Como travar os fuses bits do attiny26 com o pony prog ?

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Como travar os fuses bits do attiny26 com o pony prog ?

Mensagempor tmarchesi2 » 11 Out 2007 16:42

Boa tarde Senhores

Eu fiz uma aplicação com o attiny26 e gostaria de travar o chip para ninguém copiar o hex com o pony prog.
Porém gostaria de saber se travando o chip teria como regravar o software caso eu precise fazer alguma atualização.

Alguém saberia me dizer o que significa o lock1 e lock2 do ponyprog ?qual a diferença entre cada trava ?

No aguardo.
tmarchesi2
Nibble

Mensagempor Maurício » 12 Out 2007 00:24

Uma vez programado um lock bit, programações posteriores só são permitidas através de apagamento completo da memória de programa. Isto, se vc não bloqueou o modo de gravação serial, também. Se bloqueou... abraço!!! Porque daí, só com gravador de alta tensão.

Lock1 = ZERO, programação bloqueada e verificação permitida, o que quer dizer que vc não programa mais, mas, lê.

Lock1 e Lock2 = ZERO, programação e verificação bloqueadas. Programa protegido.

Sem esquecer que nos AVRs, um bit programado é um bit que contêm valor ZERO, ou seja, marcado.

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor tmarchesi2 » 13 Out 2007 18:59

Mais uma dúvida.

Eu estou programando o lock1 e lock2 para proteger o chip, porém mesmo assim ele consegue ler o arquivo de dentro do chip. ai fiz o seguinte o teste.

Peguei o arquivo que ele leu do chip, salvei com o formato .hex e regravei o chip. O chip não funcionou. acredito que agora
esteja certo. Mesmo quando ele lê o arquivo, ele lê um lixo, não é o mesmo arquivo original.

Correto ?????

Obrigado pela ajuda Mauricio.
tmarchesi2
Nibble

Mensagempor Maurício » 13 Out 2007 20:34

Lixo, não, mas no PonyProg eu não sei. No Chipblaster o arquivo lido é bem coerente.

Sim. Vc está correto. Apesar do programa ler o chip travado, não significa que o que ele leu seja realmente o que existe na memória.

Um teste prático é mandar comparar, depois que vc gravar e travar o chip. Vai dar erro, claro.

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor tmarchesi2 » 14 Out 2007 12:07

Vou fazer os testes de comparar o arquivo.
Por enquanto vou fazer como no post acima e farei mais alguns testes.
O chip blaster que eu tenho não é full, então não consigo gravar arquivos grandes no chip, ele é limitado.

Caso vc tenha msn me passe pra gente conversar melhor.

Obrigado pelas dicas.

meu msn é: thiago_marchesi@hotmail.com
tmarchesi2
Nibble

Voltar para AVR