Pretendo comecar com Linux em Celulares, onde começo?

Forum sobre assuntos relacionados a celulares em geral.
E também discussão sobre VOIP

Moderador: 51

Pretendo comecar com Linux em Celulares, onde começo?

Mensagempor Wagner de Queiroz » 16 Jul 2008 10:08

Estou aqui neste forum de celular tirando as teias de aranha a abrindo a janela para entrar um pouco de sol e tirar o cheiro forte de naftalina do forum.

Estou pretendendo comecar a desenvolver aplicacoes para celulares com linux.

Até onde sei no Brasil temos o Motorola A1200 com linux e o Nokia N800 (Que nao achei para comprar em loja).

Alguem do forum ja trabalha com isso ou é um curioso como eu? To quase comprando o motorola A1200 por falta de opcao. Alguem tem alguma opiniao ou quer se juntar comigo para comecarmos a fazer algo ?
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor chipselect » 16 Jul 2008 12:40

Olá Wagner

uma curiosidade, por quê Linux? Pretende utilizar algo específico do SO?
chipselect
Word

Mensagempor tchuky » 16 Jul 2008 13:58

Wagner,

você já pensou em desenvolver as aplicações para o celular utilizando Java?

celulares com Linux são poucos e acredito que não serão muitos, ainda mesmo com a chegada do Android do Google e a compra do Symbian pela Nokia!!!

desenvolvendo em Java você poderá criar aplicativos para um grande número de celulares e utilizando ótimas ferramentas para isso!!!

ate+
Silvano
tchuky
Bit

Mensagempor Wagner de Queiroz » 17 Jul 2008 08:11

eu pensei no java. Mas todo mundo desenvolve em java para celular. Eu quero tentar algo diferente. Linux ja me é bem familiar. Quero aproveitar o que conheco de linux para que a minha curva de aprendizado nao seja muito ingrime. Confesso que tentei aprender java mas nao obtive muito sucesso.

Eu nao acredito na compra da Symbian pela Nokia que diz que iria abrir o codigo. nao a curto prazo.

Acredito sim no Android. Gostaria de quando o Android Sair de vez eu ja tnha bagagem suficiente para migrar para ele se necessario rapidamente pq ele é baseado em Linux tambem.

Todos os celulares que tive só suportavam BREW e nao o Java.

Nao estou entrando nisso por dinheiro. Pretendo entrar por diversão mesmo. Duvido que desenvolvimento para celulares de dinheiro nos dias de hoje, se da é um mercado muito fechadinho. A nao ser que alguem do forum que mexa com isso precise de um técnico de impressora interessado em desenvolvimento para celular que tope aprender java (No caso eu), em todo caso a chance disso ocorrer é infima.

O celular que estou paquerando (Motorola A1200) suporta Java, mas pretendo desenvolver aplicacoes para ele que rodem abaixo do java.

se eu tiver que aprender java para celular, ai sim vou querer entrar para ganhar dinheiro. Coisa que duvido muito que de dinheiro.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor tchuky » 17 Jul 2008 16:55

Wagner,

eu já tive um A1200i, é um ótimo celular, possui vários recursos, gostei bastante dele.

caso você não fez ainda, dê uma procurada no site da motorola para desenvolvedores: http://developer.motorola.com

lá você deve encontrar bastante material sobre o A1200, como também várias ferramentas e ambientes de programação fornecidos pela própria Motorola!!!

ate+
Silvano
tchuky
Bit

Mensagempor Wagner de Queiroz » 18 Jul 2008 17:48

eu ja conheco este site, estive tambem no opensource.motorola.com entre outros locais como o motorolafans onde baixei o manual de servico e esquematico do celular. Espero nao me arrepender deste celular quando eu tiver a chance de comprar.

Alguem ja conseguiu desenvolver algum aplicativo neste celular ou todo mundo que fucou soh instalou pacote?[/url]
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor mazzer » 26 Ago 2008 18:44

Wagner, tudo bem?

Acho que pode te ajudar. http://www.limofoundation.org/

Tem bastante celular com Linux no mercado, a pouco tempo saiu o U9 da Motorola, muito legal o aparelho. Pelo que andei vendo, o kernel dele é open source, baseado na plataforma LiMo.

Abraço,
Mazzer
mazzer
Byte

Mensagempor Wagner de Queiroz » 26 Ago 2008 21:21

Ola Mazzer, comprei o A1200e da Motorola. Infelizmente nao consigo rodar o MPKG ou outro similar no celular. Ele simplesmente se recusa a executar bashscript. Estou tentando contornar isso de alguma forma sem ter que trocar o firmware. Vou ser sincero. O developer.motorola praticamente só pensa em Java. E da a impressao que o EZX (Cujo A1200 é baseado) foi descontinuado pois na pagina do projeto do A1200 nao tem mais atualizacao, parece abandonado.

Agora o melhor da festa. O Link do LimoFondation nao abre. O site deve ter falido ....
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Voltar para Celular / VOIP