Por onde começo?

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor Wagner de Queiroz » 12 Dez 2006 22:22

Voce ja chegou a usar o Xen ? Eu tinha ouvido falar dele. Não quero instalar o Windows aqui, mas tem coisas que infelizmente tem que ser feitas no Windows. Isso me deprime muitamente pq tenho que escrever programas para a turma do lado escuro da força.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor xultz » 13 Dez 2006 11:27

Eu faço isso com o VmWare, instalei dentro dele um Windows 98 e nele eu instalei o CCS e o Mplab. Na configuração da máquina virtual, ele tem uma interface de rede que não roteia para a internet mas conversa com o host. Ou seja, esse Windows98 nunca acessou a internet, e nem sabe que existe. O que quer dizer que ele não pegou nenhum vírus nem nenhuma praga semelhante, e roda razoavelmente estável (tão estável quanto um 98 pode ser). Obviamente esse tipo de solução impõe em perda de performance, no caso do Mplab ou CCS é quase imperceptível, no caso de um game, faz toda a diferença.
Essa é uma solução para ambiente de trabalho que eu recomendo fortemente. Poder usar o Windows sem ter que instalar nenhum anti-qualquer_coisa é excelente. E quando quiser usar a internet, um Control+Alt+Enter tira o Windows do full screen, e você pode usar o Linux com segurança para abrir os emails e navegar em qualquer site de putaria sem precisar de anti-vírus também.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor joe-adb » 13 Dez 2006 19:16

ric_vaz

É o caminho que eu estou pretendendo seguir :-)

Wagner de Queiroz

Não usei, estou na fase de "pesquisa e reconhecimento" ainda... parece que para rodar o XEN você tem que instalar uma versão própria do kernel para oferecer suporte à paravirtualização... e o suporte para Windows ainda é uma incógnita (parece que já funciona há muito tempo, mas há as famosas questões de licença)

xultz

Realmente, o VmWare até onde sei é o emulador que oferece melhor desempenho (em outras palavras, menor perda de desempenho).
Mas tem o fato de não ser livre (apenas o player é livre) e ser um emulador.
O conceito do Xen eu acho mais interessante, já que ele é um paravirtualizador (ele não emula nada, ou seja, a performance tende a ser melhor). Além disso, com o Xen você pode acessar um sistema que já está instalado na sua máquina, ao contrário de VmWare ou QEmu em que você tem que instalar o sistema dentro da máquina virtual (ou seja, se o cara quer aproveitar o Windows que já tem instalado na máquina, não tem como).
Tão falando bastante do Xen e na minha opinião é algo que vale a pena dar uma olhada, nem que seja só pra saber do que se trata :-)

Abraços
joe-adb
Bit

Anterior

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )