Página 1 de 1

Boot Mode: UEFI

MensagemEnviado: 06 Mai 2013 20:53
por EvandrPic
Comprei um notebook no final de semana e veio com o windows 8. Como não gostei dele ( Windows 8 ) resolvi instalar o Windows 7.
Aí fiz o procedimento normal selecionando na BIOS o drive de CD-ROM como prioritário em relação ao HD.
Reiniciei e o boot foi direto pro windows 8. Verifiquei novamente a BIOS e estava tudo selecionado certinho. Reiniciei novamente e novamente direto no Windows 8. :cry:
Aí fui dar uma olhada melhor no setup e encontrei esse Boot Mode: UEFI e como opção à ele tinha o modo Legacy Boot.
Meia hora de google e vejo preciso de uma atualizada, ao contrário do que pretendo fazer com o SO do notebook... :roll:

Talvez tenha mais alguém aí precisando de upgrade ou que já esteja "desfrutando" do UEFI há algum tempo e possa fazer algum comentário... :wink:

Unified Extensible Firmware Interface
http://en.wikipedia.org/wiki/Unified_Ex ... _Interface

Bom ver isso tambám:
GUID Partition Table
http://en.wikipedia.org/wiki/GUID_Partition_Table


Matéria de outubro de 2010... :shock:
UEFI: tecnologia pretende matar a BIOS e ligar o computador em 5 segundos
A forma como inicializamos os computadores está prestes a ser reformulada. A nova tecnologia acessa os recursos da máquina em tempo recorde!
Por Fernando Daquino em 5 de Outubro de 2010

A informática tem evoluído de forma acelerada e incessante há muitos anos. A capacidade de armazenamento, a potência de processamento de dados, a quantidade de memória volátil e a qualidade gráfica são alguns dos quesitos que tiveram expressivos avanços.

Entretanto, tal desenvolvimento não ocorre na mesma proporção em outros aspectos dos computadores. A BIOS é um exemplo dessa desproporcionalidade no aperfeiçoamento computacional.

Basicamente, fora algumas pequenas modificações, o processo de carregamento dos recursos de hardware e software dos PCs que realizamos atualmente ocorre da mesma forma há 25 anos. Mas este fato está prestes a sofrer uma drástica mudança. Isso porque a adoção do UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) – sistema muito mais rápido e seguro para inicializar o sistema operacional – deve acontecer em 2011.

Ao que tudo indica, a velha e retrógrada BIOS está com os seus dias contados! Conheça o sucessor do mecanismo com duas décadas e meia de vida e quais serão as vantagens em utilizá-lo. Ansioso para ver seu computador operante em menos de quinze segundos?

Imagem

O que é a BIOS?
Antes de abordarmos as características do UEFI é preciso ter uma noção do que é a BIOS. Este termo é o acrônimo de Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída) e consiste em um programa desenvolvido em Assembler que fica armazenado no microprocessador (ou memória CMOS – Complementary Metal Oxide Semiconductor) da máquina por meio de um firmware.

O próprio nome da tecnologia indica sua responsabilidade dentro do processo de carregamento do sistema operacional: ativar as atividades básicas para o correto funcionamento de todos os recursos da máquina. Ou seja, a função da BIOS é passar as diretrizes ao processador de como ele deve proceder com os dispositivos essenciais para o boot do SO.

Imagem

Assim que você pressiona o botão “ligar” no gabinete, a BIOS entra em ação rastreando todo e qualquer dispositivo de hardware que esteja conectado ao PC e se cada um destes está funcionando – é o chamado Power-On Self Test (POST).

Depois de tudo devidamente identificado, os dados coletados ficam armazenados para evitar o desperdício de tempo em uma futura inicialização. Em seguida a bola é passada para o sistema operacional instalado, o qual assume o controle daí em diante.

Em outras palavras, sem a existência da BIOS o seu computador não ligaria. A máquina não reconheceria os periféricos (mouse, teclado e caixas de som, por exemplo), portas de conexão, unidades de armazenamento, enfim, seria impossível acessar ou manipular qualquer informação. Quer saber mais sobre esta tecnologia de 25 anos de idade? Acesse o artigo “O que é BIOS?” e divirta-se!

O UEFI vem cheio de melhorias
Agora que você relembrou ou aprendeu o conceito básico da BIOS, está pronto para conhecer o seu sucessor revolucionário. Para isso precisamos voltar ao início da década de 90, quando a Intel – apoiada pela Microsoft – começou a desenvolver um sistema com o objetivo de substituir a BIOS e permitir a aplicação de novas ferramentas, o EFI.

A partir da versão 1.10 desta tecnologia, um grupo de grandes empresas tecnológicas (entre elas a Apple, a Intel, a Microsoft, a AMD, a Dell, a Hewlett Packard e a IBM) criou uma fundação que deu nome a um novo formato: o UEFI.

Com módulos construídos em linguagem C, o Unified Extensible Firmware Interface permite que o código de programação seja alterado sem afetar outros setores de sua estrutura, o que é uma maneira mais prática dos desenvolvedores atualizarem seus recursos e corrigirem os erros existentes.

Além disso, o UEFI consegue ser carregado por meio de qualquer recurso de memória não volátil e levar os drivers necessários para sua operação. Sendo assim, ele é independente de qualquer sistema operacional. Devido a estas características o UEFI possui as mesmas funções que a BIOS, porém, com um desempenho invejável.

Interface
Assim que o UEFI é iniciado, uma melhoria é notável: sua interface. Diferentemente da BIOS, o novo sistema de carregamento do PC permite a interatividade do usuário com suas funcionalidades por meio do mouse. Tal característica consome mais recurso da máquina, entretanto, a flexibilidade e a praticidade com que você navega entre os menus do UEFI são muito maiores.

No que tange os aspectos visuais da interface, a estrutura gráfica tornou-se mais agradável e apresenta-se melhor elaborada. Com o UEFI é possível incluir outras funções ao acervo de ferramentas de inicialização do computador, como o acesso direto ao drive de discos óticos, a conectividade com a internet, a disponibilização de pastas armazenados no disco local, a utilização de mensageiros instantâneos, a implementação de aplicativos de entretenimentos (inclusive jogos), entre outros recursos.

Inicialização em tempo reduzido
O visual renovado do UEFI é bacana, o que torna a experiência do usuário agradável. Porém, o que faz desta novidade uma tecnologia tão revolucionária é, sem dúvida, a economia de tempo para o carregamento dos recursos básicos de funcionamento da máquina. O tempo de boot de um computador que usa o Unified Extensible Firmware Interface é reduzido drasticamente.

De acordo com o presidente da Uified EFI Forum, Mark Doran, as máquinas atuais em bom estado e que operam com BIOS levam entre 25 e 30 segundos para averiguar todos os dispositivos de hardware. Com a nova tecnologia o tempo aproximado é de cinco segundos, uma redução considerável!

Não está acreditando? Então dê uma olhada no vídeo seguinte, o qual apresenta uma demonstração do UEFI em um notebook da Lenovo. Como você pode perceber, o Windows 7 carrega em cerca de 13 segundos.

Phoenix Quick Boot
http://www.youtube.com/watch?v=D5da1kmjwdM

Compatibilidade
Sempre que uma tecnologia é substituída, a dúvida da compatibilidade - muito pertinente por sinal - é levantada. Com o UEFI não poderia ser diferente, muitos usuários andam se perguntando se seus dispositivos de hardware e sistemas operacionais serão suportados pelo novo sistema.

Em relação aos periféricos, discos rígidos, pentes de memória, processadores, drives óticos e outros equipamentos físicos, a tramitação da BIOS para o UEFI deve acontecer naturalmente, já que este está preparado para funcionar com os dispositivos que usamos hoje.

Por outro lado, no que concerne aos recursos de software da máquina existem algumas limitações. Se você tem instalado o Windows XP, bem como a versão de 32 bits do Vista, encontrará problemas ao implementar o Unified Extensible Firmware Interface. Quem usufrui do Linux pode ficar mais tranquilo, pois basta uma atualização do kernel para tornar o UEFI funcional.

Dominando o mercado
Em entrevista à revista eletrônica BBC do Reino Unido, Mark Doran explica que os criadores da BIOS pretendiam produzir uma linha para apenas 250 mil máquinas – número superado há muito tempo. Podemos concluir que a ideia original desta tecnologia era assumir uma posição temporária no mercado.

Desde janeiro de 2006 a Apple produz versões do Mac baseadas em processadores da Intel que utilizam o UEFI. Isso mostra que este sistema de inicialização de computadores tem seu valor e tem sido colocado à prova durante anos por uma das empresas mais respeitadas do planeta.

Evidentemente, ainda existem questões a serem averiguadas e discutidas entre os especialistas da área. Porém, as grandes melhorias proporcionadas pelo UEFI forçam cada vez mais a uma posição dos fabricantes em relação a sua comercialização. Para Doran, o chefão da fundação que desenvolve a tecnologia, a versão 2.3 do UEFI deve abocanhar boa parte do mercado de computadores já no ano de 2011.

O que esperar desta tecnologia?
A redução no tempo de carregamento de hardware e software proporcionada pelo UEFI é indiscutível. O aperfeiçoamento da interface é outro motivo para acreditarmos que a BIOS não tem muito tempo de vida. Apesar de ter um importante papel no desenvolvimento tecnológico nesses 25 anos, a BIOS está defasada para suportar dispositivos cada vez mais avançados e potentes.

Pela idoneidade da Unified EFI Forum (fundação que desenvolve o novo sistema), podemos acreditar que, ao menos em parte do mercado, os computadores que saírem de fábrica a partir do ano que vem terão o UEFI como mecanismo de inicialização. Se isso vai encarecer o produto final, não podemos afirmar nada.

Para mais informações sobre esta revolucionária tecnologia, a qual deve selar o ciclo de vida da BIOS, você deve acessar o site da Unified EFI Forum.

.....

Mas e para você, caro leitor? Será que realmente a velha companheira de inicialização do computador está com seus dias contados? Os benefícios do UEFI justificam a substituição de um sistema já consolidado? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!


http://www.tecmundo.com.br/uefi/5753-ue ... gundos.htm

Re: Boot Mode: UEFI

MensagemEnviado: 07 Mai 2013 20:42
por norad58
Ja uso um Macbook por alguns anos e no inicio era bem rapido o carregamento do sistema, ficava na casa dos 15 segundos. Digo , dar boot e estar totalmente funcional.
Nao como faz o Windows7 64bits que tenho em um PC com i7 aqui que carrega uma parte do SO e depois fica congelando por alguns segundos o ambiente operacional, até que todo o sistema esteja carregado.
No Macbook, depois de atualizar para o sistema Lion de 64 bits, piorou o tempo de carregamento, ficou na casa dos 27 segundos, nao sei se a Apple pisou no tomate, ou o SO esta carregando mais arquivos na inicializaçao. Já fiz teste com Linux64 bits e Solaris 64 bits em um PC e digo que ficam mais lentos para carregar o SO.
Vejo que para sistemas 32bits o carregamento fica mais rapido que em um sistema com SO de 64 bits.
Para mim ainda tem que melhorar a velocidade dos HDs. Ja fiz teste em um PC i7 e tambem em um server dual Xeon com 3 canais de memoria com HDs de estado solido SATA o conhecido SSD. Houve uma diminuiçao do tempo no carregamento do SO, tanto que usando windows XP o sistema carregava em menos de 10 segundos sem a tecnologia EFI. Mas ainda neste tipo de HD, dependendo do fabricante, é mais lento na gravaçao de dados e outro detalhe que nao informam é que a vida util de um HD SSD é bem menor que um HD convencional.
Com este sistema sem BIOS o carregamento do SO é mais rapido mas depende também de outros fatores como tipo de S.O., velocidade do HD, da memoria e de quantos arquivos tem que carregar até o sistema estar 100% funcional.
:wink:

Re: Boot Mode: UEFI

MensagemEnviado: 08 Mai 2013 08:36
por andre_luis
Evandro,


Tal como voçê, minha espôsa comprou um Laptop com o WIN8 ( single language ), e insatisfeita pretende migrar para o WIN 7.
Porém, algo que me deixou preocupado, é o fato de que a chave do SO está na BIOS.
Sabe se é possível fazer isso sem ter problemas depois ?



+++

Re: Boot Mode: UEFI

MensagemEnviado: 08 Mai 2013 14:11
por EvandrPic
Andre, eu desisti de mudar pro W7... Eu iria comprar um HD maior e fazer isso nesse outro HD pois, se desse algum problema, poderia voltar por HD antigo mas o HD desse notebook é mais fino (7mm de espessura - para ultrabook) e não encontrei ainda. Os HDs de notebook costumam ter 9,5 mm de espessura, só que com esses a tampa não fecha.
Já estou me acostumando ao W8... :D

Mas, pelo que andei lendo, é possível instalar o W7 sem problema tanto no modo UEFI quanto no Legacy BIOS...
Me parece que no modo UEFI tem que formatar FAT32 e mudar a MBR para GPT... e acho que só é possível para x64 bits.

Por enquanto vou usar o W8 mesmo, até para não ter problema com a garantia caso eu precise. Se eu tivesse encontrado um hd de 7mm, esse problema não existira pois conservaria o HD dele guardado.

Eu queria um HD da Hitachi de 1TB, SATA 3 (6Gbps), 7200 RPM, 7mm...
Este e o HD que vem no meu:
http://loja.williansnotebooks.com/ecomm ... rabook-7mm


andre_teprom escreveu:Evandro,


Tal como voçê, minha espôsa comprou um Laptop com o WIN8 ( single language ), e insatisfeita pretende migrar para o WIN 7.
Porém, algo que me deixou preocupado, é o fato de que a chave do SO está na BIOS.
Sabe se é possível fazer isso sem ter problemas depois ?



+++

Re: Boot Mode: UEFI

MensagemEnviado: 08 Mai 2013 14:19
por xultz
Eu vi alguns sites explicando que o Win 8 tem suporte nativo a dual boot (prá instalar o Win 7 junto), aí não corre o risco de perder um ou outro, mas não cheguei a experimentar. Não é muito difícil de executar, pelo que vi.

Re: Boot Mode: UEFI

MensagemEnviado: 08 Mai 2013 17:09
por KrafT
É bobagem querer ficar com Win7.

Mais cedo ou mais tarde você acaba migrando para o Win8, ou 9, etc... A diferença é que vc não perde um tempão tentando fazer a regressão do SO.

Eu odiei o Windows, adorava o DOS. Mas a Microsoft não se comoveu...

Ah, o ruim do Win8 é que tem que usar o Codewarrior 10, que é feito no lixo chamado Eclipse.

Outro ponto: Eu entulhei o note com programas bem pesados, e ele continua muito rápido. E é um simples I3 com 4G de RAM. Já o meu note pessoal é um I7 com 8G de RAM e Win7 com pouca coisa instalada, tá uma, para ser sincero: Xit.

Re: Boot Mode: UEFI

MensagemEnviado: 08 Mai 2013 18:30
por norad58
Outro ponto: Eu entulhei o note com programas bem pesados, e ele continua muito rápido. E é um simples I3 com 4G de RAM. Já o meu note pessoal é um I7 com 8G de RAM e Win7 com pouca coisa instalada, tá uma, para ser sincero: Xit.

Tenho o mesmo problema com um PC de mesa com i7 e 8gb de ram, no inicio funcionava bem o win7 64 biribas, com o baixar de atualizações oficiais da Microsoft, começou a ficar lento na hora do boot e as vezes fica congelando a imagem, o mouse e o ambiente grafico por varios segundos. Não é problema de virus, ja troquei de marca, nem problema de hardware.... No mesmo PC tenho um windows XP 32bits em outro HD e não ocorre esta lentidao inicial no boot.

Re: Boot Mode: UEFI

MensagemEnviado: 08 Mai 2013 20:52
por KrafT
norad58 escreveu:...e as vezes fica congelando a imagem, o mouse e o ambiente gráfico por vários segundos.


Tenho exatamente o mesmo problema. Nada reage nesse período, não dá para dar Ctrl+Alt+Del, nem nada...

Eu tenho um Samsung RF511 e tou desconfiado que comprei rato por lebre (gato ainda seria lucro).

Re: Boot Mode: UEFI

MensagemEnviado: 09 Mai 2013 07:58
por norad58
Kraft,

Eu tenho um Samsung RF511 e tou desconfiado que comprei rato por lebre (gato ainda seria lucro).


Já tentei desabilitar varias tarefas iniciais durante o carregamento do Windows7 e desativei alguns serviços, mas não melhorou muito. Em um outro PC de um colega meu com Windows8 ocorre o mesmo, creio que o kernel ou framework são similares entre os dois Windows e tem algum problema tanto nas versões 32 e 64 biribas!
Na tela do Task Manager não dá pra ver qual "task" está congelando o sistema, pois o Task Manager congela durante a visualização e quando volta a funcionar mostra que as tasks mais carregadas estao com 10 a 20% de carga da CPU em um i7.
Percebi isso no Windows7 com o passar das atualizações , no Windows8 já veio assim.


No wikipedia mostra que houve problemas do UEFI com o kernel do Linux:

In January 2013, a bug surrounding the UEFI implementation on some Samsung laptops was publicized, which caused them to be bricked after installing a Linux distribution in UEFI mode. While potential conflicts with a kernel module designed to access system features on Samsung laptops were initially blamed (also prompting kernel maintainers to disable the module on UEFI systems as a safety measure), experiments by Linux developer Matthew Garret uncovered that the bug was actually triggered by storing too many UEFI variables to memory, and that the bug could also be triggered under Windows using a custom-made program intentionally built to write a large number of variables to memory. In conclusion, he noted that conflicts caused by the kernel module had caused kernel message dumps to be written to the firmware, thus triggering the bug.

Mas não creio que seja o seu notebook Samsung, o problema deve ser com o Windows mesmo. Se funcionar com outro sistema operacional então não pode ser problema de hardware.
O ruim de muitos fabricantes é que desenvolvem o hardware do notebook para uma versão de Windows, depois para fazer downgrade é difícil porque não existem drives compatíveis na maioria dos casos.
Entre Win7 e Win8 não vi muita inovação, apenas criaram um sistema com duas GUI, ou seja de dupla personalidade..... O problema do Windows foi quando lançaram o Windows Vista que mudou radicalmente todo o S.O. Ai para fazer downgrade nestas maquinas era difícil.
Também lembro de ter visto que o Windows7 era compilado para AMD64 mas funciona em qualquer Intel 64, fizeram isso para deixar mais compativel o software com o hardware das máquinas. E a maioria da instabilidade do S.O. estão nos drives dos periféricos, que não são desenvolvidos pela Microsoft , mas sim por terceiros.

Re: Boot Mode: UEFI

MensagemEnviado: 09 Mai 2013 08:22
por KrafT
Bom numa rápida busca parece que o problema pode não ser a UEFI, mas sim a placa de vídeo dedicada: https://forums.geforce.com/default/topi ... 03-laptop/

No meu sistema aparecem duas placas de vídeo, uma Intel e essa Nvidia. Será que dá para desativar a Nvidia?


Meu, acabei com o tópico sobre UEFI.... :oops:

Re: Boot Mode: UEFI

MensagemEnviado: 09 Mai 2013 09:54
por EvandrPic
Não, Kraft, a idéia era essa... discutir sobre vantagens, desvantagens, problemas, soluções, etc, do UEFI....

Depois de uns 5 dias usando o Windows 8, já estou satisfeito e acho que não vou mais trocar pelo W7 nessa máquina...
Tá atendendo bem às minhas necessidades...


KrafT escreveu:Bom numa rápida busca parece que o problema pode não ser a UEFI, mas sim a placa de vídeo dedicada: https://forums.geforce.com/default/topi ... 03-laptop/

No meu sistema aparecem duas placas de vídeo, uma Intel e essa Nvidia. Será que dá para desativar a Nvidia?


Meu, acabei com o tópico sobre UEFI.... :oops: