Como ter um carro elétrico no Brasil?

Forum sobre fontes alternativas de energia, como Solar, Eolica, etc...

Moderador: 51

Mensagempor brasilma » 01 Jun 2009 09:07

O que temos de viável hoje é o que está nas ruas, os bio-combustíveis, e assim mesmo em poucos Países, o resto são promessas futuras assim como o hidrogênio.

Neste sentido há muito tempo cientistas de todo o mundo trabalham para viabilisar a fusão nuclear, que acreditam ser a fonte de energia do futuro para a humanidade. Projetos bilhonários nos EUA, Europa, China, etc estão neste caminho.

Mesmo assim já tem gente se adiantando aqui no Brasil, veja isso:

http://www.brasilh2.com.br/prtlh2/

http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... -sao-paulo

http://planetasustentavel.abril.com.br/ ... 1148.shtml

Abraços.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
Avatar do usuário
brasilma
Dword
 
Mensagens: 3621
Registrado em: 11 Out 2006 15:39
Localização: Planeta Terra

Mensagempor Renato » 25 Ago 2009 21:53

Salve Amigos:
Dessa discussão pode nascer quem sabe a primeira Join Venture colaborativa do país.
No inicio associando idéias e depois quem sabe até juntando $$$ para
fazer uns protótipos viáveis.
Uma coisa é certa: Nós cabeçudos da eletrônica, minuciosos por natureza,
amantes da exatidão, incansáveis buscadores da perfeição e polidores de
bits, certamente daria um excelente produto.
Se os ETs conseguem fazer essas máquinas sem ruído, cheias de Leds,
que tem alta velocidade e não respeitam muito as leis da física, por
que nós não podemos também ??? (desconfio que seja somente pela
subutilização dos neurônios ... eheheh)
A proposta está lançada !

Enquanto isso, vejo na revista do CREA:
http://www.crea-rs.org.br/crea/download.php?file=ed54.pdf

Pág. 21: artigo carro elétrico experimental
Pág. 22: artigo interessante do Prof. Balbi (uma máquina quase moto-continuo)

Abraço
Renato
Byte
 
Mensagens: 224
Registrado em: 20 Out 2006 08:35

Mensagempor brasilma » 26 Ago 2009 08:19

Olá Renato, tinha visto esta reportagem na TV há algum tempo, mas o carrinho é carinho, tem pouca autonomia e a vel maxima é baixa, mas é um começo, para o pessoal da Itaipú que tem o combustível de graça pode ser uma boa, rs, rs
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
Avatar do usuário
brasilma
Dword
 
Mensagens: 3621
Registrado em: 11 Out 2006 15:39
Localização: Planeta Terra

Mensagempor polesapart » 26 Ago 2009 13:04

Alguem me empresta uma graninha basica pra dar um jeito de importar este bicho: http://www.teslamotors.com/ ?
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
Avatar do usuário
polesapart
Byte
 
Mensagens: 477
Registrado em: 19 Nov 2007 12:56
Localização: Curitiba

Mensagempor Renato » 27 Ago 2009 14:43

Motor tamanho de um melão ...
Cara, assim sobra espaço até botar as compras no capô da frente.
Realmente um dia vamos olhar para trás e contar histórias que um dia existiu uma parafernalha de tubos, ferros e etc, poluidor e com pouco
rendimento que é o motor a combustão.
(Com bustão interessante será só a Fafá de Belém eheheh.)

E pensar que hoje temos conversores DC-DC que chegam perto de 90%
de rendimento, e essas tralhas que fazem a alegria da Petrobrás e dos
mecânicos e fábricas de auto-peças estão por aí e não temos opções
baratas para sucateá-las de uma vez ...
Alguém dirá: Mas tudo isso gera emprego ... e é verdade ...
Então algumas soluções podem esbarrar no campo político também ...
Renato
Byte
 
Mensagens: 224
Registrado em: 20 Out 2006 08:35

Mensagempor polesapart » 27 Ago 2009 15:37

Detalhe, motor do tamanho de um melão que deixa no chinelo muito carro esportivo por aí... fiquei muito de cara quando vi este carro, achei que o site era algo de 1º de abril...

abaixo a ditadura dos hidrocarbonetos! heheheh!
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
Avatar do usuário
polesapart
Byte
 
Mensagens: 477
Registrado em: 19 Nov 2007 12:56
Localização: Curitiba

Mensagempor albertorcneto » 11 Dez 2009 05:42

Link interessante:

http://noticias.vrum.com.br/veiculos/te ... ias.shtml#

Pelo que parece, o cara usou so as baterias em serie, um motor DC direto e um chopper abaixador. O consumo ta dentro do esperado:

10 km/l = 0,1 l/km = 1 kWh/km * eficiencia do carro (20%) = 0,2 kWh/km.

Com frenagem regenerativa talvez ele conseguisse dobrar essa performance.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte
 
Mensagens: 269
Registrado em: 28 Mar 2007 14:08

Anterior

Voltar para Fontes de energia alternativa

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

x