AJUDA COM O PONYPROG2000

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Mensagempor rubenprom » 18 Fev 2008 18:03

Olá Hernan

Se o proposito é começar a estudar a programação nos AVR's, te recomendo que vc use o cristal interno do microcontrolador, pois mexer com o oscilador Externo requer de fazer umas contas, nao é complicado, mas como Mauricio ja disse, se vc nao souber mexer nos fuses o microcontrolador ja era.

Gostaria saber, se algum colega da lista tem algum esquema do gravador de alta tensao com layout da placa e tudo, pois eu ja travaei faz 3 semanas dois Atmega16. So sobrou um Mega8, mas sei que com esse pode-se reconstruir um gravador de alta tensao.

Ruben
rubenprom
Byte

Mensagempor Maurício » 18 Fev 2008 22:03

Eu usei este daqui:

http://www.der-hammer.info/hvprog/index_en.htm

Mas, não recomendo vc fazer uma placa para ele.
Eu, só usei uma única vez! :lol: :lol:
Depois da surra, vc não quer brigar mais! Pelo menos, com o mesmo cara! ehehehehehehee

Tá jogado de lado o bixo aqui!

Se quiser, posso colocar o meu desenho aqui. Tá um horror, mas serviu!

Mas, acho que vc resolve com um protoboard, mesmo, ou então, placa padrão e xau, nunca mais se usa!

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor zurca1599 » 19 Fev 2008 15:45

Hermann Rocha escreveu:Ola Ruben, montei o gravador que vc indicou esta tudo ok, estou fazendo alguns testes com um codigo que peguei na internet de um sequencial que usa um cristal externo de 8mhz so que quando gravo ele usa o interno, voce sabe o que pode estar acontencendo. Grato

Seja qual for o programador que usar tem sempre que verificar e programar os fuses e os lock bits de acordo dom as suas necessidades.
Seja manualmente seja automáticamente dependendo do software e hardware que use.

De outra forma as condiçoes de funciomamento fica, como vem de fábrica.

Pessoalmente prefiro programar a flash e eeprm e depois faço a programação dos fuses e lock bits necessários.
zurca1599
Bit

Mensagempor zurca1599 » 19 Fev 2008 15:46

Hermann Rocha escreveu:Ola Ruben, montei o gravador que vc indicou esta tudo ok, estou fazendo alguns testes com um codigo que peguei na internet de um sequencial que usa um cristal externo de 8mhz so que quando gravo ele usa o interno, voce sabe o que pode estar acontencendo. Grato

Seja qual for o programador que usar tem sempre que verificar e programar os fuses e os lock bits de acordo dom as suas necessidades.
Seja manualmente seja automáticamente dependendo do software e hardware que use.

De outra forma as condiçoes de funciomamento fica, como vem de fábrica.

Pessoalmente prefiro programar a flash e eeprom e depois faço a programação dos fuses e lock bits necessários.
zurca1599
Bit

Mensagempor rubenprom » 19 Fev 2008 17:32

Valeu Mauricio, vou ver se monto esse programador para destravar o ATmega aqui que estao parados!
Quero ver se consigo fazer a placa.
rubenprom
Byte

Mensagempor LeandroPIC » 20 Fev 2008 12:42

No ponyprog quando vc marca um quadrinho dos fuses bits vc esta ativando o fuse, fuse = 0, e virse versa.
LeandroPIC
Byte

Mensagempor Hermann Rocha » 25 Fev 2008 22:55

Ola a todos agradeço a ajuda, estou apanhando um pouco no pony e ja travei 4 attiny2313 mais aprendi abilitar o ocilador externo (rsrsrs) estou montando um sequencial mais agora o pino 6 fica abilitado e o led não apaga.
Hermann Rocha
Nibble

Mensagempor LeandroPIC » 26 Fev 2008 13:09

vc não pode Desabilitar o SPIEN, Porque vc trava o AVR e tambem o RESET.
LeandroPIC
Byte

Mensagempor Hermann Rocha » 26 Fev 2008 18:48

Ola Leandro boa noite, na configuração tenho o SPMEN seria o mesmo, hoje estou usando todos desabilitado e somente o CKOUT q esta marcado.
Hermann Rocha
Nibble

Mensagempor LeandroPIC » 27 Fev 2008 13:11

Qual o AVR que está usando, uma boa dica é vc pegar um AVR novo que nunca foi gravado tipo um ATMEG8 e Ler o BICHINHO, ai vc abre os Fuses no Ponyprog e ve qual FUSE está marcado ou não, consulte o datasheet do AVR, que vc vai achar explicação sobre os fuses.
LeandroPIC
Byte

Mensagempor Hermann Rocha » 28 Fev 2008 23:48

Ola Leandro estou usando o attiny2313, fiz o que voce comentou sobre colocar um novo e ver os fuses no ponyprog, marquei os fuses e fui tentar abilitar o ocilador externo usando cristal e travou mais um (rsrsrs) agora tem 5, pois se gravo do jeito que esta ele grava com o ocilador interno, estava lendo outros topicos e vi um tal de gravador de alta tenção estou pensando e montar um ate porque não tenho muita experiencia com Mc.
Hermann Rocha
Nibble

Mensagempor Maurício » 28 Fev 2008 23:55

Hermann, talvez não seja travamento, não! É que quando vc habilita o oscilador externo, vc precisa colocar um cristal externo pro cara funcionar, mesmo no gravador!

A recomendação então, é vc colocar um cristal de uns 4MHz (provavelmente, com todos os CKSEL desmarcados - cristal de alta frequência) e gravar de novo.

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor LeandroPIC » 29 Fev 2008 13:17

Existe 4 fuses que vc seleciona o cristal, se vc marcar todos fuses "0000" vc vai abilitar cristal externo a 1MHZ ai o avr não grava mais com o interno e com cristais mais altos que 1MHZ, o jeito é pegar um osilador que vc pode fazer com um cristal de 1MHZ e portas logicas e aplicar aproximadamente 1MHZ no pino XTAL1, ai vc vai poder grava-lo, para a bilitar o externo de 3 a 16MHZ os 4 fuses tem que estar igual a 1 ou "1111", ou seja quadrinos desmarcados, não desabilite o SPIEN e o RESET se não so com o gravador paralelo.

Quanquer duvida POST, tenho Prazer em ajudar, pois para aprender tive que sacrificar uma meia duzia tambem.
LeandroPIC
Byte

Mensagempor Hermann Rocha » 07 Mar 2008 16:49

Ola a tds novamente, então Mauricío referente ao cristal esta td em ordem o problema mesmo são esses fuses, complicado + ainda pra quem não tem muita pratica mais obrigado pela dica, Ola Leandro grato pelas dicas vou retomar os testes no final de semana ok
Hermann Rocha
Nibble

Mensagempor Hermann Rocha » 22 Mar 2008 17:21

Ola a todos, em minhas pesquizas encontrei isso pode ser util http://palmavr.sourceforge.net/cgi-bin/fc.cgis
Hermann Rocha
Nibble

Anterior

Voltar para AVR