num tem muito a ver com energia alternativa, mas...

Forum sobre fontes alternativas de energia, como Solar, Eolica, etc...

Moderador: 51

num tem muito a ver com energia alternativa, mas...

Mensagempor ze » 22 Jun 2009 16:42

..tem a ver com qualidade de vida.
Penso em desenvolver um método de esterilização de água em uma caixa dágua de 500L partir da eletricidade. Água advinda de uma mina. Algo como a cada 2 min “dá um choque” de uns 1Kv na água por alguns uS (ou mS) teoricamente eliminando algumas bactérias. 01 de meus temores seria a alteração da química da água deixando-a ainda + imprópria. Bom, mas como é só uma divagação, você conhece algo do gênero?
Uma lâmpada uv “dentro” da caixa poderia esterilizar melhor? Não sei muito bem como funciona isso.
Atualmente estou pingando 2 gotas de agua sanitária por L antes de consumir. Estaria esta proporção correta?
Grato por vossa opinião...
ze
Dword

Mensagempor proex » 22 Jun 2009 17:11

Nao há fundamento cientifico nisso. Se fosse assim tão facil.......

Agua da mina já contaminada?

Vc precisa saber que tipo de contaminação é, e a melhor forma de combate-la.
proex
Dword

Mensagempor enigmabox » 23 Jun 2009 10:10

Lellis,
Na casa dos meus pais tem poço, assim o tratamento sugerido pela provedora de água foi de usar uma garrafa de refrigerante com pequenos furos entre a boca da garrafa até o meio. Dentro era misturado, areia lavada e descontaminada com calcario ou cal virgem (o mesmo utilizado na industria alimenticia), proporção 50% de cada. A garrafa era mergulhada dentro do poço por alguns meses. Assim se fazia uma pequena esterilização da água. Mas isso foi feito apos a analise da água, que no caso não estava impropria para o uso, mas por prevenção foi feito este esterilizador. Se a água tiver residuos toxicos ou elementos quimicos pesados, ai fica impropria para o uso residencial.
Pode ser colocado também um filtro na entrada da caixa dáqua, com filtro de celulose ou carvao ativado.
Por metodo do UV, acho que a luz teria que ser de alta intensidade, usando lampadas de esterilizador UV, usado em industria farmaceutica, mas não sei a quantidade e tempo de exposição só testando pra ver.
Outro metodo é o do gerador de ozona, onde o gas produzido pela alta tensão é misturado com a água. Antigamente em casa tinha um filtro com gerador de ozona, parecia uma caixa de sapato pindurado na parede com uma torneira...hehe
Normalmente o tratamento inicial feito pelas provedoras de água é o de retenção de particulas na água atraves de flotação e filtragem por filtros, depois vem o tratamento quimico com calcario e após a analise deve se controlar o PH da água com acidulante.
Dá uma olhada no sitio da Sabesp lá deve ter mais detalhes....
enigmabox

Mensagempor brasilma » 23 Jun 2009 17:06

Já que quer dar choque na água use um ionizador no cano de entrada do poço para a caixa.

Pesquise na NET sobre isso que já vai entender.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Voltar para Fontes de energia alternativa