Página 1 de 1
Como travar os fuses bits do attiny26 com o pony prog ?

Enviado:
11 Out 2007 16:42
por tmarchesi2
Boa tarde Senhores
Eu fiz uma aplicação com o attiny26 e gostaria de travar o chip para ninguém copiar o hex com o pony prog.
Porém gostaria de saber se travando o chip teria como regravar o software caso eu precise fazer alguma atualização.
Alguém saberia me dizer o que significa o lock1 e lock2 do ponyprog ?qual a diferença entre cada trava ?
No aguardo.

Enviado:
12 Out 2007 00:24
por Maurício
Uma vez programado um lock bit, programações posteriores só são permitidas através de apagamento completo da memória de programa. Isto, se vc não bloqueou o modo de gravação serial, também. Se bloqueou... abraço!!! Porque daí, só com gravador de alta tensão.
Lock1 = ZERO, programação bloqueada e verificação permitida, o que quer dizer que vc não programa mais, mas, lê.
Lock1 e Lock2 = ZERO, programação e verificação bloqueadas. Programa protegido.
Sem esquecer que nos AVRs, um bit programado é um bit que contêm valor ZERO, ou seja, marcado.
[]'s

Enviado:
13 Out 2007 18:59
por tmarchesi2
Mais uma dúvida.
Eu estou programando o lock1 e lock2 para proteger o chip, porém mesmo assim ele consegue ler o arquivo de dentro do chip. ai fiz o seguinte o teste.
Peguei o arquivo que ele leu do chip, salvei com o formato .hex e regravei o chip. O chip não funcionou. acredito que agora
esteja certo. Mesmo quando ele lê o arquivo, ele lê um lixo, não é o mesmo arquivo original.
Correto ?????
Obrigado pela ajuda Mauricio.

Enviado:
13 Out 2007 20:34
por Maurício
Lixo, não, mas no PonyProg eu não sei. No Chipblaster o arquivo lido é bem coerente.
Sim. Vc está correto. Apesar do programa ler o chip travado, não significa que o que ele leu seja realmente o que existe na memória.
Um teste prático é mandar comparar, depois que vc gravar e travar o chip. Vai dar erro, claro.
[]'s

Enviado:
14 Out 2007 12:07
por tmarchesi2
Vou fazer os testes de comparar o arquivo.
Por enquanto vou fazer como no post acima e farei mais alguns testes.
O chip blaster que eu tenho não é full, então não consigo gravar arquivos grandes no chip, ele é limitado.
Caso vc tenha msn me passe pra gente conversar melhor.
Obrigado pelas dicas.
meu msn é:
thiago_marchesi@hotmail.com