controle motor AC

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Re: controle motor AC

Mensagempor norad58 » 28 Jun 2013 09:27

Algumas dicas do Clube do Carro Eletrico:

http://clubedocarroeletrico.com.br/inde ... comps/faq/
O fundador do Clube do Carro Elétrico, engenheiro Elifas Gurgel possui um carro elétrico homologado.
Também nestes sites há bastante informação para estudo:

http://www.abve.org.br/downloads.asp
http://carros.hsw.uol.com.br/carros-eletricos.htm
http://www.gurgel800.com.br/publicacoes ... rodas/163/

:wink:
norad58
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Re: controle motor AC

Mensagempor EvandrPic » 28 Jun 2013 12:52

ELFS, antigamente se usava mesmo um sensor hall para isso. Hoje é incomum...
Hoje, o mais comum é o circuito acionador analisar a força contra-eletromotriz - FCEM (Back-EMF zero-crossing sensing method) do próprio acionamento das bobinas (analisa uma amostra), pra saber a posição.
Não parece ser nada complexo, à primeira vista.

Veja esses aplication note (AN970 e AN1175) da Microchip onde são implementados num PIC:

Using the PIC18F2431 for Sensorless BLDC Motor Control
http://www.microchip.com/stellent/idcpl ... e=en022169

Sensorless Brushless DC Motor Control with PIC16
http://www.microchip.com/stellent/idcpl ... e=en534512

This application note describes how to implement sensorless commutation control of a 3-phase brushless DC (BLDC) motor with the low cost ATmega48.
http://www.atmel.com/images/doc8012.pdf

PS.: Procure por brushless sensorless motor no Google.





ELFS escreveu:Um fato interessante é a sincronização do conversor CC / CA com o motor, a medida que a rotação aumenta o ponto de energização das bobinas do estator em relação aos campos dos ímãs permanentes muda o que nos lembra muito o adiantamento do ângulo de ignição de motores a combustão. O vídeo mostra esta situação, e só foi possível atingir a rotação pretendida com alterações no software levando este ângulo em consideração ( aparentemente o motor tem um sensor que indica o alinhamento dos polos estator / rotor)
EvandrPic
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