Linux USB (portable)

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: Linux USB (portable)

Mensagempor pamv » 18 Fev 2019 10:43

denis escreveu:Se vocês estão falando de USB CDC, de acordo com o link abaixo a ST só tem drivers para versão Windows.

https://www.st.com/en/development-tools ... 32102.html

Até onde eu entendo, o linux não precisa desses drivers, não? Quando eu conecto uma black board no linux ele a associa ao /dev/ttyACMx, a blue pill com firmware da Maple Leaflabs também também
pamv
Word

Mensagempor denis » 18 Fev 2019 16:26

Bom, nunca testei USB CDC no linux, mas se você está dizendo isso então não precisa.
denis
Byte

Mensagempor pamv » 18 Fev 2019 17:16

Talvez eu não tenha entendido o que você e o RAWeigel buscam.
O que eu quis dizer é que tendo o suporte no firmware do cliente o linux automaticamente associa um tty (/dev/ttyUSB0, /dev/ttyACM0, etc) para comunicação serial com o cliente de acordo com a negociação do firmware do cliente ou chip que ele usa. Assim, uma blue-pill "pelada" se conectada no Linux não negocia nada, mas se tiver o firmware da Maple Leaflabs configura um tty, o mesmo pra blackboard com micropython.
Na minha experiência com o windows você precisa ter um driver para cada tipo de chip o CH3400 usa um, o PL2303 outro, o FTDI outro, etc, tanto que eu mantenho um win7 até hoje para poder usar um gravador que não tem driver no win10. Esse driver que você indicou ele atua do lado do Windows.
Era isso.
Eu ainda não entendi bem o que o RAWeigel deseja e que ambiente de desenvolvimento ele vai usar, por isso eu disse que se ele recorrer ao STM32duino a porta usb da blue-pill vai conversar com o Linux como um console/monitor serial.
pamv
Word

Mensagempor RAWeigel » 18 Fev 2019 17:54

Olá Pessoal,
Consegui fazer as coisas conversarem (STM32 -> USB "nativo" emulando uma porta serial -> USB Micro).
Realmente não precisa de driver, mas foi difícil achar o tal do "ttyACM0". Vi agora que o Pamv colocou uma dica.

O próximo passo é fazer o Python rodar nesta distribuição (Tiny Linux Core).

linux_00.jpg

Obrigado a todos, por enquanto.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor pamv » 19 Fev 2019 14:20

Não esqueça de criar uma regra no udev.d para automatizar as permissões de acesso à porta serial
pamv
Word

Mensagempor RAWeigel » 19 Fev 2019 19:43

pamv escreveu:Não esqueça de criar uma regra no udev.d para automatizar as permissões de acesso à porta serial

Obrigado Pamv.
Coloquei na minha lista, para pesquisar sobre o assunto.
Porém ontem testei um "boot" com tudo plugado (Pen drive com LINUX + STM32) e funcionou normalmente.
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor pamv » 19 Fev 2019 20:44

quando eu tento responder com o procedimento ganho um forbidden na testa
Forbidden
You don't have permission to access /phpbb/posting.php on this server.

Additionally, a 403 Forbidden error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.
pamv
Word

Anterior

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )