Página 1 de 1

AVR X (8051 + PIC)

MensagemEnviado: 01 Nov 2006 23:37
por ernande_filho
Quem usa AVR e outra família? qual o melhor e pq?

[]s,

EF

MensagemEnviado: 02 Nov 2006 09:13
por brasilma
A melhor familia é a que te atende da melhor maneira possivel as necessidades do seu projeto.

MensagemEnviado: 02 Nov 2006 16:40
por ernande_filho
Lógico! o melhor uC é o que melhor atende minha necessidade.
Atualmente uso a familia 51, mas o que estou precisando é de um uC com AD interno. Agora, em termos gerais, quais são as vantagens da familia avr em relação a 51?

[]s,

EF

MensagemEnviado: 02 Nov 2006 18:12
por Maurício
concordo plenamente com o brasilma, além do fato de se ter que levar em conta a sua adaptabilidade em uma nova plataforma.

as diferenças do AVR com os 51 é que eles são muito mais rápidos, tem embutidos vários periféricos e tecnologias que vc não encontra nos 51, as ferramentas são bem mais baratas que as da linha 51, não são caros, vc encontra no mercado tupiniquim e a Atmel tá investindo muito na linha, o que te beneficia muito, porque vc tem chips RISC que começam com 8 pinos e terminam lá nas alturas.
cada um, com uma característica diferente de periféricos.

a linha é fabulosa ! tou gostando muito !! são os PICs da Atmel !!! yesssss !!

[]'s

RETI.

MensagemEnviado: 03 Nov 2006 08:36
por pseudobyte
Essa conversa sobre qual é melhor sempre gera calorosas discussões...

A maioria dos fabricantes possui linhas de alta performance com trocentos periféricos. Se o projeto demanda que o uC trabalhe no limite de sua performance, então deve-se olhar com lupa para os detalhes.

Porém se não for o caso, acredito que o que deve direcionar a escolha é a afinidade com determinada plataforma, informações disponíveis e, principalmente, se o uC pode ser encontrado aqui na Ilha de Santa Cruz, com relativa facilidade.

Eu gosto dos 8051s. Acho fácil de trabalhar com eles, porém achar com facilidade um 8051 com periféricos é difícil.

Agora estou com os AVRs. E estou gostando.

Até...

MensagemEnviado: 03 Jan 2007 00:14
por wagnerlip
ernande_filho escreveu:Lógico! o melhor uC é o que melhor atende minha necessidade.
Atualmente uso a familia 51, mas o que estou precisando é de um uC com AD interno. Agora, em termos gerais, quais são as vantagens da familia avr em relação a 51?

[]s,

EF


Com muitos anos de uso de uCs, desde o Z80, 8048, 8049, 8051, e então 8 bits da Atmel, incluindo At89C2051, 4051, At89s8252 (um dos melhores da familia 8051), então AVRs, 2313, Megas 64, 128 e só para contrariar usando AtTinys (baita monstros num grão de areia), e faltando tempo para usar os ARMs da ATMEL, posso dizer o seguinte:

Sempre haverá um uC melhor para o seu projeto, mas o melhor de todos é aquele para o qual você está preparado, tem ferramentas de desenvolvimento QUE FUNCIONAM, domina bem a linguagem de programação (desde que também conheça assembly).

Eu atualmente estou preso até os dentes nos AVRs, apesar que preciso migrar um software enorme escrito em assembly para um At89S8252 para um ATMega128, novamente falta tempo, e a placa do At89S8252 vai continuar sendo fabricada com ele, por enquanto.

Eu, eu, eu, não vejo motivo algum para sair dos AVRs, e vejo neles muitos modelos e variações de dispositivos disponíveis. Os ticoticos AtTiny tem ADCs de 10 bits internos, pwm de alta velocidade, em 8 pinos, dá para controlar switching power supplies com eles, na verdade, praticamente só usa-se um AtTiny e Fets para controlar tudo, sem cristal externo e praticamente mais nada.

Um AtMega128 tem pinos de I/O suficiente para satisfazer o projeto mais exigente (sem falar no Mega169).

A Atmel está demorando para liberar o AVR com USB embutido, mas já tem USB embutido na familia 8051 dela.

Mesmo sendo um assunto discutivel, os AVRs ganham muito basicamente pelo preço e pela capacidade de rodar mais de 80% das instruções em um único ciclo de clock. Significa que rodando um simples At90S2313 a 10MHz ele dará um throughput de em torno de 8 milhões de instruções por segundo... máquina impensável em 1995. O set de instruções da AVR é tambem muito bom, eu diria excelente, brilhante. A forma como você usa os 32 registradores basicamente todos ligados diretamente ao ALU do processador, torna o chip muito agil e violentamente funcional. As ferramentas gratuitas ou quase de graça da Atmel torna tudo muito simples e pratico. Um AVRISP-2 (programador via porta USB) custa atualmente $34 na Digikey... é ridículo, praticamente custo de produção.

Existem chips da familia 8051 no mercado que rodam a 16MHz com single clock, mas custam mais caros e não oferecem tantos dispositivos. De qualquer forma, se é velocidade que é importante, vá direto buscar os chips ARM da Atmel e outros fornecedores, tem alguns rodando a bem mais de 60MHz.

Eu sou um consultor Atmel na Florida, mas antes mesmo de ser, já usava os AVRs com muita paixão e competência (leia-se custo vs. benefício).

Recomendação final: Por mais que você escolha qualquer outro uC, um dia vai acabar testando e brincando com um AVR, duvido que não goste e duvido que o abandone.

Wagner Lipnharski.

MensagemEnviado: 03 Jan 2007 10:10
por brasilma
Apesar dos AVRs possuirem arquitetura RISC - que em alguns casos como nos PICs "judia" de quem resolve fazer alguma coisa mais elaborada diretamente em Assembly - eles tem um instruction-set bem mais generoso.

É uma ótima familia sem dúvidas.

MensagemEnviado: 03 Jan 2007 10:30
por rubenprom
Eu pela pouca experiencia que tenho, gostei dos AVR, especialmente da linha ATMEGA, pois vejo neles uma facil programação e facil utilizaçao. eu migrei para o 8051, é muito bom, mas nao vejo mais sentido de ter de colocar ADs externos e outro tipo de dispositivos para poder utilizar. Embora ja haja 8051 com AD, o que praticamente tem a função dos ATmega. Bom, posso estar muito errado com este depoimento, na verdade nao sei.

avr´s

MensagemEnviado: 03 Jan 2007 10:54
por helton
Eu acredito que o atmega8 é um dos melhores microcontroladores que a atmel já fez...

- 28 pinos (DIP)
- 8K Bytes de flash para code
- 1K Byte de Ram
- 512 Bytes de eeprom
- 1 Usart ( roda uma outra emulada sem problema )
- 3 timers ( 1 de 8 bits, 2 de 16 bits )
- ADC com 8 canais( smd ), 6 canais ( dip )
- PWM, SPI, I2C...
- ISP ( in system programming )

E o melhor...é barato...R$ 6,00...

É um chip excelente...um dos melhores custoxbenefícios do mercado