
Acho que mídia física no ps vita faz sentido em alguns casos, pois se quiser "emprestar" o jogo pra alguém, manda o cartucho. O cartão só funciona com seu usuário agora, se tentar mudar de usuário, tem que formatar o cartão nos últimos updates do ps vita.
Minhas opniões do PS VITA:
- duaração de bateria razoável. Jogo por 6 horas com WiFi desativado.
- qualidade do áudio boa.
- qualidade do vídeo (lcd) boa.
- ergonomia dos controles péssima. Botões pequenos, é muito fácil tocar sem querer na área do touch quando se está manipulando os controles analógicos. Em alguns jogos, isso é horrível. Pior que tem touch nos dois lados e o treco é cheio de botões. Touch screen multi ponto extremamente sensível.
- variedades de jogos bem fraca.
- tem disponibilizado ambiente de programação.

- acabamento muito bom.
- não usei o lance de controle/conexão do ps vita com o ps3 pois não tenho o ps3, tenho o xbox e o wii.
- sistema realmente muito bom, não travou nenhuma vez e gerenciou a bateria corretamente, mesmo deixando ele uns 3 meses esquecido no canto.
- conectorzinho usb ENJOADO. Tem que tomar cuidado com crianças, pois podem forçar botar invertido e acaba quebrando aquele conector de moça.
Vantagens do ps vita em relação ao 3ds
- qualidade e performance do hardware muito melhor
- parece ser muito mais robusto que o 3ds. Aquela dobradiça do 3ds dá impressão que vai quebrar fácil.
- sensores mais precisos
- conversa com meu PC.

- tem 3G
- tem uma penca de botões.
- posso ver vídeo mp4 nele de boa com boa qualidade de áudio e vídeo.
- dá um pau no 3ds e no psp feio em termos de performance e hardware

, mas apanha feito cachorro viralata quando assunto é quantidade de jogos...

Algumas vantagens do 3ds em relação ao ps vita (o ps vita ganha muito do 3ds em muitos quesitos).
- variedade de jogos enorme
- ergonomia melhor para jogar
- tem recurso 3d (apesar que se usar isso, depois de 1/2 hora de jogo o jogador já fica com dor de cabeça)
- muitos títulos exclusivos