Amigos, deixo aqui uma dica muito útil para vocês técnicos que já passaram ou ainda passarão pelo problema que eu passei: imagine um forno de microondas de qualquer marca ou modelo, no qual você fez algum reparo e, logo após, ao programar o tempo de cozimento e acionar o botão LIGAR, ele simplesmente dá um reset na placa eletrônica e volta ao estado inicial e esta situação se repete o tempo todo. Eu passei por isto. Verifiquei toda a placa eletrônica, chaves da porta, transistores, capacitores eletrolíticos e cerâmicos, ressoldei o microprocessador, conferi alimentação da fonte e tudo estava ok. Também testei a parte de potência, ligando diretamente à rede elétrica e tudo funcionou sem problemas. Então, o que estava acontecendo?
Após perder várias horas nesta árdua pesquisa de defeito, observei que, ao montar o painel do forno, eu esquecia de ligar o cabinho preto de terra que vai aparafusado à carcaça do forno e serve para conectar o terra da placa à carcaça. Enquanto eu não prendi este cabinho com seu parafuso no lugar, o comportamento da placa não foi normal e o forno não ligou. Após fazer isto, tudo funcionou normalmente sem problemas.
Então fica a dica: se você estiver passando por isto, aterre o GND da placa eletrônica no chassi do forno ou carcaça.
Boa sorte a todos os amigos!
Pask