Maffeis, você foi mais vago que o professor "super ultra mega-blaster bom" de eletrônica que eu procurei!!! rsrs
Seguinte;
Se você observar estes cálculos de 63% etc, eles não revelam absolutamente nada, é tudo adimensional!!
É o mesmo que eu dizer que E=MC², para faculdade em curso ok, más, aqui nós implementamos e precisamos saber o que é cada quociente e como tratar cada um!!
Veja exemplo:
Tirado da internet:
Os métodos de Ziegler-Nichols foram introduzidos já em 1942 e hoje são considerados clássicos. Estes métodos continuam a ser largamente aplicados até hoje, mesmo em sua forma original, mas mais costumeiramente em alguma forma modificada. Os dois métodos básicos de ajuste de Ziegler-Nichols visam obter uma mesma resposta pré-especificada para o sistema em malha fechada, e diferem no que diz respeito à natureza da informação sobre a dinâmica do processo que é exigida por cada um deles.
O método da resposta ao salto, ou método do domínio do tempo, requer o conhecimento de duas grandezas que caracterizam a resposta ao salto de um processo. Já o método da realimentação por relé, ou método da período crítico, exige o conhecimento de duas grandezas características da resposta em freqüência do processo. Uma vez obtidas estas informações, basta recorrer a fórmulas extremamente simples para calcular os ganhos do controlador. Estas fórmulas foram determinadas de maneira empírica por meio de ensaios de processos industriais típicos. As fórmulas originalmente propostas por Ziegler e Nichols fornecem uma resposta que foi posteriormente considerada insatisfatória. Diferentes fórmulas foram então propostas com base nos mesmos ensaios, obtendo-se melhor desempenho.
RETIRADO DAQUI: e dando continuação:
http://www.ece.ufrgs.br/~jmgomes/pid/Ap ... ode41.html Ai vem as duvidas, que ninguém sabe explicar corretamente.
Eu possuo uma figura com a marcação em segundos, existem outras figuras em outros sites, em minutos, ou horas...
Enfim, encontrando os valores de K, TI e TD.
Se eu bem entendi, existe algo impeditivo de levar tudo ao pé da letra.
Transformar o valor do calculo em um valor para ser convertido para o mundo externo, em valor numérico claro.
O Ganho K, DEVE ser limitado ?
O Integrador, qual é o valor que devo colocar como piso e teto?
ETC...
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!