mastk escreveu:Nao se compra esse tipo de produto por especificacao, sao ecosistemas, esta mais para os videos gamens antigamente que PCs.
Nesse ponto eu discordo com você, pois as especificações servem como critério de desempate e temos que ver as especificações do que estamos comprando, só não possuem o mesmo peso para os dois sistemas, mas não dá pra comprar às cegas, por mais que seja nicho de mercado.
Entretanto, o IOS é mais eficiente no uso de memória RAM, logo, 1G no IOS terá performance superior a 2G no Android, lamentável isso, mas é o que acontece hoje.
Quanto ao uso de memória secundária (flash no caso), o Android que tenho consome 4.1G para operar, o resto é dados e instalações adicionais, não chegou nos 10G que você mencionou, estou usando o Android 4.4.2 num tablet com resolução 1600x2560, as imagnes de fundo acabam ficando um pouco grandes, mas eu não utilizo muito imagens, os devices aqui são mais para testes de aplicações mesmo.
Outro ponto que notei é a diferença de performance para o acesso à memória secundária (flash ou sd) entre os dispositivos Android mesmo. Logo, acho que lentidão no acesso à essa memória é mais por culpa do hardware do que do sistema, apesar do sistema influenciar um pouco o desempenho nessa área.
Também temos que levar em conta que performance durante o uso, como animações e funções de gestos foi bem melhorado nas últimas versões do Android. Esse ponto é um item que o pessoal da Apple batia forte no Android.
Um exemplo é a aceleração de vídeo por hardware, que era feito pela CPU nas versões antigas do Android, hoje é feito pelo hardware (nessas últimas versões do Android), e no IOS é feito pelo hardware desde as antigas versões.
O resultado é que o Android ficou mais suave, coisa que o IOS sempre foi, usando 60 fps de atualização da interface...
Outro ponto é a limitação ridícula de quantidade de dados simultâneamente em memória RAM para as aplicações, e isso é um dos motivos que pode deixar uma aplicação em Android lenta.
Só que um item importante é que o Android ainda está evoluindo e o IOS parece estar pressionado para tentar ficar "na frente" da concorrência, pois algumas versões do IOS foram muito infelizes, apresentando problemas que nunca seria admitido no iPhone, coisa de produto lançado às pressas, foi feio o IOS travar e não conseguir atender ligações.
A nova estrutura do sistema operacional para o Android 5 aparentemente vai ser bem diferente, e quanto mais ele adota o que era certo fazer desde o início, mais ele estará pressionando o IOS.
Para a questão do SD, acho que você deve considerar que talvez nem seja culpa do sistema operacional, pois também pode ser problema do hardware, tanto do cartão quanto do aparelho.
O que eu vejo é que, se a Apple não se cuidar e voltar a fazer o IOS direito, sem ligar pros concorrentes, vai ser uma questão de tempo para o Android atingir a mesma qualidade de software, pois enquanto o IOS ainda possui tecnicamente um sistema operacional mais bem estruturado, o Android acaba competindo com força bruta para compensar suas desvantagens, e pior, algumas vezes a um custo mais baixo.
Lembre-se que o Android não tá nem aí para retrocompatibilidade, o que permite ele mudar tudo do jeito que desejar, e o IOS tem que ter isso em mente, então o Android pode naturalmente evoluir mais rápido, apesar de isso ser outro ponto negativo que os críticos do Android costumam bater feio em cima.
Só não dá pra falar que o IOS não tem o que evoluir porque ele é "perfeito"... daí já é coisa de fanboy
Hoje o que eu acho é que, comprar Android tem que tomar cuidado com o modelo/fabricante, pois não é só a especificação da quantidade de memória e velocidade da CPU, teria que ver a qualidade e otimizações do hardware mesmo, enquanto que para IOS não há muito o que escolher, só de versão do aparelho.