Gravação do ATMEGA16

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Gravação do ATMEGA16

Mensagempor amadeu » 28 Nov 2006 00:14

Boa noite,

Estou iniciando agora o estudo no ATMEGA16. Montei o gravador ISP STK200/300 e utilizo o PonyProg e o mikroBASIC. Estava testando perfeitamente até que troquei o funcionamento do fusível para externo e ai não consigo fazer mais nada. Por acaso algum dos senhores já teve algum problema parecido que me possa esclarecer o que está acontecendo?

Cordialmente,
Amadeu.
amadeu
Nibble

Re: Gravação do ATMEGA16

Mensagempor MaxOliver » 28 Nov 2006 08:24

amadeu escreveu:Boa noite,

Estou iniciando agora o estudo no ATMEGA16. Montei o gravador ISP STK200/300 e utilizo o PonyProg e o mikroBASIC. Estava testando perfeitamente até que troquei o funcionamento do fusível para externo e ai não consigo fazer mais nada. Por acaso algum dos senhores já teve algum problema parecido que me possa esclarecer o que está acontecendo?

Cordialmente,
Amadeu.

Voce deve ter mudado o fuse de cristal interno para externo. Nesse caso voce vai ter de colocar um cristal externo compativel com a configuracao feita no fuse.

Ou montar um JTAG para rever os fuses.

O problema dos gravadores ICSP é que justamente requerem um cristal externo para poder gravar nesse tipo de situação.

[]s

Max
MaxOliver
Bit

Re: Gravação do ATMEGA16

Mensagempor amadeu » 28 Nov 2006 13:46

Olá,

A minha placa está equipada com um cristal de 4 MHz e o resultado não altera em nada. Caso eu utilize o JTAG, como devo fazer para conectar o microcontrolador com o PC?

Abs,
Amadeu.
amadeu
Nibble

Re: Grava��o do ATMEGA16

Mensagempor MaxOliver » 28 Nov 2006 19:36

amadeu escreveu:Ol�,

A minha placa est� equipada com um cristal de 4 MHz e o resultado n�o altera em nada. Caso eu utilize o JTAG, como devo fazer para conectar o microcontrolador com o PC?

Abs,
Amadeu.

Nesse caso voce deve ter configurado os fuses para usar um cristal numa faixa acima ou abaixo dos 4MHz.

Para usar o JTAG voce primeiro tem de construir um ou comprar... Nao eh tao simples como o ICSP mas funciona muito melhor nos casos dos AVR que tem suporte para JTAG.

Segue um modelo de JTAG que ja construi e funciona:
http://www.siwawi.arubi.uni-kl.de/avr_p ... /evertool/

Depois de construir o JTAG basta usar o AVR Studio e abrir o sistema de configuracao do AVR. Ai todas os fuses e opcoes serao listados podendo modificar quase todos. Com excecao claro do fuse que desabilita a programacao via JTAG.

[]s

Max
MaxOliver
Bit

Re: Grava��o do ATMEGA16

Mensagempor amadeu » 29 Nov 2006 17:01

Olá,

Obrigado pela dica! Irei montar o mesmo. A vantagem do JTAG é que eu posso emular o microcontrolador, certo?

Abs,
Amadeu.
amadeu
Nibble

Mensagempor MaxOliver » 29 Nov 2006 19:05

Sim, claro o JTAG com o AVR Studio permite vc fazer debug passo-a-passo. Excelente nesse sentido.

Mas tambem permite um controle maior sobre o chip durante a fase de desenvolvimento. Depois do projeto pronto fica facil implementar um ICSP ou ate uma solucao usando bootloader para atualizar o firmware.

[]s

Max
MaxOliver
Bit

Voltar para AVR