Bom, a Alemanha nao fica muito pra tras nao, eu acho. Mas eles tem uma lei pra acabar com as usinas nucleares ate 2011 eu acho. E agora tem uma lei pra diminuir ate acabar com a energia de combustiveis fosseis. Quero ver como eles vao fazer....

Quase 25% da energia da Alemanha hoje ja vem de energias renovaveis, mas dai chegar a 100% em pouco tempo acho bem dificil.
Ja a Franca produz bastante energia nuclear, tanto que exporta bastante. Mas tudo por fissao nuclear.
Existe um documento de ex-pesquisadores do MIT que, segundo eles, prova que eles tiveram que ser silenciados por conta da fusao nuclear (pra quem gosta de teorias da conspiracao eh uma mao na roda). Tem um bocado de paginas e eu nao tive tempo de ler tudo ainda.
Agora, nao adianta nada as pessoas "pensarem verde" e comprarem produtos da china, que usa carvao e eh a maior poluidora do mundo. Eh o mesmo que fazer discursos contra as mortes por trafico de drogas, mas comprar drogas dos mesmos traficantes.
Marcelo Samsoniuk escreveu:nao eh querer ser pessimista, mas com o fim da uniao sovietica a tendencia da fusao nuclear se tornar comercial acho que sobe dos otimistas 30 anos para uns 120 ou 150 anos, se eh que isso nao vai piorar mais ainda. o que ocorre eh que os caras estao andando para tras e o negocio nao evoluiu nada nos ultimos anos. pelo contrario, muitos dos tokamaks de teste sovieticos foram desmontados ou foram parar em faculdades do terceiro mundo. fora da uniao sovietica, os esforcos americanos e japoneses eu classificaria como ridiculos ou hilarios (eles nao entendem P**** nenhuma de fusao nuclear).
joao escreveu:Acho que a maioria de vocês não chegou a ver a notícia, porque ninguem noticiou isso, mas aparentemente, finalmente terminaram a primeira "usina"(Ainda é um experimento, apenas) de energia que usa a fusão ao invés de fissão.
A inauguração ocorreu no dia 29 de maio deste ano e ela vai começar a funcionar em 2010.
Na super-interessante de maio tem mais explicações. Mas aqui no wikipedia você pode dar mais uma zoiada:
http://en.wikipedia.org/wiki/National_Ignition_FacilityTomara que de certo essa "usina" e que a gente tenha essa energia limpa como uma nova alternativa.
[]'s
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams