É uma opção melhor que a do "xutometro" sem dúvida.
Vi um video assim ,dosando pela corrente do compressor atá atingir a nominal da máquina ,mas se houver variação na tensão da rede bagunça tudo.
Eu quando fiz uma carga de gas em um ar condicionado, nao acertei da primeira vez, pois colocamos muito gas e começou a gelar tudo e travar o motor, depois de eliminar o gas, fazer o vacuo no sistema, começamos a carregar o sistema bem devagar, observando a corrente do motor e verificando se o evaporador estava congelando, mas é um processo demorado, pois leva varios minutos até o sistema funcionar corretamente.
Faz mais de 15 anos que fiz isso, lembro de alguns detalhes. Não é bicho de 7 cabeças, o que tem que fazer é seguir e realizar as regras e os procedimentos com os devidos instrumentos.
Por falar em gambiarras, a maioria destes fulanos reparadores, nem trocam o filtro secador e nem fazem vacuo no sistema. Trocam o motor com maçarico de gas de cozinha e ja vao carregando o gas de qualquer modo, observando com a mao , onde esta esquentando e onde está gelando....
Um tempo atras um familiar, estava com um freezer com problemas, talves devido ao sistema eletronico de controle. Digo, que foi lá um dito cujo tecnico que cobrou uma fortuna e nao resolveu. O freezer está congelando parcialmente, ha partes que condensa água...deve ser falta de gas ou entrada falsa de ar na parte interna do freezer.
Acho que vou começar a pesquisar esta area a fundo e ver quanto custa o kit para fazer reparos. Tem muito mané que não entende nada , cobra caro a faz cagada.
não sei se é a mesma coisa ... mas um colega comentou a umas duas semanas que cobraram a bagatela de 600pilas para dar uma carga no Ar Condicionado do carro dele ... caro neh?
Deste valor pra mais, muitos fazem a sacanagem de trocar o compressor do A/C sem necessidade, sendo que na maioria das vezes é só repor o oleo do motor do A/C, trocar o filtro secador e dar uma carga de gas. No veiculo, normalmente depois de 5 anos perde a eficiencia do sistema devido a perda do gas, uma nova carga na maioria das vezes faz o sistema funcionar corretamente.