Formação do código dos AVRs, quem sabe ?

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Formação do código dos AVRs, quem sabe ?

Mensagempor RobL » 01 Out 2008 15:13

Eu tinha um link com essas informações, mas não o encontro de jeito nenhum. Alguém sabe onde encontrar o que significa o código dos AVRs?
Por exemplo ATmega168 micro com 16 bytes (8kdword)? 8 o que ?... algum números indicam outras paradas que não sei.
RobL
Dword

Mensagempor brasilma » 01 Out 2008 22:38

Não é o que vc deseja mas tem o descritivo dos controladores da ATMEL:
http://www.atmel.com/general/resources/ ... e_3271.pdf
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor RobL » 02 Out 2008 08:52

Este guia até já tinha baixado para ver se tinha isso lá por dentro, mas não encontrei.
Lembro que recebí isso da própria Atmel, já procurei nos jornais, enews dela e nada.
Por exemplo, veja que a linha para LCD tem o ATmega329, 3290, 3290P.
Pelo menos o P sabemos que é pico power, já é alguma coisa.
Conhecer essas chaves de código facilitam eleição do produto e evitam erros.

Valeu o retorno.
Obrigado
RobL
Dword

Mensagempor styg » 02 Out 2008 13:38

tem nos datasheets dos componentes esses tipos de info. oia soh, esse peguei no ds do mega329

Imagem
Lucas
styg
Word

Mensagempor RobL » 02 Out 2008 17:34

Sim, mas o que procuro é lendo o código ter noção do que se trata, sem ter que recorrer ao manual. Após isto é que iria recorrer ao manual.
Nestas chaves, deve estar aí a faixa de temperatura, etc.
Dá para inferir que ATmega nn,aa,bb,cc - dd,ff logo após o fabricante AT o tamanho "mega" temos a quantidade de bytes da eprom, a seguir, parece a área de aplicação, não sei com segurança. Após o traço (não vem impresso no chip) é onde começa a vir a frequência máxima e o envólucro além do tipo de banho químico dos leads (com chumbo, sem chumbo etc, novos somente sem chumbo).

obrigado pelo retorno
RobL
Dword

Mensagempor styg » 03 Out 2008 10:35

tu quer saber antes de olha o ds?? putz mais dai vai t que decorar todas as variantes? acho meio locura
Lucas
styg
Word

Mensagempor wagnerlip » 16 Jan 2009 21:53

RobL escreveu:Sim, mas o que procuro é lendo o código ter noção do que se trata, sem ter que recorrer ao manual. Após isto é que iria recorrer ao manual.
Nestas chaves, deve estar aí a faixa de temperatura, etc.
Dá para inferir que ATmega nn,aa,bb,cc - dd,ff logo após o fabricante AT o tamanho "mega" temos a quantidade de bytes da eprom, a seguir, parece a área de aplicação, não sei com segurança. Após o traço (não vem impresso no chip) é onde começa a vir a frequência máxima e o envólucro além do tipo de banho químico dos leads (com chumbo, sem chumbo etc, novos somente sem chumbo).

obrigado pelo retorno

Vou te dizer;

"Não vale a pena".

Primeiro você escolhe o chip que precisa, com base em numero de pinos de portas, funções extras além do AVR Core (que todos tem o mesmo - por incrível que possa parecer um AtMega128 tem praticamente o mesmo core de um AtTiny13), e outras funções internas extras que por ventura você esteja procurando, como por exemplo RF, USB, etc.

Uma vez escolhido o chip, agora terá que saber qual ambiente esse camarada estará trabalhando, frio, calor, poeira, vibração, etc. Para cada caso desse você estará selecionando um encapsulamento diferente, plástico, temperatura extendida, cerâmica, die, etc.

Depois escolherá o tamanho do encapsulamento, que basicamente só depende do projeto como um todo, poderá usar um chipão ou um chipinho ticotico que mal dá para ver, decisão meramente de layout e de produção, incluindo possível (descartável) manutenção futura.

Quer dizer... você quer fazer isso tudo de cabeça e sem nem ao menos olhar no datasheet? hmmm.

Eu trabalho com µC e µP desde a época do 8004 e Z80, idos de 1970, 1972, e nunca fui por esse caminho, ao menos para eu isso nunca fez sentido.

Esses detalhes de temperatura, encapsulamento, dimensões, etc, é a ultima coisa que se busca num projeto. É o mesmo que selecionar a cor de um carro que se está comprando. Primeiro se escolhe o carro, depois se vai escolher entre as cores disponibilizadas pelo fabricante.
Wagner Lipnharski
Consultor AVR - Orlando Florida
wagnerlip
Bit

Mensagempor RobL » 17 Jan 2009 13:27

Não Wagner, não é para selecionar mas sim ao ve-lo em estoque, ofertas de vendas, em um equipamento, ou em um forum, conseguirmos enquadrá-lo rapidamente. É mais por um prazer de agilizar.

Grato por suas considerações. Ah sim lhe conheço de longas datas, seus artigos, colocações em forum e é uma honra, com certeza para todos nós, contar com seu conhecimento e experiência.
Valeu e nos dê sermpre uma força.
[]
RobL
Dword

Mensagempor wagnerlip » 18 Jan 2009 01:26

RobL escreveu:Não Wagner, não é para selecionar mas sim ao ve-lo em estoque, ofertas de vendas, em um equipamento, ou em um forum, conseguirmos enquadrá-lo rapidamente. É mais por um prazer de agilizar.

Grato por suas considerações. Ah sim lhe conheço de longas datas, seus artigos, colocações em forum e é uma honra, com certeza para todos nós, contar com seu conhecimento e experiência.
Valeu e nos dê sermpre uma força.
[]

É um prazer estar por aqui.

Houve uma época que eu tinha diversos projetos em andamentos, outros no forno, outros ainda em solicitação pelos clientes. Naquela época eu literalmente monitorava os distribuidores, da forma como você disse acima, dedicava quase uma hora por dia fazendo essa tarefa, e mentalmente revia um por um dos projetos, inclusive aqueles ainda nem desenhados. Houve oportunidades onde um ou outro chip foi escolhido e o projeto foi oferecido ao cliente pela disponibilidade do chip. Houve outra época onde eu rapidamente mudei um projeto que estava em produção por ver um ou outro chip sumir do mercado, e mesmo contactando o fornecedor havia um prazo de entrega de mais de 3 meses.

Claro que ao longo do tempo a gente vai aprendendo o que significa o que significa as designações no part-number, e isso ajuda, mas os fabricantes praticamente substituem a chiparada completamente a cada 2 ou 3 anos e então "quando se sabe as respostas eles mudam as perguntas"... :)

Agora, me colocando novamente em Curitiba ou São Paulo, entendo sua preocupação, a disponibiildade de componentes é menor e sim, temos que usar o que existe. Por aqui (states) é mais fácil de quase sempre obter o que se precisa, ou mesmo de se importar da China, Malasia, México, etc.

Em 1999 houve uma falta violenta de At90S2313 no mercado, precisei 8 mil chips, andei comprando de onde havia disponível, incluindo China e Brazil... pois é, andei trazendo de volta os AVRs que estavam no Brasil... e não paguei nada de taxa de importação... :)

wlip
Wagner Lipnharski
Consultor AVR - Orlando Florida
wagnerlip
Bit

Mensagempor msamsoniuk » 18 Jan 2009 13:36

opa! eh serio que ocorre esse tipo de problema de fornecimento com a atmel ? eu estava quase trocando os HC08 da freescale pelo AVR, soh pela facilidade de auto-programacao via USB... mas se tem problemas assim, jah era! e substituir linhas a cada 2 ou 3 anos ? totalmente inviavel! para mim tem que ser como a freescale faz com o 68000: esta em producao a 30 anos e se o padeiro da esquina quiser um lote de 10 mil pecas eles param uma linha de powerpc para atender o cara, sem problema de fornecimento ou descontinuacao... pelo jeito tem q pensar 20x antes de trocar de fornecedor hoje em dia :(
#innovation #poweredby #riscv https://github.com/darklife/darkriscv
msamsoniuk
Dword

Voltar para AVR