testador para relógios de pulso mecânicos

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

testador para relógios de pulso mecânicos

Mensagempor starker » 04 Abr 2007 23:35

Pessoal.....

Eu estava fora por algum tempo, pq não tive como me dedicar aos microcontroladores, mas agora tenho que dar um jeito.... :oops:

e gostaria de começar com um projeto realmente útil.... além de trabalhar com consertos em eletrônica, eu também conserto relógios.
Um dos problemas que estou tendo, é em relação à calibração deles. Não sei o que está acontecendo, mas está aparecendo muita reclamação com relógios atrasando demais ou adiantando.... e todo mundo sabe: "relógio que atrasa, não adianta".... hehehe ....

eu havia deixado este setor á muito tempo e agora já estou à mais de um ano com os relógios para somar no salário de autônomo. Na última relojoaria em qual eu trabalhava, havia um aparelho que indicava por uma agulha e um papel, o estado do relógio e se ele iria atrasar ou adiantar. Na época, um aparelho novo desses, custava o mesmo de um fusca zero. Perguntei à fornitura na cidade vizinha e ele disse que conseguiria um usado entre R$1.500,00 à R$2.000,00. Só que eu pensei: Com esses microcontroladores cada vez mais comuns e pessoas com criatividade como nesse site, eu tenho a chance de desenvolver sozinho. Se tiverem interresse, podem pesquisar no google e conhecer o aparelho que tem o nome de VIBROGRAF B200. A leitura é feita por uma agulha que rabisca um rolo de papel (se o utilizador não tiver muita prática, o papel acaba logo....hehehe), igual àqueles aparelhos que medem terremotos. Pelo que percebo, o aparelho conta as batidas do relógio, que são captadas por um microfone... esse circuito deve ser fácil de ser construído, pois nada mais é do que um estetoscópio. Procurando nos sites por aí, achei um muito moderno que usa um display e se parece a um osciloscópio digital. Essa seria minha idéia. Usar um display ao invés de papel. Mas o mais difícil de tudo, que eu acho, seria a parte que compara o relógio interno calibrado com o externo sendo testado. Não faço a mínima idéia de como fazer. Esse aparelho tinha uns 6 tipos de velocidades. Um que eu me lembro e que era o mais comum é de 18.600 batidas por minuto. Isso quer dizer que, quando eu queria testar um relógio Orient automático (muito comum ainda nos dias de hoje), eu tinha que pressionar este botão, e o aparelho indicava pelo gráfico gerado pela agulha no papel se o relógio estava atrasando ou adiantando. Uma articulação na haste onde era preso o relógio em teste, permitia que eu pudesse virar o relógio em todas as posições e se em alguma delas o gráfico ficasse muito distorcido (ruidoso), indicava mal lubrificação ou defeito em alguma peça quando nessa posição.

Bom amigos, já escrevi bastante. Se alguém se interressar por este projeto, poderei escrever mais detalhes

uma outra velocidade que eu me lembro é de 21.600 oscilações por minuto, mas acho que se nós fizermos primeiro a de 18.600 que pra mim é a principal, o resto ficará mais fácil.

Obrigado e fico no aguardo.

Um abraço a todos.
starker
Bit

Mensagempor RobL » 05 Abr 2007 11:20

Não vejo nehuma alternativa sem que a base de tempo do relógio de referência (relógio aqui no sentido Físico, base de tempo) tenha uma exatidão aceitável e excelente estabilidade térmica.
Diante de uma base de tempo dessas, basta um comparador.
Deverá incorporar um sistema simples que produz um deslocamento de fase no sinal a medir até que este entre em fase com o sinal padrão. A partir deste tempo (deste ajuste) o comparador será deslocado para um lado, da linha, ou da referência, mostrando adiantado ou atrazado.
O que uma cpu poderá fazer aí é acrescer um datalogger em vez de saída a pena (papel).
No caso de colocar um datalogger, o comparador deverá incorporar certa realimentação para produzir um deslocamento linear na tensão de saída em função da fase e passar a usar um A/D para colher esses dados ou medir diretamente a fase através de captura e tabelar ou criar uma função para o deslocamento em função do erro (delta t).
RobL
Dword

Mensagempor starker » 05 Abr 2007 17:35

ok.... vou usar bascom e o ATTINY2313.... vamos ver o que vai acontecer.... a única linguagem que eu conheço é o basic, e mesmo assim, muito pouco.... mas nada que pesquisas não resolvam.... :)

obrigado e um abraço
starker
Bit

Voltar para AVR