duvida de como gravar o avr em alta tensão.

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

duvida de como gravar o avr em alta tensão.

Mensagempor silverbolt » 14 Jan 2008 21:09

estou com a seguinte duvida.
Na gravação em alta tensão em modo paralelo, alem do port D PROG CTRL e do port B PROG DATA, quais sinais eu preciso ligar no avr.
tentei fazer um teste usando isso e + o RST e não deu certo.
Alguem tem experiencia com isso?
Symphony Robotica
gravador usb, icd2 PIC, AVR e ARM.
Distribuidor BASCOM no Brasil.
www.roboticafacil.com.br
Locação de robos para eventos
www.symphony.com.br
silverbolt
Byte

Mensagempor RobL » 18 Jan 2008 08:56

Não tenho experiência com gravadores. Mas como não responderam vamos tentar dar uns palpites:
Claro que você está usando todos os sinais, conforme o manual.
Minha experiência com algo similar, aponta para problemas com o tempo de subida, duração e descida de pulsos, ou ainda defasagem entre sinais.
Isto quase sempre ocorre, devido ao tipo de linha de transmissão utilizada e sua terminação (em função da distância, tipo de cabos etc) e dependendo do PC, caso não tenha buffer, pode estar tendo nível de tensão inadequado.
É necessário ter certeza de que o software está gerando os pulsos exatamente como proposto no datasheet.
Um osciloscópio deverá lhe mostrar o problema, pois fora do narrado acima não há mistério.
No modo paralelo, não lembro de fuses que não permitam o funcionamento para gravação, como ocorre no modo serial, mas dê uma lida para ver se há algum caso.
RobL
Dword

Mensagempor silverbolt » 18 Jan 2008 09:19

RobL escreveu:Não tenho experiência com gravadores. Mas como não responderam vamos tentar dar uns palpites:
Claro que você está usando todos os sinais, conforme o manual.
Minha experiência com algo similar, aponta para problemas com o tempo de subida, duração e descida de pulsos, ou ainda defasagem entre sinais.
Isto quase sempre ocorre, devido ao tipo de linha de transmissão utilizada e sua terminação (em função da distância, tipo de cabos etc) e dependendo do PC, caso não tenha buffer, pode estar tendo nível de tensão inadequado.
É necessário ter certeza de que o software está gerando os pulsos exatamente como proposto no datasheet.
Um osciloscópio deverá lhe mostrar o problema, pois fora do narrado acima não há mistério.
No modo paralelo, não lembro de fuses que não permitam o funcionamento para gravação, como ocorre no modo serial, mas dê uma lida para ver se há algum caso.

acho que não.
pois estou usando todo o hardware original da atmel STK500.
nela funciona belezinha.
dai a duvida está quando conecto esses sinais na minha placa target.
é que estou tentando projetar uma nova placa target, sem usar o stk 500 e não estou conseguindo.
Symphony Robotica
www.roboticafacil.com.br
www.symphony.com.br
silverbolt
Byte

Mensagempor zurca1599 » 23 Jan 2008 18:45

As ligações para programar em modo paralelo dependem do Avr que estiver a programar .
Tem de ver isso no manual dos mesmos .

Aqui tem exemplo de um programador desses:

http://pin.if.uz.zgora.pl/~jsieracki/Pr ... legly.html

ou veja no manual

STK500 User's Guide --> Hardware description --> Target Socket Section --> High Voltage Programming
Editado pela última vez por zurca1599 em 07 Fev 2008 21:04, em um total de 1 vez.
zurca1599
Bit

Mensagempor Fandango » 07 Fev 2008 08:49

Também não sei, mas tenta baixar a documentação do AVR-Dragon na web, porque lá fala algumas coisas a respeito da programação em high voltage. Inclusive tem um mapa dos sinais utilizados.
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor silverbolt » 07 Fev 2008 10:48

Fandango escreveu:Também não sei, mas tenta baixar a documentação do AVR-Dragon na web, porque lá fala algumas coisas a respeito da programação em high voltage. Inclusive tem um mapa dos sinais utilizados.

eu to com uma Dragon.
achei a placa show.
vi a documentação e realmente era isso que eu precisava.
Symphony Robotica
www.roboticafacil.com.br
www.symphony.com.br
silverbolt
Byte

Mensagempor Fandango » 07 Fev 2008 14:49

É, a plaquinha é show de bola mesmo. O único inconveniente é que tem que completar com soquetes, conectores, etc.
Aliás, toma cuidado para não encostar os dedos na eletrônica próxima ao conector USB, porque já ouvi relatos de que algumas foram pró saco por causa de ESD. O ideal é acondicionar a bichinha numa caixinha Patola ou coisa parecida. Ainda não fiz isso na minha, mas assim que tiver um tempinho boto a danada numa caixa.
Até a próxima !
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Voltar para AVR