Projeto - Injeção Eletrônica com AVR

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Mensagempor tmarchesi2 » 03 Set 2007 19:47

Olá senhores;

Eu fiquei um tempo ausente do fórum, correria de trampo. Mas percebi que tem mais pessoas se interessando pelo assunto.

Vamos ver se a coisa agora anda....

Abraço a todos
tmarchesi2
Nibble

Mensagempor starker » 09 Set 2007 11:33

O que é gravador HV ??

tenho costume de ler todos os tópicos para aprender mais sobre os MCUs (mesmo se o assunto não é da minha área), para pegar dicas e macetes e acabei lendo sobre esse gravador.... eu tive o mesmo problema do tmarchesi2 com o gravador deixar de reconhecer o MCU. Mas no meu caso aconteceu com 2 ATmega8 e 1 ATmega48.... estava usando o ponyprog com o circuito proposto no site mas sem os componentes para a gravação em PICs. não sei o que houve pois eu usava o mesmo programador em um ATmega8515AU sem problemas e já estava quase atingindo o limite de gravação/leitura do flash dele.... hehehe.... a única coisa que mudou é o computador que era um AMD e agora passou a ser o Intel.... me disseram que poderia ter um problema com as portas COM dessa nova máquina que estaria jogando uma tensão maior para o circuito, mas eu não acredito pq o programador tem zenners de proteção.... ou esses MCUs são mais sensíveis que o ATmega8515 ou tem algo errado nas portas mesmo.....

Alguém teria uma idéia???

estou com medo de usar o 8515 nessa maquina nova, tenho medo de queimar ele também.

antes a maquina era AMD com placa ASUS e agora é Intel com placa Gigabyte...

PS: o último MCU que eu gravei, o ATmega48, foi o que "queimou" mais rápido, configurei os fuses bits, mandei ler do MCU para ver se estava gravado certo, e em seguida mandei gravar o programa e quando chegou em +/- 80% da verificação, apareceu a mensagem de DISPOSITIVO NÃO ENCONTRADO. A partir daí, essa mensagem insiste em aparecer :(

alguém sabe me dizer se eles vão pro lixo mesmo ou se tem recuperação???
Esse gravador HV, pode resolver esse problema???
starker
Bit

Mensagempor rubenprom » 09 Set 2007 14:35

Olha, nao sei de qual gravador HV se referem, para reconhecer o dispositivo no Ponyprog não há necessidade de mexer nos fuses bits. Eu mexi até agora com o mega8, o mega 16 e o at89s5282 e nunca tive de mexer em nenhum fuset bit para estes serem reconhecidos.
rubenprom
Byte

Mensagempor Maurício » 09 Set 2007 18:50

Gravador HV siginifica gravador de alta-voltagem (high voltage).
Quando os AVRs ficam travados por causa de gravação de fuse bits errados ( principalmente no Ponyprog :lol: ), uma das formas de ressuscitar os chips é através do uso de gravadores HV. Eles resetam os chips através de uma tensão de 12V, daí o HV. Se eu não me engano, o método de gravação tb muda. Ao invés de serial (SPI), nesse caso é gravado em modo paralelo. Mas eu não tenho muita certeza.

Tem que olhar no manuel!

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor starker » 09 Set 2007 23:48

Obrigado pelas respostas....

estou certo de que, para gravar os AVR no pony, não precisa configurar os fuses mesmo, mas me falaram que se faz isso para mudar o modo dele trabalhar, como por exemplo, configurar o clock externo, habilitar o WDT, etc.... por isso faço isso logo no começo que é para adaptar o programa conforme a configuração dele.... sou muito novato nisso ainda, mas tenho dois amigos que estão avançados nessa área e eles mudam o estado desses fusíveis. Ainda não parei pra estudar a função de cada um deles, mas eu faço igual ao que eles me passam.... Mas tenho certeza de que eu não mexi nos fusíveis que travam o MCU para que eu não possa mais ler e gravar nele.
starker
Bit

Anterior

Voltar para AVR