enderecos reservados i/o podem ou nao serem usados?

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

enderecos reservados i/o podem ou nao serem usados?

Mensagempor RobL » 12 Mar 2007 12:37

Endereços reservados para futura compatibilidade de programa, etc.
Existem vários registros na área de I/O, ex ATmega48 que estão reservados para futura compatibilidade, e o manual recomenda não escrever.
No simulador dá para escrever neles. Como estou sem o chip quero saber se na real funciona ou estão bloquedos, etc.
Meu objtivo é usá-los como Flags já que posso usar instruções com uma só linha CBI/SBI, e não estou querendo usar reg. acima de R16, deixando esses para melhor eficiência do código. Alguém já escreveu nesses registros?
Existe algum truque para setar bits em registros abaixo de R16 com uma só linha de programa?
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 12 Mar 2007 16:48

Descobri a respota. Não podem serem usados de forma alguma.
O jeito é usar registros que não serão utilizados em periféricos nos I/Os, par a usá-los como flags globais.

Rapaz, se tem algo que não me adaptei ainda é teste de bits (eficientes) nos AVRs e organização (planejamento) de utilização dos registros.
Em outras palavras, ficaria mais fácil descer um byte com flags globais da SRAM nos topos das rotinas que interessam para um registro >=R16 e retornálo ao final (mínimo 3 llinhas pgm) LD/set ou reset bit /ST. E como ficam as interrupções, em um grande programa?. Quase certo atropelar meu s flags, já que faço um push/pop bem restrito, somente com alguns registros, também para economizar linha. Esse planejamento dói minha cabeça. O problema é que para economizar linhas de programa (Kwords) fixo variáveis globais muito solicitadas em registros altos e me sobram poucos para manobras com bits. Pois os <=15 só com 2 instruções tipo LDI/OR ou SET/BLD ou CLT/BST posso setar. Quando tenho que sair setando e ressetando é um prejuizo danado de linhas.
Estou chegando a conclusão que é o preço do conforto e de outras potencialidades do AVR. Isso não é tão ruim assim eu é que sou maníaco por códigos enchutos.
RobL
Dword

Voltar para AVR