EDSONCAN escreveu:O combustivel do foquete é solido, o Brasil é um dos poucos lugares que se usa liquido, que na verdade é um processo de um forno que parece um pote de danone gigante com um ciclo de 48 dias, na qual vc controla a atmosfera e sob pressão vc impregina uma material poroso com magnesio e um composto X que na epoca ninguem quis me dizer o que era, mas tem uma carga de oxigenio na sua composição.
Edson
depende do tamanho do foguete!
normalmente foguetes menores tem combustivel solido (misseis com NH4CLO2 por ex), mas os maiores (titan, atlas, saturn, etc) tem combustivel liquido, q pode ser hidrogenio liquido (LH2), hidrazina (N2H4), querosene (RP1), etc. normalmente o combustivel liquido requer tambem oxigenio liquido (LOX) separadamente. claro, tem outras opcoes: os primeiros ICBMs usavam alcool, mas os soldados roubaram combustivel para beber e entao trocaram por C2H8N2 e outras variantes bastante toxicas para bloquear o consumo.
o shuttle por outro lado usa ambos: LH2+LOX p/ os motores principais (carregados naquele imenso tanque) e dois busters com combustivel solido. a diferenca eh a controlabilidade: enquanto os bocais dos motores de combustivel liquido podem ser controlados em direcao e potencia, os dois busters com combustivel solido simplesmente queimam ateh o fim e de forma continua. por outro lado, se houver um vazamento de combustivel liquido, como ocorreu com a challenger, o negocio simplesmente explode sem controle! interessante eh que apos a explosao do tanque principal, os dois busters com combustivel solido continuaram voando intactos... e um deles com o vazamento que justamente causou a ignicao do tanque principal! mesmo o vazamento apenas de LOX puro já seria perigoso, basta lembrar do incendio na apollo 1.
enfim, mete medo lembrar disso... alguns destes combustiveis sao ateh interessantes sim, mas na maioria dos casos sao sempre aplicacoes onde os clientes nao se importam em pagar milhoes de dolares ou correr riscos. acho que mais seguro seria ficar com a tecnologia de celula combustivel ou gnv, pois o armazenamento do hidrogenio ainda eh um problema que parece sem solucao. os melhores tanques perdem 1% ao dia com vazamentos, pq ele simplesmente vaza atraves de qualquer especie de vedacao conhecida!