enigmabox escreveu:Moris,
O link nao está funcionando.
Um problema também é saber a permeabilidade do nucleo que será montado o trafo da fonte chaveada. Só com datasheet do fabricante em maos.
Eu tentei calcular todos os parâmetros da parte de potência.
Depois eu coloquei as equações no PC e fiz um exemplo, que confirmou os valores esperados.
Se você ou alguém descobrir algum erro, eu gostaria de saber para corrigí-lo.
[]'s
MOR_AL
andre_teprom escreveu:MOR_AL,
Já sei onde está a diferença.
O autor simplificou o modelo, considerando a área de condução efetiva muito inferior á área restante, que seria o caso de frequencias muito altas.
+++
enigmabox escreveu:Eu tentei calcular todos os parâmetros da parte de potência.
Depois eu coloquei as equações no PC e fiz um exemplo, que confirmou os valores esperados.
Se você ou alguém descobrir algum erro, eu gostaria de saber para corrigí-lo.
[]'s
MOR_AL
Mor_Al,
Se não me engano, me corrija se tiver errado, o calculo de um trafo de fonte chaveada se assemelha a um calculo de um trafo normal, muda a permeabilidade do nucleo, a frequencia de operação e tamanho do nucleo conforme a potencia. A maioria dos dados estão no datasheet do fabricante.
O calculo de espiras de primario e segundario senao me engano é proporcional a tensao de entrada e saida, a seção do fio é de acordo com a corrente.
O tipo de enrolamento é diferente de um trafo convencional, deve ser utilizado fio com revestimento especial e "enrolamento trançado entre primario e secundario.
Lembro que o basico era isso, depois quando voltar, vou analisar seus calculos com o do livro que tenho.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante