ernande_filho escreveu:Lógico! o melhor uC é o que melhor atende minha necessidade.
Atualmente uso a familia 51, mas o que estou precisando é de um uC com AD interno. Agora, em termos gerais, quais são as vantagens da familia avr em relação a 51?
[]s,
EF
Com muitos anos de uso de uCs, desde o Z80, 8048, 8049, 8051, e então 8 bits da Atmel, incluindo At89C2051, 4051, At89s8252 (um dos melhores da familia 8051), então AVRs, 2313, Megas 64, 128 e só para contrariar usando AtTinys (baita monstros num grão de areia), e faltando tempo para usar os ARMs da ATMEL, posso dizer o seguinte:
Sempre haverá um uC melhor para o seu projeto, mas o melhor de todos é aquele para o qual você está preparado, tem ferramentas de desenvolvimento QUE FUNCIONAM, domina bem a linguagem de programação (desde que também conheça assembly).
Eu atualmente estou preso até os dentes nos AVRs, apesar que preciso migrar um software enorme escrito em assembly para um At89S8252 para um ATMega128, novamente falta tempo, e a placa do At89S8252 vai continuar sendo fabricada com ele, por enquanto.
Eu, eu, eu, não vejo motivo algum para sair dos AVRs, e vejo neles muitos modelos e variações de dispositivos disponíveis. Os ticoticos AtTiny tem ADCs de 10 bits internos, pwm de alta velocidade, em 8 pinos, dá para controlar switching power supplies com eles, na verdade, praticamente só usa-se um AtTiny e Fets para controlar tudo, sem cristal externo e praticamente mais nada.
Um AtMega128 tem pinos de I/O suficiente para satisfazer o projeto mais exigente (sem falar no Mega169).
A Atmel está demorando para liberar o AVR com USB embutido, mas já tem USB embutido na familia 8051 dela.
Mesmo sendo um assunto discutivel, os AVRs ganham muito basicamente pelo preço e pela capacidade de rodar mais de 80% das instruções em um único ciclo de clock. Significa que rodando um simples At90S2313 a 10MHz ele dará um throughput de em torno de 8 milhões de instruções por segundo... máquina impensável em 1995. O set de instruções da AVR é tambem muito bom, eu diria excelente, brilhante. A forma como você usa os 32 registradores basicamente todos ligados diretamente ao ALU do processador, torna o chip muito agil e violentamente funcional. As ferramentas gratuitas ou quase de graça da Atmel torna tudo muito simples e pratico. Um AVRISP-2 (programador via porta USB) custa atualmente $34 na Digikey... é ridículo, praticamente custo de produção.
Existem chips da familia 8051 no mercado que rodam a 16MHz com single clock, mas custam mais caros e não oferecem tantos dispositivos. De qualquer forma, se é velocidade que é importante, vá direto buscar os chips ARM da Atmel e outros fornecedores, tem alguns rodando a bem mais de 60MHz.
Eu sou um consultor Atmel na Florida, mas antes mesmo de ser, já usava os AVRs com muita paixão e competência (leia-se custo vs. benefício).
Recomendação final: Por mais que você escolha qualquer outro uC, um dia vai acabar testando e brincando com um AVR, duvido que não goste e duvido que o abandone.
Wagner Lipnharski.