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Princípios de Refrigeração

MensagemEnviado: 11 Out 2012 18:48
por edison
Um dos melhores videos sobre o assunto ,apesar de ser um pouco antigo ,explica de forma bem siples esse tema as vezes "cabeludo" para alguns.

Princípios de Refrigeração parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=4YEvVztJ ... re=related

Princípios de Refrigeração parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=PgXzU210 ... ure=relmfu

MensagemEnviado: 11 Out 2012 20:10
por enigmabox
Lembro de ter usado uma outra tecnica pra dar carga de gas no motor, que nao mostra no video.
Pode-se dar carga de gas no sistema, observando o consumo de corrente do motor do compressor. Não é um sistema preciso como calcular a massa de gas refrigerante que entra no sistema, mas funciona. Isso eu li em um livro antigo de refrigeração.
:wink:

MensagemEnviado: 11 Out 2012 22:17
por edison
É uma opção melhor que a do "xutometro" sem dúvida.

Vi um video assim ,dosando pela corrente do compressor atá atingir a nominal da máquina ,mas se houver variação na tensão da rede bagunça tudo.

Hoje o baixo custo de uma balança digital não justifica esse método.

Em tempo:

Essa semana iniciamos as preventivas nos AC de um cliente.
Pasmem.
Um cilindro de 11 kg de gás R22 (máquinas antigas) R$ 122,00
Um cilindro de 11 kg de gas R410 (máquinas novas) R$ 385,00

Um técnico cobra em média R$600,00 por uma recarga (no xutômetro) ,é mole?

MensagemEnviado: 11 Out 2012 23:44
por _blackmore_
não sei se é a mesma coisa ... mas um colega comentou a umas duas semanas que cobraram a bagatela de 600pilas para dar uma carga no Ar Condicionado do carro dele ... caro neh?

MensagemEnviado: 12 Out 2012 08:37
por enigmabox
É uma opção melhor que a do "xutometro" sem dúvida.

Vi um video assim ,dosando pela corrente do compressor atá atingir a nominal da máquina ,mas se houver variação na tensão da rede bagunça tudo.


Eu quando fiz uma carga de gas em um ar condicionado, nao acertei da primeira vez, pois colocamos muito gas e começou a gelar tudo e travar o motor, depois de eliminar o gas, fazer o vacuo no sistema, começamos a carregar o sistema bem devagar, observando a corrente do motor e verificando se o evaporador estava congelando, mas é um processo demorado, pois leva varios minutos até o sistema funcionar corretamente.
Faz mais de 15 anos que fiz isso, lembro de alguns detalhes. Não é bicho de 7 cabeças, o que tem que fazer é seguir e realizar as regras e os procedimentos com os devidos instrumentos.

Por falar em gambiarras, a maioria destes fulanos reparadores, nem trocam o filtro secador e nem fazem vacuo no sistema. Trocam o motor com maçarico de gas de cozinha e ja vao carregando o gas de qualquer modo, observando com a mao , onde esta esquentando e onde está gelando....
Um tempo atras um familiar, estava com um freezer com problemas, talves devido ao sistema eletronico de controle. Digo, que foi lá um dito cujo tecnico que cobrou uma fortuna e nao resolveu. O freezer está congelando parcialmente, ha partes que condensa água...deve ser falta de gas ou entrada falsa de ar na parte interna do freezer.
Acho que vou começar a pesquisar esta area a fundo e ver quanto custa o kit para fazer reparos. Tem muito mané que não entende nada , cobra caro a faz cagada.

não sei se é a mesma coisa ... mas um colega comentou a umas duas semanas que cobraram a bagatela de 600pilas para dar uma carga no Ar Condicionado do carro dele ... caro neh?

Deste valor pra mais, muitos fazem a sacanagem de trocar o compressor do A/C sem necessidade, sendo que na maioria das vezes é só repor o oleo do motor do A/C, trocar o filtro secador e dar uma carga de gas. No veiculo, normalmente depois de 5 anos perde a eficiencia do sistema devido a perda do gas, uma nova carga na maioria das vezes faz o sistema funcionar corretamente.

MensagemEnviado: 13 Out 2012 17:51
por edison
enigmabox escreveu:..............Acho que vou começar a pesquisar esta area a fundo e ver quanto custa o kit para fazer reparos. .


Kit bem básico:
Manifold (manômetros).......R$ 160,00
Bomba de vácuo..........R$ 600,00
Detector eletrônico de vazamentos ......R$ 650,00
Cortador de tubos ,flangeador ,massarico simples ,jogo de chaves etc....~R$ 1000,00

E muita......muita dedicação !

Conforme a região recupera o investimento em ~3 meses.

Exemplo:

Uma instalação de Split novo (já vem de fábrica com a carga de gás) onde é só fixar ,conectar os tubos e checar pressão dá p/ cobrar 500 pilas. (tem até vídeo no Youtube ensinando) .
:wink:

MensagemEnviado: 13 Out 2012 18:24
por _blackmore_
edison

Kit bem básico:


somado os custos dá um total R$2410,00 ...

Conforme a região recupera o investimento em ~3 meses.


lugar onde não tem espaço ... saturado ... não? :?
pow .. fazendo quinhentão por semana em 5 vc paga tudo ...

MensagemEnviado: 14 Out 2012 12:58
por enigmabox

Conforme a região recupera o investimento em ~3 meses.

Exemplo:

Uma instalação de Split novo (já vem de fábrica com a carga de gás) onde é só fixar ,conectar os tubos e checar pressão dá p/ cobrar 500 pilas. (tem até vídeo no Youtube ensinando) .

Eu vi o video, não achei dificil , é só ter um bom pedreiro pra fazer o serviço sujo..heheheh
Vi algumas oficinas de ar condicionado para carros mas são poucas. Estes instaladores de ar Split geralmente podem estar ligados com as grandes lojas de materiais, que os indicam para os clientes.
Andei pesquisando dentro de industrias, o que mais pedem é para instalar ar condicionado em paineis eletrico/eletronicos. Ja instalei varios paineis europeus com computadores aqui no Brasil, que por sinal "sofrem com o calor". Sao poucas empresas que fazem este serviço.

MensagemEnviado: 14 Out 2012 13:11
por _blackmore_
Andei pesquisando dentro de industrias, o que mais pedem é para instalar ar condicionado em paineis eletrico/eletronicos.


tá aí uma coisa que eu não vejo mais em máquinas cnc.
Me lembro que em 1998 que em um centro de usinagem CNC era utilizado um pequeno ar condicionado para que a temperatura nunca passasse de 22ºC, pois isso comprometeria o funcionamento da CPU.
A alguns meses, eu inaugurei um centro CNC onde seu painel tinha apenas uma ventoinha simples, nada mais ... percebo que de alguns anos para cá essa diminuição do uso do ar condiciona é crescente, e eu acreditava que era uma boa área de atuação para manutenção.

MensagemEnviado: 14 Out 2012 14:35
por enigmabox
A alguns meses, eu inaugurei um centro CNC onde seu painel tinha apenas uma ventoinha simples, nada mais ... percebo que de alguns anos para cá essa diminuição do uso do ar condiciona é crescente, e eu acreditava que era uma boa área de atuação para manutenção.

Isso pode ser devido ao uso de PLC mais resistentes a temperatura, sem uso de PC industrial.
Eu instalo equipamentos para maquinas impressoras gráficas e um dos equipamentos possui um PC com dual Xeon, este se deixar 1 minuto sem refrigeração, entra em Standby por temperatura alta.
Como utilizamos computadores em ambiente industrial, tem que ter refrigeração. Geralmente no painel de controle da máquina vai uns 4 ou 5 PCs industriais de vários tipos, somando também os monitores LCD e UPSs. A maioria das fabricas não possuem revestimento térmico no teto, assim ha locais que chegam a 45 graus no verão.
Há também painéis com drivers para servo motores de potência que geram bastante calor.
Já vi alguns monitores LCD serem danificados por causa da temperatura dentro de painéis, estes suportam somente 60oC.
Dependendo da área, não tem como fugir, tem que usar A/C, que fica mais barato que o cliente reformar o teto da fabrica....

MensagemEnviado: 14 Out 2012 14:58
por _blackmore_
enigmabox

desculpe se fui arrogante, ou agressivo em algum momento, mas eu apenas citei minha própria experiência.
Tudo o que vc falou sobre equipamentos e temperatura é a mais pura verdade, trabalhei por anos projetando e construindo equipamentos para a produção e teste (manuais e automáticos) e em muitos casos a preocupação com a temperatura era constante por vários motivos como por exemplo para diminuir desvios nos resultados ao máximo possível.

MensagemEnviado: 14 Out 2012 15:26
por enigmabox
_blackmore_
Enviada: Dom Out 14, 2012 3:58 pm Assunto:
enigmabox

desculpe se fui arrogante, ou agressivo em algum momento, mas eu apenas citei minha própria experiência.
Tudo o que vc falou sobre equipamentos e temperatura é a mais pura verdade, trabalhei por anos projetando e construindo equipamentos para a produção e teste (manuais e automáticos) e em muitos casos a preocupação com a temperatura era constante por vários motivos como por exemplo para diminuir desvios nos resultados ao máximo possível.


_blackmore,
Pô meo, nem pensei nisso, foi arrogante nao...
Assim como você citou sua area eu citei a minha, só foi troca de informação...
O que começou também a aparecer no mercado foi o tipo de ar condicionado com celula de Peltier, mas te digo que é de baixa eficiencia e caros. Pelo menos são de baixa manutenção.
Outro ambiente que vi utilizarem muito A/C foi nos conteiners de empresa de telefonia, proximo a torres de transmissão. Como é uma caixa fechada, tem que usar algo pra resfriar!

MensagemEnviado: 14 Out 2012 21:25
por edison
Como em outras áreas o que dá p/ notar é a existência ainda de verdadeiros "dinossauros" de 7000 BTU pendurados em janelas funcionando firmes por anos e com muito folego ainda.

Enquanto isso esses novos splits com durabilidade duvidosa seja estrutural ou funcional e seu baixo custo torna o produto mais popular abrindo um mercado atraente.

Aparentemente a inserção da eletronica nesses novos aparelhos não foi muito feliz. Nota-se que a durabilidade de componentes de controle eletromecanicos dos antigos é bem superior.

A variedade de marcas e modelos nos obriga a ter um repertório documental bem mais amplo. (Salve Google)

No segmento automotivo é bem mais interessante pois são basicamente quase todos iguais e não demanda deslocamento do técnico nem encontrar instalações duvidosas como nos "in home".

De qquer forma não deixa de ser uma área atraente p/ se investir.

MensagemEnviado: 14 Out 2012 22:01
por enigmabox
Enquanto isso esses novos splits com durabilidade duvidosa seja estrutural ou funcional e seu baixo custo torna o produto mais popular abrindo um mercado atraente.

Esta vindo muita coisa da China, até fabricantes nacionais como Consul, Electrolux, estao apelando para ter mais lucro e importam dos chineses e montam aqui.
Aparentemente a inserção da eletronica nesses novos aparelhos não foi muito feliz. Nota-se que a durabilidade de componentes de controle eletromecanicos dos antigos é bem superior.

Veja no caso de maquinas lavadoras de roupa e geladeiras, antes com sistemas eletromecanicos eram bem confiaveis. A eletronica que usam nestes equipamentos sao de baixa qualidade e em poucos meses apresentam problemas.

Alguns fabricantes de maquinas impressoras industriais estao colocando toda a eletronica dentro de um conteiner refrigerado com ar condicionado de altos BTUs. Fica mais economico que instalar varios paineis de A/C.

MensagemEnviado: 14 Out 2012 23:08
por _blackmore_
enigmabox

Assim como você citou sua area eu citei a minha, só foi troca de informação...

jóia.

O que começou também a aparecer no mercado foi o tipo de ar condicionado com celula de Peltier, mas te digo que é de baixa eficiencia e caros. Pelo menos são de baixa manutenção.

eu refiz uma destas geladeirinhas para vinho (adega) onde justamente a célula peltier foi re-utilizada, é interessante ver como algo "barato" e de certa forma ineficiente pode valorizar tanto um produto.

Outro ambiente que vi utilizarem muito A/C foi nos conteiners de empresa de telefonia, proximo a torres de transmissão. Como é uma caixa fechada, tem que usar algo pra resfriar!

em uma das empresas em que trabalhei tinha um deste (fonte de renda para a empresa), mas os patrões sempre reclamavam que atrasavam o pagamento, ou não pagavam o valor combinado, era re-negociação em cima de re-negociação ... fico pensando, será que quem faz manutenção dos AC tb não sofre com isso?

edison

Aparentemente a inserção da eletronica nesses novos aparelhos não foi muito feliz. Nota-se que a durabilidade de componentes de controle eletromecanicos dos antigos é bem superior

a superioridade eu vejo que é apenas a aplicação da engenharia ao máximo a favor da redução de custo. Vi um bocado disso qdo trabalhei naquela empresa do Ceará, os produtos duravam pouco mais que seu tempo de vida pré-determinado, um exemplo era o motor de ventilador que deveria totalizar 3500horas de uso, quando passava muito deste valor pedia-se redução de custo com base na vida útil (teste de vida) e isso aplicava-se a absolutamente tudo o que for componente possível de ser feito.