Lançada comercialmente a primeira moto elétrica

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Lançada comercialmente a primeira moto elétrica

Mensagempor joao » 22 Abr 2009 12:44

http://carros.uol.com.br/ultnot/2009/04 ... 8u205.jhtm

Combustíveis alternativos não-poluentes cada vez mais entram na pauta das montadoras. A busca interminável por menor emissão de poluentes ou virou quase que uma "obrigação" entre os fabricantes de automóveis e motocicletas. Entre os exemplos de veículos "verdes" temos carros movidos a hidrogênio, scooters elétricos e agora é a vez das supermotards. A americana Zero Motorcycles apresenta em sua gama de motocicletas -- todas movidas a eletricidade -- a primeira supermotard elétrica do mundo para rodar nas ruas: a Zero S.

Custando US$ 9.950 à vista nos Estados Unidos, a novidade elétrica pode se tornar uma boa opção de locomoção urbana para os americanos. Para isso atributos não lhe faltam.

RÁPIDA E ECONÔMICA
Andar na cidade com a Zero S será uma tarefa agradável. A potência de 31 cv e a incrível cifra de torque de 8,62 kgfm são mais que suficientes para o ir-e-vir diário de uma motocicleta que pesa 102 quilos montada em um quadro de dupla trave de alumínio. Para termos uma noção da força dessa moto elétrica, a superesportiva Suzuki GSX-R 750 com seus 150 cv de potência gera 8,8 kgfm de torque a 11.200 rpm. A tarefa de transmitir a força para a roda traseira é feita por corrente e o câmbio é do tipo sem embreagem e com uma única marcha.

A velocidade final divulgada pelo fabricante é de 60 milhas por hora, algo em torno dos 96 km/h. Para um veículo de proposta urbana os números estão mais que suficientes.

Garantindo a estabilidade da motard elétrica, rodas raiadas de 16 polegadas calçadas em pneus de perfil esportivo estão presentes na Zero S. Estes são de medidas generosas: 110/70-16 na roda dianteira e 140/70-16 na traseira. Colaborando com os pneus as suspensões possuem receita tradicional de uma supermotard a gasolina, com garfo telescópico invertido na dianteira (203 mm de curso) e monoamortecedor na traseira (229 mm de curso).

MANTENDO A FORÇA
Uma das grandes desvantagens dos veículos elétricos está na baixa autonomia. No caso da Zero S, a autonomia prometida é de quase 100 quilômetros, o que acaba não sendo uma marca ruim. E a recarga leva menos de quatro horas, com a moto ligada em uma tomada comum de 110 ou 220 volts. (por Bruno Parisi)
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
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Mensagempor enigmabox » 22 Abr 2009 14:15

Mais ecologico e portatil que isso nao existe...hehe, do computador a bicicleta:

http://www.sinclair-research.co.uk/a-bike.php
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Mensagempor edison » 22 Abr 2009 17:49

enigmabox escreveu:Mais ecologico e portatil que isso nao existe...hehe, do computador a bicicleta:

http://www.sinclair-research.co.uk/a-bike.php


Coisa fina....! .....................199 libra$
Quanto será que custa prá importar??

Té mais...
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Mensagempor proex » 22 Abr 2009 18:06

Somente uma pequena correção: A primeira moto eletrica lançada comercialmente foi uma moto alemã, em 1932.

Ficou no mercado por 10 anos até que sua fabrica foi destruida durante a invasao de Berlim, na segunda guerra.

Já há uns 4 anos, existe no brasil motos eletricas a venda.
Custam em torno de 5 mil reais.
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Mensagempor fabim » 22 Abr 2009 19:48

Para termos uma noção da força dessa moto elétrica, a superesportiva Suzuki GSX-R 750 com seus 150 cv de potência gera 8,8 kgfm de torque a 11.200 rpm. A tarefa de transmitir a força para a roda traseira é feita por corrente e o câmbio é do tipo sem embreagem e com uma única marcha.

A velocidade final divulgada pelo fabricante é de 60 milhas por hora, algo em torno dos 96 km/h. Para um veículo de proposta urbana os números estão mais que suficientes.


Imagino essa moto, nas autovias alemãs....
olha uma moto elétrica.. tibum.. Coitado do cara!!!!


MANTENDO A FORÇA
Uma das grandes desvantagens dos veículos elétricos está na baixa autonomia. No caso da Zero S, a autonomia prometida é de quase 100 quilômetros, o que acaba não sendo uma marca ruim. E a recarga leva menos de quatro horas, com a moto ligada em uma tomada comum de 110 ou 220 volts. (por Bruno Parisi)


Se um cara de SP comprar esta moto.
Vai trabalhar carrega,, volta pra casa carrega..
Saiu do itinerario uns 30KM, se lascou..

Por melhor que seja a idéia, ainda vão muitos anos, pra conseguirem motores elétricos de auto rendimento..

Vocês viram a nova titan, bicombustivel ?
Aqui em orlândia, um zé doido, ja tascou um bojão de gás natural, pois a moto é de injeção eletrônica....

Eu adoraria, ver algo do tipo que não desse tanta decepção....

MAis foi legal a divulgação, pelo menos é prova concreta, que tem pessoal investindo pesado nesta idéia......
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
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Mensagempor enigmabox » 23 Abr 2009 08:09

edison

Coisa fina....! .....................199 libra$
Quanto será que custa prá importar??

Té mais...

Deve chegar por volta de R$2500,00 nacionalizada.



O problema da tecnologia, é que vc sempre fica dependendo de alguem. No caso do carro eletrico, o veiculo transforma hidrogenio ou metanol em eletricidade atraves de celula catalizadora, nem sei qual a vida util e problemas que podem ser causados com combustivel adulterado.
O interessante é usar diretamente hidrogenio no motor a combustão, assim não necessita de muitas modificações para funcionar, apesar de ser perigoso o manuseio deste gas. Ha alguns anos atras vi uma propaganda da BMW, onde utilizava hidrogenio diretamente no motor para combustão. Nem sei no que deu este projeto.
Outras montadoras, se não me engano, a Volvo e Scania, estavam utilizando alcool no motor "ciclo diesel", tinha até um onibus experimental, rodando no centro de São Paulo.
Enquanto isso, Petrobras continua fornecendo para as grandes cidades combustivel mais poluente do que deveria.
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Mensagempor fenix3 » 23 Abr 2009 11:11

proex escreveu:Somente uma pequena correção: A primeira moto eletrica lançada comercialmente foi uma moto alemã, em 1932.

Ficou no mercado por 10 anos até que sua fabrica foi destruida durante a invasao de Berlim, na segunda guerra.

Já há uns 4 anos, existe no brasil motos eletricas a venda.
Custam em torno de 5 mil reais.


Ja andei em uma destas, sao chinesas... e atendem bem para pequenas cidades...e olha que meu peso eh muito para elas...mas anda, com um motor relativamente pequeno....

O problema esta so na autonomia...mas eh quase de graça, entao eh exelente pelo custo / beneficio!

Na epoca, estava 3800,00 uma destas...mas o polvo em geral nao gostou...
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Mensagempor proex » 23 Abr 2009 12:19

Não gostou porque a autonomia é muito baixa e usa baterias comum de carro.

Aliás, baterias convencionais de automoveis não devem ser usadas para essa finalidade pois não foram feitas pra ficar descarregando completamente e carregando.

Assim, nessas motinhos eletricas, a bateria de carro nao dura 6 meses.

.
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Mensagempor enigmabox » 23 Abr 2009 13:12

Baterias de tecnologia, são as utilizados em telefones celulares, cameras de video, etc. Ficam compactas, não tem "efeito memoria". Unico problema é o descarte destas baterias de modo irregular na natureza.
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Mensagempor Abuda » 23 Abr 2009 20:59

Olhem só os motores brushless cavalares que já são usados em aeromodelismo.

12,5KW aproximadamente 16cv eficiência de 88% a 5000rpm

Usando no formato que ele vem precisaria de uma boa redução pra colocar em uma moto, mas é possível reenrolar este tipo de motor diminuindo o RPM e aumentando o torque.

Dá vontade de montar uma kart com um bichinho destes.

http://www.icare-rc.com/plettenberg_predator.htm

http://www.youtube.com/watch?v=bGJJkvVy ... re=related
Abuda
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Mensagempor edison » 19 Mai 2009 23:32

Abuda escreveu:
Dá vontade de montar uma kart com um bichinho destes.



Que dá vontade dá mas.....
Fica só na vontade....veja os preços :

Predator 37-6..........................US$ 1367.00

http://www.icare-rc.com/plettenberg_pricelist.htm

E sem contar a parte do Lula !

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Mensagempor EvandroPic » 20 Mai 2009 01:01

Acredito que no quesito bateria, as que são utilizadas no aeromodelismo são que melhor se aplicam também:

LIPO (Lítio-Polímero) - São leves mas com tempo de carga em torno de 1 hora.
LIFE (Lítio-Ferro) - São um pouco mais pesadas que as LIPO mas se carregam em 15 minutos.

Ambas tem capacidade alta de fornecer corrente comparadas ao seu tamanho.

Exemplo de uma LIFE A123:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94716821-_JM

* Suporta Alta taxa de Descarga: 30C continuos e 60C de pico
* Alta capacidade (4600mAh) - Mais tempo de Vôo
* Peso: 330g
* 140mm x 50,8mm x 33mm

essa bateria pode fornecer 138 Amperes (descarga contínua) de corrente ou 276 Amperes de pico.
O problema é que ainda são caras.
Preço: R$ 210,00

Outro fator que tem que ser levado em conta é a quantidade de ciclos de carga e descarga que a bateria suporta.
EvandroPic
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