[RESOLVIDO] Usar AVR Dragon

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

[RESOLVIDO] Usar AVR Dragon

Mensagempor Andre_Cruz » 25 Jan 2013 17:56

Olá pessoal,

Estou tentando fazer o "ruindoss" 7 64 bits reconhecer o gravador AVR Dragon.

Não consigo achar o driver pra ele alguém com mais experiência pode ajudar ?

Abraço
Editado pela última vez por Andre_Cruz em 12 Fev 2013 12:16, em um total de 1 vez.
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Andre_Cruz » 25 Jan 2013 20:27

Consegui fazer o ruindows reconhecer o AVR Dragon !
Pedi pro windows update pra procurar o driver e reconheceu beleza.

Agora preciso fazer ele gravar um programinha de teste.
Se alguém puder dar uma luz.
Andre_Cruz
Word

Mensagempor RobL » 25 Jan 2013 20:55

Você está usando a IDE AVR Studio 4 ou Studio 6 ?
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 26 Jan 2013 09:05

Ao instalar uma dessas IDEs(a mais nova Atmel Studio 6 pesadona) todos os drives para as ferramentas já estarão instalados.
No caso do AVR Dragon, tem que fazer as ligações necessária para gravar em circuito, pois o AVRDragon alem de gravador ele é um debugador.
O AVRDragon tem terminais para JTAG e DW depende do seu chip e qual desses quer usar. Se for usar em um AVR sem JTAG, basta a conecção para gravar que ela já é o DW, caso queira debugar.
Após instalado, vá na IDE, selecione em ferramentas o AVRDragon, abra a interface, na tab programa selecione o arquivo .hex e mande programar.
Antes de gravar, vá na tab fuse e programe seus fuses.
Há como criar um arquivo .elf com os fuses selecionados, o que se quer gravar na eeprom (se for o caso) ou se somente o .hex. É intuitivo, basta ver para entender.
Se o PC for antigo, ou se seu windows for daqueles que não se conecta à MS, não vai conseguir carregar o Atmel Studio 6, neste caso use o AVR Studio 4.
RobL
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 26 Jan 2013 09:38

RobL

Estou usando o Codevision AVR, o Codevision encontra o AVR Dragon mas se eu pedir pra ele verificar se o uC esta em branco ou apaga-lo o Codevision retorna um erro.

Uma das minhas dúvidas é ao programar o ATMega32A in-circuit ele deve ser alimentado normalmente por fonte externa ou o próprio AVR Dragon se encarrega de alimenta-lo ?

A respeito dos FUSES realmente eu não configurei eles em momento algum vou fazer isso.

Agradeço por responder
Abraço
Andre_Cruz
Word

Mensagempor eletroinf » 26 Jan 2013 11:02

Só a título de comentário, eu estou começando com os AVR também. Instalei esse AVR Studio 6. O troço exige muito de máquina e também espaço em HD. Francamente é um retrocesso enorme em termos de software. Leeeeeerdo e grande. Nesses momentos que fico tentado a pagar o preço de um Zilog só pra poder usar o compilador/IDE, 11 MB o installer, software simples e tem todas funções necessárias, e ainda por cima é free.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor Andre_Cruz » 26 Jan 2013 11:36

eletroinf,

Estou iniciando com o Codevision AVR me pareceu bem leve estou usando a versão trial. O problema agora esta em fazer o AVR Dragon gravar rsrsrsrss

Abraço
Andre_Cruz
Word

Mensagempor eletroinf » 26 Jan 2013 11:46

Eu comprei um daqueles gravadores xingling no ebay.
Não grava no Atmerda Studio, tem um software específico pra ele (like Pic and Jdm). Mas ainda não fiz funcionar. A primeira tentativa falhou.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor RobL » 26 Jan 2013 13:54

O AVRDragon usa a alimentação da usb para gravar, basta ele.

Não esquecer que os pinos usados, não podem ter capacitores (impedância) muito baixa e o pino do reset tem que estar livre.

Não conheço o codevision, mas tem um símbolo do chip nele que abre a janela para o avrdragon. Não sei se tem que setar para na tab tools.

Experimente clicar primeiro para ler a assinatura do chip. Se ler corretamente siga em frente. Se não ler, tem algum problema por aí. Se tiver outro chip tente outra vez. Se nada, verifique novamente seu esquema de ligação entre o AVRDragon e seu chip.
Depois apague o chip e finalmente programe.
RobL
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 26 Jan 2013 14:54

RobL,

Vou verificar se tem algum componentes nos pinos indicados já que estou gravando um ATMega32A smd in-circuit.

Eu consigo selecionar no Codevision AVR o AVRDragon mas não consigo nem ler nem apagar o chip.

Obrigado
Abraço
Andre_Cruz
Word

Mensagempor RobL » 26 Jan 2013 15:15

Só para informar e ficar atento, quanto a versão do firmeware do dragon.
Por exemplo, se for usado no Atmel Studio 6 ele nao funcioana no Studio 4 sem fazer um downgrade no firmeware e ao contrario um upgrade.
Há um botão para atualizar o firmeware nessas IDEs e certamente tem isto no Codevision.
RobL
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 01 Fev 2013 21:51

RobL,

O CodeVision AVR identifica o AVR Dragon confirmei e não existe componentes nas linhas de gravação do chip esta direto do conector do gravador para o ATMega32A engraçado que consigo ler o "Chip Signature" mas não consigo gravar o *.hex nem ler a Flash, nem apagar é possível o ATMega32A ter sido gravado anteriormente de alguma forma que não permite ser re-gravado ?

Tenho dúvida em relação aos FUSES de boot são de inicialização não tem nada a ver com bootloader tem ?
Andre_Cruz
Word

Mensagempor RobL » 02 Fev 2013 09:25

Não importa, no momento, se os fuses do bootloader estiverem erradamente setados. O que importa, neste momento é gravar, mesmo que seja em local que não se quer (na região para bootloader por exemplo).

1- O AVRDragon tem algumas manias com relação à USB. Se o nível da tensão da sua USB estiver abaixo de 5V, poderá ter problema.
Procure usar uma porta traseira do micro. Tenho um micro aqui que nao funciona na porta da frente (até funciona mas intermitente).

2- A frequência do Dragon nao pode ser maior que 1/4 (por ai, nao lembro exatamente) da que o chip estiver setado. Neste caso, tente usar uma frequencia bem baixa para teste.

3- Somente a fonte do Dragon deverá estar ligada.

4- Não há como bloquear o chip, sem ser possível uma nova gravação. Há como bloquear para leitura, mas sempre será possível regravar.
O Dragon gera os 12 V necessário para mudar qualquer fuse.

5- O Fuse SPIEN (spi enable) tem que estar programado . Nos AVRs zero lógico programa o fuse e 1L desprogramado.
Normalmente na interface gráfica, ao ticar SPIEN significa permitir upload e download pela SPI e coloca zero no fuse pra você.
Leia os fuses, e veja se SPIEN está programado (ticado ou com zero Logico).

6- Caso venha a mexer nos fuses, não esquecer de desprogramar JTAG e OCDEN , do contrário as portas usadas para o JTAG não funcionarão para o seu programa.

7- O pino reset (pino 4 no AU e 9 no Dip) tem que permitir a voltagem subir a 12Vcc. Normalmente o pullup deve ser >= 10K.
Se tiver muito difícil e tiver um osciloscopio, verifique se tem um pulso de 12V no reset após mandar gravar, apagar, etc.

Nota : Como estas conseguindo ler a assinatura, a coisa não esta tão feia.
Mas note, a assinatura é uma leitura rápida e leitura não é gravação. O consumo é diferente.
Tire o chip e veja se dá erro na assinatura (FF FF FF). Volte com o chip e veja se leu corretamente.
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 02 Fev 2013 09:44

Mais um detalhe:
Você já verificou a voltagem Vtg (Vtarget) pela interface gráfica do Dragon?
Tem que ter 5V.
Sua interface(codevision) deve ser similar a que uso, procure isso ai.

Mais outra observação:
No CodeVision se usa arquivos .ROM para gravar e não .Hex . É isso ?
No file seleciona xxx.ROM e em outra tab erase, flash ... Veja aí.
RobL
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 02 Fev 2013 10:36

RobL,

Primeiro quero lhe agradecer por me ajudar ! Muito obrigado!

Respondendo a dica:

1- Já estou usando o AVR Dragon na porta traseira do micro.
2- Quando criei o projeto usei cristal de 4MHz e nas opções de clock tentei todos os valores e não mudou nada continua do mesmo jeito.
3- O AVR Dragon esta alimentado pela porta USB do micro e do conector de ISP vai para a placa que esta sem alimentação externa só pelo pino Vtg.
4- Beleza então em teoria teórica eu não matei o chip.

Acabei de desconectar o AVR Dragon da placa onde esta o ATMega a ser gravado e a leitura continua a mesma (00 00 00) estão não estou lendo a assinatura do chip como pensava :(

Instalei o AVR Studio 4 em um micro e o AVR Studio 6 em outro, no AVR Studio 4 eu consegui atualizar o firmware do AVR Dragon e ao ler a tensão do Vtg pela interface gráfica tem 4,2V quando conecto o AVR Dragon por ISP a placa com o ATMega a ser gravado essa tensão cai e varia de 0,3V a 1,0V na interface do AVR Studio.

Vou isolar o chip do resto do circuito para ver se essa tensão não caia.

Estranho no AVR Studio 6 ao tentar atualizar o firmware do AVR Dragon ele reclama da falta de uma dll "wdapi1011.dll" você já viu isso acontecer ?

Abraço
Andre_Cruz
Word

Próximo

Voltar para AVR