Iniciando em AVR

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Mensagempor rubenprom » 03 Jan 2007 07:31

Bahhhhh pomboeletronic foi mal, recem vi tua mensagem pedindo os esquematicos, daqui a pouco tou lhe enviando, desculpa ai

Ruben
rubenprom
Byte

Mensagempor rubenprom » 03 Jan 2007 07:40

Feito , ta no teu e-mail
rubenprom
Byte

Mensagempor rubenprom » 03 Jan 2007 08:59

Aqui vai um o esquematico de um projeto que eu fiz,espero sirva, pra quem quiser iniciar com o Atmega8 ou a linha AVR. Gostaria receber sugestoes ou ate mesmo criticas deste pequeno circuito

Imagem

Para fazer a gravação apenas precisa-se de um cabo serial qualquer, pode ser aquele com 9 fios ponta a ponta, e do programa PonyProg. Colocar o SW1 setado, pode se usar um jumper tb, mas todos setados. É facil de usar.

PD: Os capacitores C1,C2,C3 e C4 sao todos de 1uF eletrolitico e alimentação do sistema é 5V. Os diodos d1 e d2 sao diodos de 5V, se nao me engano com numeração 4148.
O IC1 é um regulador de Tensao 7805.
O MAX232 é aliemtnado com 5V, dar uma olhada no datasheet deste. As ligações esta certas.

Se nao quiserem usar o cristal, o Mega8 possui cristal interno e pode se usar os pinos PB6 e PB7 como pinos de I/O.

Se forem usar os AD, é bom colcoar resistores de 1k na entrada destes

Ruben
rubenprom
Byte

Mensagempor pomboeletronic » 03 Jan 2007 09:31

Valeu!!!
Ruben....
Gostei do projetinho ....
"Nós nos transformamos naquilo que praticamos com frequência.
A perfeição,portanto, não é um ato isolado. É um hábito".
Aristóteles
pomboeletronic
Nibble

Mensagempor rubenprom » 03 Jan 2007 09:55

pomboeletronic

Se nao me engano vc queria usar tb para guardar os Dados nao é?, Bom, com o Atmega8, voce terá de precisar um EPROM, nao sou muito bom nisso, estou estudando sobre EPROM, sei que no 8051 ligam alguns pinos, se nao me engano tem EPROM com poucos pinos, mas ai tb tem pouca memoria.
Seria questao de adaptar para o ATmega8. Mas a função é a mesma, aa diferença esta na hora de programação na hora de chamar os PINOS, o resto é tudo igual
rubenprom
Byte

Mensagempor pomboeletronic » 03 Jan 2007 10:03

podemos usar uma memoria serial... neste caso... ate mais
valeu!
"Nós nos transformamos naquilo que praticamos com frequência.
A perfeição,portanto, não é um ato isolado. É um hábito".
Aristóteles
pomboeletronic
Nibble

Gravador

Mensagempor rubenprom » 16 Jan 2007 15:05

Tou postando aqui um site que achei, sobre um gravador para os AVR e alguns AT89S pela Porta USB. Muito BOM pra quem usa o LapTop

http://pinokio3000.narod.ru/my_designs/ ... er_eng.htm

Está em ingles.
rubenprom
Byte

Re: Gravador

Mensagempor helton » 16 Jan 2007 15:44

Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

Mensagempor rubenprom » 16 Jan 2007 16:50

Ainda nao montei com esse Atmega8, eu montei um via serial, está no esquema eletrico que mencionei. Tb montei um com o AT90XX, porem só gravava um AT90SXX, nao vale pena.Depois Eu utilizava um conversor usb serial no laptop. Acho que pode valer a pena montar esse ai. Apena citei, parece facil de montar.
rubenprom
Byte

Mensagempor helton » 17 Jan 2007 15:44

Montei o gravador abaixo ( protótipo ) e funcionou muito bem ( win XP )...agora tenho que testar no Win 2K...
acho que 98 não funciona...também não faz diferença...windows 98 também não é sistema operacional...heheheh

Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

Mensagempor rubenprom » 17 Jan 2007 16:10

Eo montei um pela que usa a porta paralela , voce acha no site www.lancos.com, logo vc baixa o ponyprog vai setando as configurações e funciona bem. Mas eu quero mudar pra ver se vale a pena o gravador pela porta USB, eu fiz pela serial, ate está no esquema eletrico que postei. Porem, hoje muitos computadores, ja nao vem nem com a porta serial.
rubenprom
Byte

gravador avr 910 usb

Mensagempor silverbolt » 18 Jan 2007 09:27

helton escreveu:Montei o gravador abaixo ( protótipo ) e funcionou muito bem ( win XP )...agora tenho que testar no Win 2K...
acho que 98 não funciona...também não faz diferença...windows 98 também não é sistema operacional...heheheh

eu montei esse gravador usb, gravei o M8, porem na hora de config. no win xp ele diz que o driver não está correto e que o equip. usb não está config. corretamente.
Alguem poderia me dar um help?
Symphony Robotica
gravador usb, icd2 PIC, AVR e ARM.
Distribuidor BASCOM no Brasil.
www.roboticafacil.com.br
Locação de robos para eventos
www.symphony.com.br
silverbolt
Byte

Mensagempor rubenprom » 18 Jan 2007 10:13

Olha pelo que Li, no site, vc deve instalar o driver usbser.sys, que esta na mesma pagina para baixar. Este driver esta na seção do Windows 2000, porem fala que é pra windowsXP. Para instalar este driver, voce deve conetar o prototipo com o cabo USB, vai aparecer uma mensagem que um novo hardware foi encontrado ai manualmente procure na pasta onde se encontra o usbser.sys e o resto o windows faz. OBS. O windows nao tem como achar esse driver automaticamente, por isso descrevo esse procedimento.
O Helton deve ter feito isso com certeza. Se funcionar, gostaria que voces postassem, se deu certo, acredito que sim, pois esse projeto ja foi editado por um eng russo chamado Igor (KLAVOSKI0???) só que com outro tipo de driver, e o site da Atmel menciona sobe este assunto.

Ruben
rubenprom
Byte

avr910 usb

Mensagempor silverbolt » 18 Jan 2007 10:26

rubenprom escreveu:Olha pelo que Li, no site, vc deve instalar o driver usbser.sys, que esta na mesma pagina para baixar. Este driver esta na seção do Windows 2000, porem fala que é pra windowsXP. Para instalar este driver, voce deve conetar o prototipo com o cabo USB, vai aparecer uma mensagem que um novo hardware foi encontrado ai manualmente procure na pasta onde se encontra o usbser.sys e o resto o windows faz. OBS. O windows nao tem como achar esse driver automaticamente, por isso descrevo esse procedimento.
O Helton deve ter feito isso com certeza. Se funcionar, gostaria que voces postassem, se deu certo, acredito que sim, pois esse projeto ja foi editado por um eng russo chamado Igor (KLAVOSKI0???) só que com outro tipo de driver, e o site da Atmel menciona sobe este assunto.

Ruben

Mas foi exatamente o que eu fiz umas 10 x e nada.
nem com o driver sys e nem pelo INF.
o do igor eu tenho. porem não testei.
com os projetos do igor eu não tive problemas, funfa belezinha.
Symphony Robotica
gravador usb, icd2 PIC, AVR e ARM.
Distribuidor BASCOM no Brasil.
www.roboticafacil.com.br
Locação de robos para eventos
www.symphony.com.br
silverbolt
Byte

Mensagempor rubenprom » 18 Jan 2007 10:28

A do igor funciona beleza?, agora ja nem lembro, mas a do Igor apenas trata de un conversor serial Usb que utilzia um Atmega48, nao é? nao é esquema de gravação certo?
rubenprom
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para AVR