Página 1 de 2

AVRstudio4 e hexa

MensagemEnviado: 01 Out 2009 07:32
por alex1000
Fiz meu primeiro programa no AVRStudio4 eapós simula-lo no proteus,fui grava-lo no microcontrolador.
Para minha surpresa não foi gerado um arquivo hexa.
Li alguns artigos na internet dizendo que ele deveria ser gerado, mas não achei o jeito de faze-lo.
alguma dica?[/url]

MensagemEnviado: 01 Out 2009 14:09
por alex1000
Ìnfelizmente , o problema continua....
Tanto no AVRStudio e no Codevision não é criado o arquivo.hex.
Algo errado, mas nao consigo achar.

MensagemEnviado: 01 Out 2009 14:21
por Milhoci
Talvez isso te ajude http://www.avrfreaks.net/index.php?name ... 30&start=0



No AVR studio, clique no seu projeto e já em Edit configurations options, na aba general tem um item Create HEx file, veja se essa opção está marcada.

Milhoci

MensagemEnviado: 01 Out 2009 14:44
por alex1000
Amigo,descobri o erro. O Windows Seven não está permitindo a leitura do arquivo .hex.
Salvei as pastas geradas no coldvision e Avrstudio e ambas tem os arquivos .hex. Atraves de um pendriver levei-as para um XP e Ubuntu, o Ubuntu mostrou os arquivos hex, o XP não.
Falta eu descobrir como mostra-los no Seven.

MensagemEnviado: 01 Out 2009 15:10
por alex1000
resolvido.
computer---->organize---->folder e search options----->view---->hidden
Ai desbloqueia que vai aparecer.
Obrigado

MensagemEnviado: 05 Out 2009 10:19
por alex1000
gente , queria mais uma ajuda para a primeira gravação de um avr via usb.
Gravei um firmware em um AVR traves de um gravador serial(COM).
coloquei no circuito para gravar via usb mas o windos Seven não reconheceu a porta como USB.
tem solução?

MensagemEnviado: 07 Out 2009 11:47
por alex1000
Voltando ao assunto.
estou com duvidas. Quando obtive a pasta contendo o Firmware da Atmel, havia varios arquivos e uma pasta usbdrv.
o unico arquivo .hex era o main. conclui que era o arquivo que deveria passar para o Atmega32. Fiz a gravação do Atmega32 em um gravador serial(não usb) e depois tentei fazer a comunicação com o computador via USB. O micro reconhece a porta quando é conectado o USB mas não reconhece a porta. Agora se o fabricante entrega uma pasta chamada usbdrv eu não poderia ccompilar este arquivo para tentar acessar o micro?

MensagemEnviado: 12 Nov 2009 13:38
por alex1000
voltando a luta contra o AVR:


Eu tinha programas que funcionavam com clock interno sem problema nenhum.
Gravei de novo estes programas no Atmega32 e não funcionam mais.
Porém consigo gravar e ler estes programas . Pode ser um problema com os fuses?

MensagemEnviado: 12 Nov 2009 14:48
por Jozias del Rios
Vc tinha programado os fuses no Atmega anterior?

Provavelmente são os fuses sim... eu geralmente anoto os valores previstos dos fuses no meu codigo fonte, para lembrar de grava-los quando ponho as mãos num atmega 0Km

MensagemEnviado: 14 Nov 2009 16:25
por alex1000
Sim, programei.

Através do Ponyprog marquei os seguintes campos:
(CHECKED BOOT=0)

bootlock11
OCDEN
JTAGEN
EESAVE
BOOTSZ1
BOOTRST
BODLEVEN
BODEN
SUT1

nesta configuração rodei programa sem problemas com clock interno de 4MHz.

Porem tentei rodar programas com clock externo e não consegui nesta configuração. configurei apenas os seguimtes parametros para o clock externo de 12 Mhz:

ckopt=0
cksel=1011
sut1.0=10

Nada...
tentei depois configurar o clock interno e ai já não funcionou também.

MensagemEnviado: 18 Nov 2009 21:11
por alex1000
Sennhores voltou a funcionar com clock interno.
Depois fui gravar com configuração de clock externo e bloquei o bicho.
Não grava devido a um fuse errado.
E não consigo gravar novamente.
Como recuperar o AVR para grava-lo novamente?

MensagemEnviado: 19 Nov 2009 14:23
por alex1000
Pelo que estou lendo teria que usar um gravador paralelo para recuperar o bicho.
Haveria alguma mudança de fuse para isso?

MensagemEnviado: 19 Nov 2009 14:45
por RobL
Se entrar em modo paralelo você grava normalmente.
Se quiser gravar em ISP através do SPI aí sim, pelo modo paralelo habilite o SPI.

MensagemEnviado: 20 Nov 2009 09:22
por alex1000
Não, não deu certo.
No osciloscopio eu vejo o trem de pulsos entrando no pino de gravação mas o atmega32 não recebe.
Usei o programmer da pagina:
http://www.qsl.net/ba1fb/avrisp.gif
No ponyprog: settings: paralelo--. avr isp i/o.
Nada.

MensagemEnviado: 20 Nov 2009 14:12
por RobL
Veja aí se você está confundindo modo serial e paralelo.

Pelo seu link, o que você tem é uma programador (interface) somente através da SPI (veja os pinos MOSI e MISO alem do CLK).
Não adianta colocar modo paralelo no soft do programador que não tem como, com esta interface serial (ISP).

No modo paralelo os dados entram por uma porta com todos seus 8 bits + os sinais de controle. São muitos fios não apenas estes que você está usando (no link ISP). É um outro tipo de programador veja o esquema neste link:
http://elm-chan.org/works/avrx/report_e.html

Só para constar, pode não ser uma dúvida sua no momento. mas a saída do PC serial, paralela ou USB nada tem a ver com o modo paralelo de gravação do AVR. O modo paralelo de gravação no AVR pode vir do PC por qualquer uma destas saídas do PC. Em cada caso terá um tratamento por hardware diferente a fim de ter 8 saídas para dados (uma porta) + controles.

O que aconteceu (suponho) é que você desabilitou o fuse do SPI e este fuse só pode ser habilitado por um programador em modo paralelo.

Nota 1: Caso você monte esse programador do link acima note que os transitores são do tipo internamente polarizado, se usar BCxxx não esqueça de colocar os resistores por fora.

Nota 2: Se você tiver R$100,00 , deixe de tomar cerveja e ande um pouco a pé, poupando CO2, e compre um programador no GrupoCn o AVRDragon da Atmel. Ele tem o modo paralelo, ISP (serial) e JTAG além de ser um emulador. Mas penso que o emulador tenha um limite em 32Kwords, verifique.

Nota 3: Não tenho certeza, tenho que ver no manual, mas penso que há uma classe de chips no qual dá para habilitar esse fuse com seu programador serial em 5V(conforme seu link).
Somente para alguns AVR com 8/14pinos tem que usar alta tensão (12Vcc) aplicado em determinado pino. Como nunca usei, não sei.
Portanto tente ler o seu fuse SPIEN e habilite-o.