Celulas solares usando o Carbono?

Forum sobre fontes alternativas de energia, como Solar, Eolica, etc...

Moderador: 51

Celulas solares usando o Carbono?

Mensagempor joao » 15 Jun 2009 08:56

Ola Pessoal,

Estava lendo sobre energia solar e etc, e vi que pode-se usar o carbono ao invés do Silicio. Pois ele é um semicondutor também.

Alguém sabe se existe alguma pesquisa em relação a isso? Caso fosse usado carbono, não seria mais barato?

Por sinal, alguém sabe o que deixa tão cara as placas de energia solar?

[]'s
Editado pela última vez por joao em 16 Jun 2009 04:56, em um total de 1 vez.
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

Re: Célulares solares usando o Carbono?

Mensagempor albertorcneto » 15 Jun 2009 09:36

O processo eh caro.

As maquinas sao caras e sao as mesmas para fazer os circuitos impressos. Mas os circuitos integrados tem muito mais retorno. Entao quem tem as maquinas preferem fazer circuitos integrados, por mais simples que sejam. Alem disso, sao processos que demandam muita energia, que eh relativamente cara no primeiro mundo porque vem de combustiveis fosseis.

Ainda nao eh economicamente viavel gerar energia com celulas solares.

Existe essa opcao tambem, que *quase* compete com combustiveis fosseis:

http://en.wikipedia.org/wiki/Dye-sensitized_solar_cell

joao escreveu:Ola Pessoal,

Estava lendo sobre energia solar e etc, e vi que pode-se usar o carbono ao invés do Silicio. Pois ele é um semicondutor também.

Alguém sabe se existe alguma pesquisa em relação a isso? Caso fosse usado carbono, não seria mais barato?

Por sinal, alguém sabe o que deixa tão cara as placas de energia solar?

[]'s
Editado pela última vez por albertorcneto em 17 Jun 2009 06:33, em um total de 1 vez.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor brasilma » 15 Jun 2009 18:27

Silicio é um dos quatro elementos mais abundantes no planeta, assim como o alumínio, já o carbono existe em uma porcentagem infima - menos de 1%.

O que faz com que o silício e o alumínio sejam caros é o custo do processo produtivo.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor EvandroPic » 15 Jun 2009 18:39

João, você escreveu celulares no título do tópico e pelo visto o correto seria células. Isso confunde na hora de uma busca ou mesmo quando se seleciona o tópico para leitura.
Toda vez que alguém posta nesse tópico penso que trata de celulares e não de células fotoelétricas... :lol:
Acho que você poderia editar isso né, já que é o criador do tópico. A não ser que a intenção seja essa mesma. :roll:
EvandroPic
Byte

Mensagempor joao » 16 Jun 2009 04:57

EvandroPic escreveu:João, você escreveu celulares no título do tópico e pelo visto o correto seria células. Isso confunde na hora de uma busca ou mesmo quando se seleciona o tópico para leitura.
Toda vez que alguém posta nesse tópico penso que trata de celulares e não de células fotoelétricas... :lol:
Acho que você poderia editar isso né, já que é o criador do tópico. A não ser que a intenção seja essa mesma. :roll:

Pois é...
Fiz o mesmo erro na busca do google e lá eu arrumei. :)
Agora está beleza!

[]'s
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

Mensagempor edison » 17 Jun 2009 21:46

Nos meus tempos de CEFET eu era um "rato de biblioteca" e numa fuçada em periòdicos estrangeiros antigos (anos 60/70) lembro de ter visto um projeto "caseiro" onde eram retiradas as tampas de proteção (caneca) de trocentos e tantos transistores 2N3055 , os quais eram ligados , creio em série ( B>C ) e posteriormente protegidos com uma placa de vidro.
Segundo o artigo ,intitulado "Célula fotovoltaica caseira"(?) a gambiarra era capaz de gerar uma boa tensão quando exposta à luz.

Os sucateiros de plantão podem tentar algo parecido.
Com jeitinho e uma morça de bancada a tampa do bicho sai facinho.

Alguem se propõe ??

Té mais...
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor andre_luis » 17 Jun 2009 22:40

Já faz tempo que se pesquisou isso, mas o rendimento é pouco eficiente.

A idéia, quando isso foi concebido, foi de poder ser criar películas ( tipo insulfilm ) que pudessem forrar qualquer superfície a um custo baixo, mas realmente, nunca mais se ouviu falar no assunto.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 18 Jun 2009 08:23

Edilson, o que o Andre falou está correto, funciona mas não é nada eficiente.

Andre, postei um link sobre isso a pouco tempo em um tópico aberto pelo 51, neste mesmo forum.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Voltar para Fontes de energia alternativa