Moderadores: 51, guest2003, brasilma
RobL escreveu: Mas se sua rotina quiser testar todos os flags pode sim com
simplicidade maior que em assembly.
Jozias del Rios escreveu:É, eu não conhecia essas implementações. São bem legais! Vivendo, conhecendo e aprendendo! Obrigado Samsoniuk.
Então minha conclusão sobre "rotate" é que eles realmente são opcionais, embora se há implementado no processador, eu não gostaria de trabalhar numa linguagem que me ajude a subir de nivel mas ao mesmo tempo me limite no domínio mais baixo. Ainda fico mais bravo ainda com o fato de não poder usar os flags diretamente a partir dos resultados das contas.... sei que isso não seria portável, mas... vontade é vontade, gosto é gosto hehehe
PS: Sobre o Flexis, me interessei bastante. Falei com o Denis@Informat e pedi amostras/cotações dos modelos mais baratos. Vc tambem tem interesse em algum? veja MCF51JM32VLD (LQFP-44) (esse que provavelmente será trazido). Se vc tambem quiser unidades, acho que pode baratear.
Abraços
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:RobL escreveu:Veja um exemplo com ROR gerado pelo GCC AVR
Mas se sua rotina quiser testar todos os flags pode sim com simplicidade maior que em assembly.
Dizer que rotate é opcional é similar a dizer que subtração também seria pois podemos realizá-la por uma soma. Depende, há momentos em que rotate será mais eficiente e o compilador irá usá-lo, como na rotina acima.
Simplicidade maior que em ASM, creio ser impossível.
C é tão bom mas, tão bom, que usa o Assembly . rs
.
Marcelo Samsoniuk escreveu:e afinal, se asm fosse bom, o montador asm e o sistema operacional eram feitos em asm! hehehe
vtrx escreveu:O problema da linguagem C para microcontroladores é igual ao Windows no Pc,todo mundo pode usar sem pensar muito,mas isto exige muita frequencia de trablaho e muita memória.
É uma grande jogada para os fabricantes de µC,mas um grande retrocesso na forma de pensar.Deste modo os fabricantes de µC podem 'previnir' seu faturamento,pois sabem que vão ter que por a disposição componentes mais velozes e com mais memoria,e isto leva um tempo a produzir,mas enquanto isto,alguns programadores estão tentando 'otimizar' seu código ou ficando na espera de um µC mais' possante'.
Se não me engano,a linguagem C é apenas usada realmente em µC,pois para sistema operacional é usado no mínimo o C++.Não se assustem se tiver que aprender outra linguagem brevemente...
Agora,reinventar a roda,não é tentar fazer algo em C,quando ja se faz ha muito tempo e mais eficaz em ASM?
Será que estamos numa 'nova era' de podagem mental nos Brazucas?
Djalma,sobre o seu comentario,não é que o C usa ASM,é que ASM é oque todo compildar tem que gerar,mas é muito difícil otimizar pois o compilador não 'pensa' como um humano,mesmo sabendo que muitos tem um 'pensamento' do tamanho de um compilador.
Sorte dos que tem facilidade de ja 'dizer' ao µC oque deve fazer.
EvandroPic escreveu:Marcelo Samsoniuk escreveu:e afinal, se asm fosse bom, o montador asm e o sistema operacional eram feitos em asm! hehehe
Muito pelo contrário...
Se os programadores fossem bons, só programariam em ASM...
O Assembly foi provavelmente a primeira linguagem de programação da história, surgida na década de 50, época em que os computadores ainda usavam válvulas. A idéia do Assembly é usar um comando em substituição a cada instrução de máquina.
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Agora para Programas muito grandes reconheço que fica complicado, perde-se a noção,
ainda que programa estruturado.
.
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Marcelo
O Interpretador Assembler existe muito antes do C
- Código: Selecionar todos
O Assembly foi provavelmente a primeira linguagem de programação da história, surgida na década de 50, época em que os computadores ainda usavam válvulas. A idéia do Assembly é usar um comando em substituição a cada instrução de máquina.
Fonte: http://www.guiadohardware.net/termos/assembly
O INTEL 8080, praticamente o Primeiro µP, já tinha o seu Interpretador Assembler,
também da INTEL
Agora para Programas muito grandes reconheço que fica complicado, perde-se a noção,
ainda que programa estruturado.
.
.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante