Banco de dados para freertos.

Fórum para discussão sobre Linux para processadores ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Banco de dados para freertos.

Mensagempor Eduardo Augusto » 19 Out 2015 09:36

Olá a todos!
Estou fazendo os requisitos de um projeto que tem como premissa ter custo baixo e hardware não complexo, portanto optei por utilizar um arm m4 da stm e freeRTOS, uma vez que esse sistema operacional não tem dependência de MMU e da suporte a TCP/IP e USB.... porem estou achando que acabei de dar um tiro no pé optando por m4 e freeRTOS pois preciso de um banco de dados e não se existe algum banco de dados que possa ser usado com o freeRTOS... Alguém sabe de um? Em linux embarcado já usei o sqlite, contudo não vi nada a respeito da portabilidade do mesmo pra freeRTOS... Caso não seja viável utilizar um banco de dados, como posso fazer o meu,vale a pena fazer o meu?
Já ia me esquecendo: desejo armazenar o banco de dados em uma NAND de 64Mb.
Não é possível dormir com todas mulheres do mundo, mas deve-se fazer o esforço.
Eduardo Augusto
Byte

Re: Banco de dados para freertos.

Mensagempor tcpipchip » 19 Out 2015 10:01

Faz na NUVEM!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Eduardo Augusto » 19 Out 2015 14:30

Hahaha tcp assim podemos deixar a meta em aberto e quando eu atingir ela nos dobramos a meta kkkkk
Acho que me lasquei...Estou pensando usar alguma técnica de estrutura de dados... ainda não sei qual...

Além disso!

Gostei desses aqui tcp
http://www.basic4ever.com/arm.htm

http://www.basic4ever.com/interpretador.html

Podemos conversa mais a respeito deles? Estou interessando em um kit ARM+LINUX.
Eduardo Augusto
Byte

Mensagempor tcpipchip » 19 Out 2015 15:21

Opa, aqueles kits estao parados...principalmente o 7x1 (ETHRNET, WIFI, ZIGBEE, BLUETOOTH, GSM, GPS, 3G)

Dilma me quebrou o ano ;(

Me matei 1,5 ano para fazer...

Voltando ao assunto...

3 anos atras eu brinquei com SQLITE para ARM, é um mini server SQL via SERIAL (com cartão SD). Funciona muito bem! Dá uma procurada no GOOGLE.

Se não achar...tento achar o INVOICE dela na bagunça aqui.
tcpipchip
Dword

Mensagempor tcpipchip » 19 Out 2015 15:30

Ou podes programar o ARM em .NET C# e usar a classe SQLITE, acredito que seja mais barato para teu projeto...

(tem que ser aplicação em tempo real ?)
tcpipchip
Dword

Mensagempor Eduardo Augusto » 20 Out 2015 08:59

tcpipchip escreveu:Ou podes programar o ARM em .NET C# e usar a classe SQLITE, acredito que seja mais barato para teu projeto...

(tem que ser aplicação em tempo real ?)

Vc é do sul né não tcp? Olha ARM em C# eu nunca vi! Como funciona isso?
Gostei daquela sua solução com ARM9+Linux, já montei um buildroot para aquele ARM.

Não necessariamente tem de ser em tempo real. Estou optando por um RTOS por dois motivos primeiro: pra facilitar a parte de ethernet/usb, por exemplo o freeRTOS já possui essas camadas abstraídas e um suporte maneiro pra alguns fabricantes. Segundo o freeRTOS não faz uso de MMU e não precisarei usar um ARM A5 ou A9 oque ajudaria a simplificar o hardware final.
Mas to aberto a usar uClinux ou linux embedded caso uma sugestão simples e minimalista de hardware.
Eduardo Augusto
Byte

Mensagempor chipselect » 23 Out 2015 23:42

Eduardo Augusto escreveu:Vc é do sul né não tcp? Olha ARM em C# eu nunca vi! Como funciona isso?
Gostei daquela sua solução com ARM9+Linux, já montei um buildroot para aquele ARM.

Não necessariamente tem de ser em tempo real. Estou optando por um RTOS por dois motivos primeiro: pra facilitar a parte de ethernet/usb, por exemplo o freeRTOS já possui essas camadas abstraídas e um suporte maneiro pra alguns fabricantes. Segundo o freeRTOS não faz uso de MMU e não precisarei usar um ARM A5 ou A9 oque ajudaria a simplificar o hardware final.
Mas to aberto a usar uClinux ou linux embedded caso uma sugestão simples e minimalista de hardware.

Dê uma olhada no Dotnet microframework
www.netmf.com/

Pra fazer um teste rapidão, se você tiver uma demo de um STM32 M4...
www.st.com/st-web-ui/static/active/jp/resource/technical/document/user_manual/DM00096190.pdf

Uma vez testei em um STM32 (Cortex M4 - 168MHz), achei "legalzinho", mas sei lá, voltei pro bom e velho GCC+GDB em microcontrolador.

Talvez nesse modo aí você não tenha o SQLite, mas há outras opções de banco de dados em C# puro.
chipselect
Word

Voltar para Linux / uCLinux ( ARM ) / UNIX