AJUDA COM O PONYPROG2000

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

AJUDA COM O PONYPROG2000

Mensagempor Hermann Rocha » 10 Fev 2008 19:20

Montei o gravador STK200/300, a duvida seria tem que fazer alguma calibração no pony , se alguem tiver alguma dica. Desde ja agradeço :lol:
Hermann Rocha
Nibble

Mensagempor zurca1599 » 10 Fev 2008 20:45

Se usar as ultimas versões , ao arrancar a primeira vez o Pony faz a calibração .

Mas a calibração depende do que estiver a correr no pc no momento.

Pode sempre fazer a calibação . Basta ir a SETUP e de pois fazer Calibration.
zurca1599
Bit

Mensagempor rubenprom » 10 Fev 2008 20:53

Olá colega

Ja que voce tem o programador STK200/300, voce vai ter de usar a porta paralela no pc, entao vc vai calibrar no PonyPROG da seguinte maneira:

1) Vai no SETUP -> INTERFACE SETUP
2) Vai abrir um janela Dizendo I/O PORT SETUP, escolha Parallel.
3)Verifique que esteja no AVR/ISP IO ou AVR/ISP API, logo OK
4) Vai de novo no item SETUP e clique em CALIBRATION conectando o programandor na porta paralela

Um vez isso, vc está apto para gravar o AVR que o gravador possa suportar

Att

Ruben
rubenprom
Byte

Mensagempor Hermann Rocha » 10 Fev 2008 22:10

entrei no setup e fiz as modificações para paralela, entrei novamente no setup e pedi para calibrar logo em segida uma mensagem informando que estava ok, ai algumas duvidas 1º no setup tem 4 quadrados tem que abilita-los ou não, 2º apos abrir um hex estou clicando em command e depois em program e nada contece, 3º tem que calibrar frequencia entre outras calibragem, grato pela ajuda
Hermann Rocha
Nibble

Mensagempor rubenprom » 11 Fev 2008 09:41

Bom, a principio nao deve-se habilitar nenhum dos quadrinhos que aparecem na tela da calibração do setup, depois fazer a clibração.

Logo apó, procurar o arquivo *.*hex, e na tela do Pony vai aparecer um monte de numeros hexadecimais.(hehehe), e depois (verificando que o programador STK200/300 esteja bem conectado) dar um clike no botao "Write Device", deve funcionar, é facil, voce mesmo que montou o gravador?

Att

Ruben
rubenprom
Byte

Mensagempor Hermann Rocha » 11 Fev 2008 13:04

Ola Ruben, sim eu mesmo montei, veja o link http://www.aplomb.nl/TechStuff/PPPD/PPPD%20English.html

irei fazer alguns testes ok, obrigado pela ajuda Ate mais
Hermann Rocha
Nibble

Mensagempor rubenprom » 11 Fev 2008 16:30

Fala Hernann

Acabei de observar o diagrama do link que vc passou, mas porem achei algo que complicado. Tem outro neste site:

http://www.olimex.com/dev/images/avr-pg2b-sch.gif

é ele que montei e funciona beleza. Existe ainda outro que usa a porta serial, vc pode acahar no mesmo site www.olimex.com no item AVR Programmers, tem o esquematico e tudo mais, e funciona legal.

Tem ainda um mais facil de construir, apenas utilizando um par de resistores, neste link
http://www.ee.iitb.ac.in/uma/~kartikmoh ... rogrammer/

Tenta este ultimo, é muito facil de fazer, funciona até em protoboard

Att

Ruben
rubenprom
Byte

Mensagempor zurca1599 » 11 Fev 2008 18:30

Hermann Rocha escreveu:entrei no setup e fiz as modificações para paralela, entrei novamente no setup e pedi para calibrar logo em segida uma mensagem informando que estava ok, ai algumas duvidas 1º no setup tem 4 quadrados tem que abilita-los ou não, 2º apos abrir um hex estou clicando em command e depois em program e nada contece, 3º tem que calibrar frequencia entre outras calibragem, grato pela ajuda

A opção Program tem de ser usada em conjunto com a de Program Options .
Tem de primeiro entrar em Program Options e definir as operações que quer executar quando faz click em Program.
Isto permite executar uma série de operações pre-definidas.

Claro que pode usar cada uma das opções individualmente que existem no menu Command.
zurca1599
Bit

Mensagempor Hermann Rocha » 11 Fev 2008 20:56

Grato a todos que estão me ajudando, então Ruben eu ja vi alguns ex. iguais ao que voce me mandou mais optei por aquele por ser mais instavel e que protege a porta paralela, pelo menos foi que entendi pois não tenho muito conhecimento em mc., estou dando preferencia a porta paralela porque estou usando a serial com um gravador de pic da mosaico, tenho tambem um Holtek MTP starter Kit que nunca usei pois nem sei por onde começar, esse usa entrada USB, vou tentar vende-lo aqui no forum.
Hermann Rocha
Nibble

Mensagempor rubenprom » 11 Fev 2008 22:30

Certo, acho um bom programador e que proteja a porta paralela é da olimex, o Dongle. proura no google o Dongle AVR programmer
rubenprom
Byte

Mensagempor Hermann Rocha » 12 Fev 2008 20:01

Ola Ruben, vou procurar o gravador que voce indicou obrigado ate+
Hermann Rocha
Nibble

Mensagempor Hermann Rocha » 17 Fev 2008 10:19

Ola Ruben, montei o gravador que vc indicou esta tudo ok, estou fazendo alguns testes com um codigo que peguei na internet de um sequencial que usa um cristal externo de 8mhz so que quando gravo ele usa o interno, voce sabe o que pode estar acontencendo. Grato
Hermann Rocha
Nibble

Mensagempor Maurício » 17 Fev 2008 11:06

Hermann Rocha escreveu:Ola Ruben, montei o gravador que vc indicou esta tudo ok, estou fazendo alguns testes com um codigo que peguei na internet de um sequencial que usa um cristal externo de 8mhz so que quando gravo ele usa o interno, voce sabe o que pode estar acontencendo. Grato

Provavelmente os fuse-bits estão programados na configuração padrão de fábrica.
Pra rodar com cristal externo dessa frequência, os fuse-bits precisam estar programados assim:

CKSEL0 = 1 (DESPROGRAMADO)
CKSEL1 = 1 (DESPROGRAMADO)
CKSEL2 = 1 (DESPROGRAMADO)
CKSEL3 = 1 (DESPROGRAMADO)
SUT0 = 1 (DESPROGRAMADO)
SUT1 = 1 (DESPROGRAMADO)
CKOPT = 1 (DESPROGRAMADO)

E capacitores de 12 a 22pf nos pinos do cristal.

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor Hermann Rocha » 17 Fev 2008 14:33

Ola Mauricio, desculpe a minha ignorancia, não compreendi se é p/ não marcar os quadradinhos ou marca-los, sendo que todos estão desmarcados, oque seria CKOPT.
Hermann Rocha
Nibble

Mensagempor Maurício » 18 Fev 2008 17:05

Não conheço o PonyProg e me ferrei com ele!
Se vc errar a configuração dos fuses... já era!!! Só com gravador de alta-tensão é que vc consegue ressuscitar o integrado!

No AVR um bit programado significa escrever ZERO no bit. Portanto, um bit desmarcado terá valor 1 na memória do dispositivo e um bit marcado, terá valor zero.

CKOPT = Clock Option. Modo como o amplificador do oscilador trabalha.

O manual de cada dispositivo AVR traz todas essas informações.

Vc pode baixar o manual do mega16 aqui:

http://www.atmel.com/dyn/products/produ ... rt_id=2010

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Próximo

Voltar para AVR