Odisséia com o Linux/Ubuntu

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: Odisséia com o Linus/Ubuntu

Mensagempor MOR_AL » 07 Mai 2013 13:17

vtrx escreveu:
Como instalar um SO e de ante-mão estar conectado à internet? O modem fica fisicamente conectado, mas é preciso instalá-lo APÓS a instalação do SO.

Depois de baixar a ISO do Link e gravar o ISO,voce vai dar Boot com opção de buscar o sistema no CD/DVDRom.
A ISO do Link tem a opção de instalação em 'Live DVD' e essa instalação primeiramente configura todo seu Hardware(na memória do PC) para depois começar a instaçao,isto é,voce vai estar conectado na net.

Vou acessar o link e, pelo menos, fazer a imagem no CD ou DVD.
Essa semana irei à cidade do Rio e devo retornar com o gravador/reprodutor de DVD IDE. Não quero mais abrir os PCs que já funcionam bem.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Odisséia com o Linux/Ubuntu começa a chegar ao fim.

Mensagempor Wagner de Queiroz » 07 Mai 2013 13:32

Mor_al,

Tem skype para linux e uso ele muito bem. Não tem problema de usar seja em linux como no windows.

é sempre bom baixar tudo pelo site do ubuntu.com mesmo.

http://www.ubuntu.com/download/desktop

abaixo da versão 12.04 que tem suporte longo, verá a versão atual. Te explico esse papo de suporte longo no skype.

para colocar o ubuntu no pendrive, como vc usa windows o link abaixo vai te ajudar, economizei dois cliques pra vc, do link acima:

http://www.ubuntu.com/download/desktop/ ... on-windows

Esse pendrivelinux é um programinha bom que pega o .iso, copia o conteúdo dele para um pendrive e faz a parte bootável funcionar.

O pendrive tem que ser maior que a imagem .iso para funcionar e será formatado pela aplicação, quando não precisar mais do penlinux, podes apagar todos os arquivos e formata-lo novamente (para que não seja bootável)

Me procure pelo skype para conversarmos que eu te auxilio nas dúvidas.

Acerca da Tradução. Ao bootar o linux pela sessao do pendrive, ele pergunta o idioma que você vai usar. se pular esta parte ele sai em inglês. mesmo que você instale ele em inglês, passar para o português vai requerer algumas pequenas mudanças que estou enferrujado em fazer, mas costuma ser tranqui-lo.

Particularmente não sou partidário do kubuntu por causa do KDE que era bem pesado versões atras. Não sei hoje e já me acostumei tanto ao Unity 3D e ficou bem mais difícil voltar ao KDE. Teste o ubuntu que é a versão mais usada até você se acostumar, ai vc pode brincar com o Kubuntu que só muda a interface grafica.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Re: Odisséia com o Linux/Ubuntu começa a chegar ao fim.

Mensagempor MOR_AL » 07 Mai 2013 19:05

Wagner de Queiroz escreveu:Mor_al,

Tem skype para linux e uso ele muito bem. Não tem problema de usar seja em linux como no windows.
Ok! Meu Skype, que mal uso, era versão 3. Ao abri-lo fui solicitado que atualizasse. O aplicativo fechou, atualizando ou não. Então fui obrigado a atualizá-lo. Ao abrir o Skype, o aplicativo solicitou que o atualizasse. Do mesmo jeito que antes. Atualizei novamente com o mesmo resultado. Aí tentei desinstalar o Skype para baixar a versão atual. O programa do Windows para desinstalar não desinstalava. Por fim consegui desinstalar. Agora tenho que baixar o SKype.

é sempre bom baixar tudo pelo site do ubuntu.com mesmo. Acho que já tinha feito isso mesmo, com a versão 12.04.2. A que é em portInglês e que foi a única que aceitou conectar à Internet.

http://www.ubuntu.com/download/desktop

abaixo da versão 12.04 que tem suporte longo, verá a versão atual. Te explico esse papo de suporte longo no skype. Como mencionei, já disponho de um DVD com a versão 12.04.2.

para colocar o ubuntu no pendrive, como vc usa windows o link abaixo vai te ajudar, economizei dois cliques pra vc, do link acima: Ok!

http://www.ubuntu.com/download/desktop/ ... on-windows

Esse pendrivelinux é um programinha bom que pega o .iso, copia o conteúdo dele para um pendrive e faz a parte bootável funcionar. Ficou meio confuso! O boot pelo pendrive pressupõe que não se tenha o Ubuntu instalado, né? Caso houvesse o Ubuntu instalado o pendrive seria dispensável. Sem o Ubuntu instalado, só tenho acesso ao PC pelo Windows. Então baixo o penlinux via Windows. A geração do pendrive bootável só poderia ser feita pelo Windows, então o penlinux abre com o SO do Windows e produz o pendrive com o boot e o SO do Linux. É isso?

O pendrive tem que ser maior que a imagem .iso para funcionar e será formatado pela aplicação, quando não precisar mais do penlinux, podes apagar todos os arquivos e formata-lo novamente (para que não seja bootável) Ok!

Me procure pelo skype para conversarmos que eu te auxilio nas dúvidas.

Acerca da Tradução. Ao bootar o linux pela sessao do pendrive, ele pergunta o idioma que você vai usar. se pular esta parte ele sai em inglês. mesmo que você instale ele em inglês, passar para o português vai requerer algumas pequenas mudanças que estou enferrujado em fazer, mas costuma ser tranqui-lo.

Particularmente não sou partidário do kubuntu por causa do KDE que era bem pesado versões atras. Não sei hoje e já me acostumei tanto ao Unity 3D e ficou bem mais difícil voltar ao KDE. Teste o ubuntu que é a versão mais usada até você se acostumar, ai vc pode brincar com o Kubuntu que só muda a interface grafica.

Então já decidi!
1 – Amanhã estarei indo para o centro do Rio (de Janeiro, e não me suicidar, hehehe).
2 – Encomendei e comprei um leitor/gravador de DVD IDE.
3 – Depois de amanhã instalarei o hardware no PC “eletrônica”.
4 – Com o DVD que tem a versão 12.04.2 do Ubuntu (em portInglês), instalarei o Ubuntu. Já fiz isso e foi relativamente simples e durou cerca de 40 minutos ou menos.
5 – Tentarei instalar o “vivo 3G” e me conectar à internet. Também já fiz isso e não foi tão difícil. Só não me lembro qual foi a configuração final, mas tenho a receita de bolo escrita. É só partir dela.
6 – Tentarei me familiarizar um pouco mais com o Ubuntu, pois como é novo para mim, ainda preciso saber onde encontrar as coisas.
7 – Baixarei o Skype/Linux para me comunicar com você via SO Linux e poder fazer as coisas “on line”.
Bom! Essa etapa deve terminar perto ou no fim-de-semana. Eu entrarei em contato com você. Valeu!

VtrxVou seguir o conselho do Wagner, pois pelo que entendi, ele só usa o Linux e na opinião dele o Kubuntu/KDE é mais pesado e eu sou “novato”, pelo menor nesse assunto. Visitei o link do Kubuntu e para a versão que me interessava, tinha que baixar o Torrent. Se não me engano, há muito tempo tive experiência desagradável com ele. Entrou um vírus e perdi tudo do PC, além de ter que reformatar a máquina e reinstalar todos os programas. O problema depois, foi validar meu PC para os bancos.
De qualquer forma, grato pelas dicas.
[]'s a todos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Odisséia com o Linux/Ubuntu

Mensagempor norad58 » 07 Mai 2013 20:07

Mor_al

Nao desista, tu vai apanhar bastante mas no futura ficara contente por nao utilizar mais windows.
Também quando tiver mais experiencia, tu pode instalar o Wine que executa programas windows dentro do Linux ou seja dá pra executar varios programas windows diretamente no Linux sem usar outra partiçao ou simuladores.
Veja em :

http://www.winehq.org

Eu ja uso linux desde 1996 quando era tudo em ingles a quase todas as distribuiçoes eram um parto pra instalar, muito mais dificil que hoje, pois tinha que formatar o HD com o tipo de partiçao correta, carregar manualmente os programas, partir o sistema, configurar tudo em tela de texto, etc...... Hoje está mais facil, mais automatica a instalaçao, varias distribuiçoes ja instalam tudo automaticamente, como um sistema windows.
Mas mesmo assim não vi até hoje uma distro Linux que seja 100% perfeita na instalaçao, sempre tem que fazer um "remendo"pras coisas funcionarem.
Nao gosto do Ubuntu nem de ambiente Gnome, ja tive varios problemas com atualizaçoes, prefiro distro Linux com ambiente KDE e com gerenciador de boot LILO e que tenham um pacote de programas mais testados, tanto que uso Slackware até hoje, já testei quase todas as principais distribuiçoes linux e algumas Unix como Solaris. Ha varias distribuiçoes no mercado que sao instaveis pois todo o conjunto de programas nao é bem testado. Outras mais defasadas, mas possuem um conjunto de programas mais estaveis como o Debian, que levam varios meses até criarem uma nova atualizaçao do sistema.
O Ubuntu ou Kubuntu é baseado Debian, se conseguir baixar todos os DVDs do Debian, terá muitos programas em mãos, há varios programas de eletronica, matematica, etc... Mas tu nao terá a facilidade de instalaçao do Ubuntu.
Antigamente existia uma distribuiçao nacional o Kurumin, pena que foi descontinuado, esta distribuiçao era bem compativel em relaçao ao hardware dos PCs vendidos no Brasil, assim funcionava quase 100% sem problemas.
Hoje o Kernel do Linux está bem avançado, está compativel com uma grande quantidade de hardwares e tem capacidade de ler varios tipos de partiçoes diferentes. Entao muitas dificuldades com compatibilidades de hardware foram minimizadas. O problema ainda sao os tipos de PC ou notebooks com hardware criados para rodarem somente windows. Assim o kernel do Linux vai rodar meio que "genericamente"neste tipo de hardware e muitas funçoes nao funcionarão.
Por enquanto tente se adaptar ao Ubuntu, para pegar mais experiencia, depois tente instalar outra distribuiçao. Ja te informo que dependendo da distribuiçao Linux os diretorios mudam e alguns programas também.
norad58
Word

Mensagempor mrgadotti » 08 Mai 2013 23:04

Comecei a mexer com LINUX em 2004 e cheguei a usar o Kurumin por algum tem e logo migrei pro Slackware por influência de alguns colegas. Foram algumas noite sem sono pra por essa encrenca para funcionar... Hoje de estar tão habituado se tornou algo simples como utilizar o Windows no dia a dia.
Mas de fato como maioria das aplicações que utilizo são para windows, me torna inviável ficar utilizando MacOS e Linux.
O Apple atualmente utilizo somente para áudio que programas de engenharia são um parto no Macintosh.
mrgadotti
Byte

Mensagempor MOR_AL » 08 Mai 2013 23:16

norad58 escreveu:Mor_al

Nao desista, tu vai apanhar bastante mas no futura ficara contente por nao utilizar mais windows. Pôxa! Ainda mais? ... E bastante?
Também quando tiver mais experiencia, tu pode instalar o Wine que executa programas windows dentro do Linux ou seja dá pra executar varios programas windows diretamente no Linux sem usar outra partiçao ou simuladores.Quando e se tiver mais experiência, talvez seja hora de migrar e ficar apenas no Linux, mas acho que esta condição é satisfeita apenas para os experts.
Veja em :

http://www.winehq.org

Eu ja uso linux desde 1996 quando era tudo em ingles a quase todas as distribuiçoes eram um parto pra instalar, muito mais dificil que hoje, pois tinha que formatar o HD com o tipo de partiçao correta, carregar manualmente os programas, partir o sistema, configurar tudo em tela de texto, etc...... Hoje está mais facil, mais automatica a instalaçao, varias distribuiçoes ja instalam tudo automaticamente, como um sistema windows.
Mas mesmo assim não vi até hoje uma distro Linux que seja 100% perfeita na instalaçao, sempre tem que fazer um "remendo"pras coisas funcionarem. Com a distribuição Ubuntu 12.04.2 a instalação foi fácil.
Nao gosto do Ubuntu nem de ambiente Gnome, ja tive varios problemas com atualizaçoes, prefiro distro Linux com ambiente KDE e com gerenciador de boot LILO e que tenham um pacote de programas mais testados, tanto que uso Slackware até hoje, já testei quase todas as principais distribuiçoes linux e algumas Unix como Solaris. Ha varias distribuiçoes no mercado que sao instaveis pois todo o conjunto de programas nao é bem testado. Outras mais defasadas, mas possuem um conjunto de programas mais estaveis como o Debian, que levam varios meses até criarem uma nova atualizaçao do sistema.
O Ubuntu ou Kubuntu é baseado Debian, se conseguir baixar todos os DVDs do Debian, terá muitos programas em mãos, há varios programas de eletronica, matematica, etc... Mas tu nao terá a facilidade de instalaçao do Ubuntu.
Antigamente existia uma distribuiçao nacional o Kurumin, pena que foi descontinuado, esta distribuiçao era bem compativel em relaçao ao hardware dos PCs vendidos no Brasil, assim funcionava quase 100% sem problemas.
Eu pensava que o hardware era quase que padrão. Que não existia "nacionalidade"!
Hoje o Kernel do Linux está bem avançado, está compativel com uma grande quantidade de hardwares e tem capacidade de ler varios tipos de partiçoes diferentes. Entao muitas dificuldades com compatibilidades de hardware foram minimizadas. O problema ainda sao os tipos de PC ou notebooks com hardware criados para rodarem somente windows. Assim o kernel do Linux vai rodar meio que "genericamente"neste tipo de hardware e muitas funçoes nao funcionarão.
Por enquanto tente se adaptar ao Ubuntu, para pegar mais experiencia, depois tente instalar outra distribuiçao. Ja te informo que dependendo da distribuiçao Linux os diretorios mudam e alguns programas também. Valeu! Vou começar pelo primeiro degrau da escada, depois, se for me empolgando, tento outras distribuições. O problema maior é sempre o tempo, que fica curto para tanta tecnologia.
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 09 Mai 2013 13:35

Então já decidi!
1 – Amanhã estarei indo para o centro do Rio (de Janeiro, e não me suicidar, hehehe). Fui!
2 – Encomendei e comprei um leitor/gravador de DVD IDE. Comprei e voltei!
3 – Depois de amanhã instalarei o hardware no PC “eletrônica”. Instalei. Tava fud, erh com defeito. Foi para o lixo!
4 – Com o DVD que tem a versão 12.04.2 do Ubuntu (em portInglês), instalarei o Ubuntu. Já fiz isso e foi relativamente simples e durou cerca de 40 minutos ou menos. Com o DVD no lixo eu pensei em fazer o tal pendrive bootável. Aí decidi verificar a quandidade de memória usada no DVD Ubuntu portInglês; 729MB. Verifiquei que o CD comportava 739MB. Fiz um espelho em CD e bootei (pelo grav/repr do CD, claro). O último bit ficou pendurado no perímetro do CD. Se o CD rodasse mais rápido ele poderia sair voando e eu nunca mais ia achá-lo.
A instalação corria bem, quando o programa me perguntou se queria compartilhar (particionar) o HD com o Windows: Sim!
Apareceu um retângulo com uma divisão central. Lado esquerdo 125GB, lado direito 124,?GB. PQP. Quem era o Linux e quem era o XP? Queria colocar o Linux com 50GB e o Windows com 200GB, mas na dúvida, e com medo de escolher o lado pequeno para o Windows, deixei meio-a-meio.
A instalação foi rápida. Para conferir, abri o Windows, que depois de reclamar com a mudança na partição, aceitou e abriu. A partição do Windows ficou com a metade do HD.
Bootei pelo Linux e também abriu. Legal, alguma coisa está começando a funcionar. Mais tarde vou tentar a conexão com a net.

[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 11 Mai 2013 07:56

Instalei e me conectei na internet. Com essa versão do Ubuntu (12.04.02) foi fácil. Consegui de primeira, o que prova que, com as versões anteriores, algo estava faltando.
Próximo alvo. Skype.
Procurei naquele quadro em que o Ubuntu mostra muitos aplicativos para baixar, mas não havia Skype. Tinham muitos aplicativos, mas como eu não conheço o que eles fazem, não baixei nenhum. No momento, meu objetivo é o Skype.
Naveguei na Net e descobri Skype para Linux.
Tinham três procedimentos. Todos com um grupo de instruções que devem ser colocados em outro local (Não me lembro dos nomes exatos dos quadros à esquerda do vídeo, mas vocês "experts" saberão o que eu quero dizer).
Um dos procedimentos se refere a 32 bits, outro a 64 bits e outro que identifica a versão do Ubuntu e se instala, de acordo com a quantidade de bits. Escolhi este último.
Descobri que não dá para fazer Ctrl + C e Ctrl + V. Tem que clicar no botão direito do mouse. Tudo bem.
Ao dar o "paste" no local apropriado, me foi solicitado colocar a senha. Como havia entrado com apenas uma senha na instalação, coloquei e recebi informações pela linha de comando. Eram sem nexo, ou eu já estava meio cansado. Algo como se a senha estivesse errada, o que não era verdade. Apareceu também algo que lembrava que eu teria apenas três tentativas. O Skype não havia sido instalado.
Repetindo o procedimento algumas vezes, uma enxurrada de linhas escritas rolaram pelo vídeo.
Não sei se ocorreu a instalação. Já era muito tarde e eu fui dormir.
Abro aqui um parêntese.
O que funciona facilmente deveria ser aplicado. A instalação poderia ser semelhante à do Windows, que basta clicar em avançar que tudo é instalado. Linhas de comando, para quem está iniciando é um procedimento do tempo do DOS e que poderia ser melhorado.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor vtrx » 11 Mai 2013 09:41

No terminal,digite:
sudo e o comando para ativar privilégios de root no momento ou digite sudo passwd par alterar a senha de root,assim toda vez que precisar,voce digita no terminal(depois de ter alterado a senha padrão),su e o terminal vai pedir a senha do root.
para quem está iniciando é um procedimento do tempo do DOS e que poderia ser melhorado

A 'grosso modo', o terminal é o acesso ao 'núcleo' do sistema.
Diferentemente do Windows,o gerenciador de janelas,que é a parte grafica que voce utiliza,é independente,voce poderia ter travado a parte gráfica e mesmo assim ter acesso ao sistema via terminal apertando Crtl+Alt+F1,por exemplo.

PS:Caso tenha experimentado(apertado Crtl+Alt+F1),provavelmente não vai saber como voltar a parte gráfica,se fez,tente voltar apertando Crtl+Alt+F5 ou F6 ou F7.
vtrx
Dword

Mensagempor MOR_AL » 11 Mai 2013 19:08

vtrx escreveu:No terminal,digite:
sudo e o comando para ativar privilégios de root no momento ou digite sudo passwd par alterar a senha de root,assim toda vez que precisar,voce digita no terminal(depois de ter alterado a senha padrão),su e o terminal vai pedir a senha do root. Ok.
para quem está iniciando é um procedimento do tempo do DOS e que poderia ser melhorado

A 'grosso modo', o terminal é o acesso ao 'núcleo' do sistema.
Diferentemente do Windows,o gerenciador de janelas,que é a parte grafica que voce utiliza,é independente,voce poderia ter travado a parte gráfica e mesmo assim ter acesso ao sistema via terminal apertando Crtl+Alt+F1,por exemplo. Entendi! Mas, para iniciante, seria melhor se existisse a instalação via parte gráfica, pois é uma opção. Sem ela fica-se restrito à linha de comando, que para quem começa, é um método desanimador. Mesmo com um documento contendo as definições dos comandos, fica-se receoso de errar e de comprometer outras funções. Com erros provocados assim, só restaria ao iniciante ou reinstalar o Linux/Ubuntu, ou desistir de uma vez. Talvez seja isso que impede o crescimento do Linux. Pode ser ótimo, mas não é prático. Afinal, quem usa o PC não quer investir muito tempo no SO. Os projetos usando os aplicativos já consomem um tempo, que gostaríamos que fossem bem menor.
MOR_AL

PS:Caso tenha experimentado(apertado Crtl+Alt+F1),provavelmente não vai saber como voltar a parte gráfica,se fez,tente voltar apertando Crtl+Alt+F5 ou F6 ou F7.
MOR_AL
Dword

Mensagempor vtrx » 11 Mai 2013 20:45

Não pode esquecer algumas observações sobre o Linux:
Ele tem enfase em segurança,e isso implica em dificultar qualquer alteração no sistema,imagine a dificuldade de um Virus acessar todo o sistema,ja no Windows basta um clike.
A própria Samung,na Korea,teve mes passado o sistema comprometido por um ataque vindo da Korea do norte,e teve um Spam via Internet explorer vindo do Irã,onde fomos avisados sobre roubo de senhas.
O interessante disso tudo é que estes ataques foram num mesmo período e foi rastreado,acho que não tenho dúvidas que o Irã' sustenta' a korea do norte.
vtrx
Dword

Mensagempor norad58 » 12 Mai 2013 09:10

MOR_AL,

Na decada de 90 nem ler um CD automaticamente você conseguia num sistema Linux, tinha que montar a unidade, dizer o tipo da partição e depois de utilizar, tinha que desmontar a unidade.
O Linux/Unix trata os periféricos como sistema de pastas e arquivos, cada periferico tem um arquivo com suas propriedades e hierarquias, diferente do Windows que trata como letras(a: b:) de modo inseguro.
Eu baixei a versao do Skype para Linux e instalei no Slackware sem problemas, ele criou uma pasta com os programas do Skype, tive que criar somente um ícone como link do aplicativo Skype.
Nas versões antigas do Linux, apenas o administrador ROOT tinha todos os privilégios do sistema, para abrir arquivos, montar periféricos no sistema, etc.
Usaram o artificio do SUDO para facilitar o usuario comum a ter acessos que antes somente o usuário ROOT tinha. Se não me engano o Kurumim Linux já vinha habilitado por default o SUDO no usuario comum, mas isso cria falhas na segurança, pois um trojan via internet ou algum arquivo maléfico poderia se utilizar do javascript do browser e fazer estragos no sistema.
Praticamente um sistema Linux não necessita de anti-vírus, ha algumas versões de anti-virus para este sistema, mas é somente para analisar arquivos de windows. Não que Linux seja imune a vírus e trojans, ainda são muito poucos os vírus existentes e a capacidade de proliferação neste sistema é baixa.
Devido a hierarquia dos arquivos e pastas do S.O. caso seja executado um virus ou trojan, este afetará somente o usuario em uso, não afetará outros usuários. Agora se estiver como usuário ROOT e for acionado um trojan ou arquivo maléfico, este pode danificar todo o sistema. Por isso que é recomendado no Unix e Linux, acessar como usuário comum e somente no caso de manutenção do sistema utilizar o usuário ROOT.
norad58
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 12 Mai 2013 10:32

MORAL eh assim mesmo, linux eh assim, tem algumas coisas que se instalam em interface grafica e a maioria não. Eu concordo com vc, linux não eh amigável para usuários comuns.

Eh possivel sim alterar estes métodos de instalação que são geralmente muito trabalhosos no linux, mas acontece que parece que esse num eh muito o foco dos desenvolvedores.

Veja só, imagina se no android tivesse que ficar entrando em linha de comando para instalar programas, o Android já estaria morto.
Os caras da google foram muito espertos, pegaram um kernel que funciona muito bem com os FS, Rede,etc.. E colocar um framework amigável ao usuário, e em resumo para o linux deslanchar contra o windows falta isso.

Sem contar outro problema, a comunidade parece ser tão unida mas podemos ver várias brigas entre distros, cada uma criando seus padrões de pastas e de formato de distribuição de programas.

Eu comecei usar linux pra valer no ano passado, masmeu foco eh sistemas embarcados.

Eu gosto do linux, mas realmente eh muito chato para o usuário comum, e acho que os desenvolvedores deveriam parar de falar q eh normal ter q fazer isso ou aquilo para ele funcionar e tentar deixar mais amigável.

Vamos ver se com o ChromeOS o linux vai invadir os PCs
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor MOR_AL » 12 Mai 2013 16:02

Norad58.
Entendi a filosofia.
Para mim, um iniciante, tudo é “grego” (não falo grego, hehe).
Tentar instalar um aplicativo por linhas de comando é o mesmo que por meio de clicks.
Clicando, a instalação é automática e não sei o que se passa. Por linhas de comando também não sei o que se passa, apenas copio e colo. Se me é pedida a senha, devido a privilégios, eu simplesmente a insiro para ver no que dá. Se há um vírus “de carona” este fatalmente se instalará. Tá legal, que ele poderia fazer menos estrago no sistema, mas a que preço? Considero que se os aplicativos são grátis, então não há porque você acessar sites duvidosos. Basta acessar sites já consagrados e nestes, a probabilidade de haver um vírus é praticamente inexistente, pois os aplicativos já teriam passado pelo crivo dos desenvolvedores. Com esse pensamento, haveria a perspectiva de se produzir aplicativos imunes, seguros e fáceis de serem instalados.

Rodrigo.
Concordo com você.
Como usuário, gostaria que fosse mais simples. Só não desisti, ainda, por pura teimosia, mas esta também tem seu limite.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor RobL » 28 Mai 2013 08:26

Por que quero o Linux ?

1- Para estudar ciência da computação e engenharia de software.
Mas por que o Linux e não outro ? Porque no Linux não é crime fazer engenharia reversa, alterar, criar, corrigir, etc. No Linux somos livres para aprender e usar, inclusive usa-lo comercialmente.

2- Por que quero um sistema super seguro voltado para documentação.

3- Baixar o custo de instalação e manutenção em minha empresa, por exemplo, os correios dos EUA, fora toda a China com o Red Star Linux.

4- Por que quero usar para tarefas do cotidiano, sem virus, propaganda, ser seguido, limitações de software, etc.

5- Por que quero um servidor sem custo com software e o melhor do planeta.

6- Por que sou pobre e consegui uma máquina super velha e o Lubuntu me dá suporte para acompanhar o mundo hoje.

7- Por que tenho uma grande, média, pequena ou micro empresa de software e não posso ou não desejo pagar licenças por contrato anual por um compilador duvidoso quando posso usar vários outros excelentes, seguros.

8- Por que quando há um bug no programa, a solução é trabalhada no primeiro segundo que coloco na internet, enquanto com um OS pago, tenho que usar um telefone, ser mal atendido e aguardar a boa vontade do "dono" do OS que primeiro vai insistir que a culpa é dos demais programas instalados ou do hardware.

9- Por que quero fazer meus programas partindo de milhões de opções livres para meu uso e posso ainda trocar ideias com milhões de pessoas que estarão nos forum para críticas.

10- Por que os itens acima já me são convincentes, espero.

11- Por que se eu não quero nada disso acima, por que Linux? Vou pro joystick mas ainda assim, deveria usar Linux por que é barato e é um barato !!!!

12- Linux não é coisa de Xiita. Xiita é quem fica preso a religiões e paga o dízimo a cada nova versão do OS que é sempre o mesmo, mas com novos bugs.

Como fazer para não me aborrecer ao instalar um novo OS ?

Lendo, se informando e não tendo mais que 17 anos.

O Ubuntu se tornou um Linux organizado e bem mantido. Há muitos outros.
O Ubuntu é feito com certo cuidado para atender o planeta, já o RedHat, por exemplo, visa algo mais profissional.

Para não ter dor de cabeça, rode primeiro o live CD do Ubuntu, sem instalar. Se ele aparecer bonito, sua máquina está com o hardware compatível, até este ponto. Se ele não entrar, tem que desabilitar unas cositas por lá. As sugestões estão no Live CD. É o OS mais simples de se instalar.

No Linux um dos maiores problemas são as placas de vídeo. As placas da Nvidia e intel são bem suportadas, mas as da ATI depende, porém começam a serem suportadas.
Infelizmente, o Linux é muito trabalhado na China, com hardware chines, porém em chines. Há muitos drives para hardware chines por lá que não chegam aqui até que um china lembra da gente e coloca o danado na net escrevendo em inglês.

Na data que escrevo, usar o Ubuntu 12.04. Não use um mais novo, exceto para drives muito novos, mas mesmo assim o 12.04 passará a suportar esse drive imediatamente, pois é uma versão de Longo Suporte e a mais estável.

Cabe lembrar que todo sistema, mesmo o Windows, a interface gráfica é só uma maquiagem. A diferença é que o Linux disponibiliza totalmente sua alma em modo texto, pois este roda em qualquer placa de video e até num antigo monitor preto e branco do tempo de Cabral.

Nenhuma ferramenta nova funciona como esperado. Só quando os movimentos finos do corpo humano dá o jeitinho, por exemplo, aquela porrada no gabinete do PC.
RobL
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )