O que é gravador HV ??
tenho costume de ler todos os tópicos para aprender mais sobre os MCUs (mesmo se o assunto não é da minha área), para pegar dicas e macetes e acabei lendo sobre esse gravador.... eu tive o mesmo problema do tmarchesi2 com o gravador deixar de reconhecer o MCU. Mas no meu caso aconteceu com 2 ATmega8 e 1 ATmega48.... estava usando o ponyprog com o circuito proposto no site mas sem os componentes para a gravação em PICs. não sei o que houve pois eu usava o mesmo programador em um ATmega8515AU sem problemas e já estava quase atingindo o limite de gravação/leitura do flash dele.... hehehe.... a única coisa que mudou é o computador que era um AMD e agora passou a ser o Intel.... me disseram que poderia ter um problema com as portas COM dessa nova máquina que estaria jogando uma tensão maior para o circuito, mas eu não acredito pq o programador tem zenners de proteção.... ou esses MCUs são mais sensíveis que o ATmega8515 ou tem algo errado nas portas mesmo.....
Alguém teria uma idéia???
estou com medo de usar o 8515 nessa maquina nova, tenho medo de queimar ele também.
antes a maquina era AMD com placa ASUS e agora é Intel com placa Gigabyte...
PS: o último MCU que eu gravei, o ATmega48, foi o que "queimou" mais rápido, configurei os fuses bits, mandei ler do MCU para ver se estava gravado certo, e em seguida mandei gravar o programa e quando chegou em +/- 80% da verificação, apareceu a mensagem de DISPOSITIVO NÃO ENCONTRADO. A partir daí, essa mensagem insiste em aparecer
alguém sabe me dizer se eles vão pro lixo mesmo ou se tem recuperação???
Esse gravador HV, pode resolver esse problema???