Potência de transformador trifásico.

Eletrônica de Potência, Eletrotécnica, Motores, Geradores, etc....

Moderadores: 51, guest2003

Potência de transformador trifásico.

Mensagempor edison » 13 Jan 2015 03:39

Senhores ,estou em dúvida quanto a um trafo trif. 380 x 220 v de 50 kvA na placa o qual estou achando muito pequeno p/ essa potência.
Pois bem:
Para saber a potência de um trafo monofásico em VA basicamente basta saber a seção geométrica do núcleo
em cm2 e elevar ao quadrado.
Então.....
Como seria p/ calcular de um trafo trifásico sendo que nesse caso teremos 3 núcleos.
Seria o mesmo calculo individual já que cada fase está defasada em 120º ou seria a soma das 3 seções ao quadrado como um todo ?
Grato.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Re: Potência de transformador trifásico.

Mensagempor KrafT » 13 Jan 2015 04:15

Olha, eu nunca fui muito proficiente em eletrotécnica, mas posso dar dois "parpite":

1- Essa de calcular a potência pelo quadrado da secção do núcleo é apenas uma aproximação;
2- O transformador trifásico tem uma densidade de potência muito maior, por isso seu núcleo relativamente menor.

Infelizmente aonde estou a net é muito restrita, então não consigo te indicar um livro que utilizei no mestrado para calcular um transformador para um inversor PWM Senoidal. Lembro que penei para achar um livro que fosse didático e prático ao mesmo tempo. Lembro que era um livro bem velhinho...

Por outro lado, temos o MOR_AL, que é fera nessas coisas da ordem de MW e deve conhecer bem o assunto. ;)
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Jan 2015 09:12

#KrafT
Tem de ver qual é o regime de funcionamento desse transformador, se é ininterrupto, ou se temporário, como no caso de um No-break por exemplo. Se for esse o caso, essa técnica de subdimensionar um trafo é comum na industria desses equipamentos, considerando a autonomia para a qual foi projetado, o que significa que no curto intervalo de tempo que operar, vai ser desligado por descarga da bateria antes de atinjir uma temperatura crítica.

#edison
Essa fórmula apesar de ser uma aproximação apresenta uma boa margem de confiabilidade, já cheguei a inclusive conferir em equipamentos comerciais da concorrencia, e praticamente bateu cravado. Como o transformador estaria em princípio trabalhando fora da área de saturação, não sei até que ponto podemos considerar esse efeito de não-linearidade da curva BH tão expressivo assim.

Porém, devo concordar contigo que pelo fato de o trifasico possuir uma densidade de corrente maior, grande parte da potencia estaria sendo transmitida na parte baixa da curva, digamos ainda lonje da saturação, e poderia ter uma performance maior ( menos perdas = maior capacidade de conduzir potencia ).
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor edison » 13 Jan 2015 11:46

Pois....
A aplicação é para rebaixar ou elevar tensão da rede 220 < > 380 e alimentar máquinas em seu uso contínuo.
Tenho usado frequentemente trafos de até 30 kVa de certa forma robustos.
Esse em particular o porte nao chega a 50 % deles e isso despertou a dúvida.
Segundo alguns catalogos de fabricantes ,fisicamente esse de 50 nao passa de 20 kVa.
Por isso busco um cálculo aproximado até p/ futuras consultas.
Grato
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Jan 2015 12:07

Poisé, o fato é que a formula que eu tenho usado desde 1995 era para laminas de ferro-silicio fabricadas naquela época. Será que atualmente já estão fabricando transformadores de 60Hz com novos tipos de materiais, ou foi somente nesse equipamento aí que voce percebeu o tamanho compacto ? Se for esse o caso, talvez até aquela formula como regra geral tenha de ser revisada.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Marcelo_SP » 13 Jan 2015 13:42

você pode a grosso modo fazer o cálculo=

3 x ((área de cada bobina x 7,74)/7,5)²)

se for autotrafo essa será a potência transformada, não a potência total para o qual ele foi feito.

acho que o livro que citaram é esse: https://pt.scribd.com/doc/25245887/Tran ... Martignoni
Marcelo_SP
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 13 Jan 2015 16:17

Eu tenho o livro.
Já o usei para trafos monofásicos.
É bom.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor KrafT » 13 Jan 2015 20:14

Hoje os fabricantes usam um putaria que chamam, se bem me lembro, de fator de utilização. Seria subdimensionar o produto, mas em dada taxa de uso, você pode extrair a potência de placa do produto.
Mas se usar numa taxa/período superior, o trem pega fogo.

Isso ai. O livro é esse mesmo! :)
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor edison » 13 Jan 2015 21:37

Nesse caso do trafo duvidoso nada da placa é confiavel.
edison
Dword

Mensagempor eletroinf » 15 Jan 2015 12:40

Já vi casos de empresas que trabalham com rebobinagem de transformadores colocarem um trafo menor dentro da carcaça que estão rebobinando. Aí o troço dura bem menos e estraga... e isso se repete até que o cliente leva em outra empresa para realizar o serviço, que ao abrir a máquina descobre a calaveirisse.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Voltar para Eletrotécnica