Linux Embarcado + QT no MINI2440

Fórum para discussão sobre Linux para processadores ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: Linux Embarcado + QT no MINI2440

Mensagempor Rodrigo_P_A » 28 Out 2013 15:23

Eu fico pensando.... se é possível capturar e gravar áudio e video salvar um cartão de memória e depois assistir, como não é possível capturar alguns sinais de 60Hz cada um? Para mim, o erro está na técnica adotada e não saber usar bem o SO e o HW
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 28 Out 2013 15:39

tcpipchip escreveu:Vinicius

Se voce quer fazer a aplicação com LINUX, voce deve ser aprofundar em RTAI.

Voce vai ter que mexer no MENU CONFIG quando for recompilar o KERNEL.

Enfim, leia sobre RTAI.

http://www.rtai.org.

Vai de mostrar como deixar o teu LINUX para aplicações em tempo real.

TCPIPCHIP

Tem isso tbm!
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor eng.viniciuspais » 28 Out 2013 19:11

PROEX, pode me passar o modelo do ADC que tu utilizou? Achei esse aqui no ebay http://www.ebay.com/itm/12BIT-ADC-4CH-200KSPS-POWERWISE-Part-ADC124S021CIMM-NOPB-/271226757897?pt=UK_BOI_Electrical_Components_Supplies_ET&hash=item3f265fe309, o que tu acha?

TCPIPCHIP, estou lendo a documentação desse RTAI e vou tentar colocar no mini2440! Valeu!

O que acham deste transdutor para medir corrente?
http://www.ebay.com/itm/Digital-Current-Clamp-Transducer-Meter-AV-400A-RMS-Output-10mV-A-1mV-A-MS3302-/300992983586?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4614947222

Valeu gente! Muito obrigado pela ajuda!
eng.viniciuspais
Byte

Mensagempor eng.viniciuspais » 28 Out 2013 19:14

Rodrigo_P_A escreveu:Eu fico pensando.... se é possível capturar e gravar áudio e video salvar um cartão de memória e depois assistir, como não é possível capturar alguns sinais de 60Hz cada um? Para mim, o erro está na técnica adotada e não saber usar bem o SO e o HW

Então.... putz, poder de processamento ele tem!
eng.viniciuspais
Byte

Mensagempor proex » 28 Out 2013 20:26

eng.viniciuspais escreveu:
Rodrigo_P_A escreveu:Eu fico pensando.... se é possível capturar e gravar áudio e video salvar um cartão de memória e depois assistir, como não é possível capturar alguns sinais de 60Hz cada um? Para mim, o erro está na técnica adotada e não saber usar bem o SO e o HW

Que eu saiba, captura de video e audio são feitos por DMA, com muito pouca interferencia da CPU. (talves alguma interferencia da aplicação que esteja fazendo a captura.)
proex
Dword

Mensagempor proex » 28 Out 2013 20:34

eng.viniciuspais escreveu:PROEX, pode me passar o modelo do ADC que tu utilizou? Achei esse aqui no ebay http://www.ebay.com/itm/12BIT-ADC-4CH-200KSPS-POWERWISE-Part-ADC124S021CIMM-NOPB-/271226757897?pt=UK_BOI_Electrical_Components_Supplies_ET&hash=item3f265fe309, o que tu acha?

TCPIPCHIP, estou lendo a documentação desse RTAI e vou tentar colocar no mini2440! Valeu!

O que acham deste transdutor para medir corrente?
http://www.ebay.com/itm/Digital-Current-Clamp-Transducer-Meter-AV-400A-RMS-Output-10mV-A-1mV-A-MS3302-/300992983586?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4614947222

Valeu gente! Muito obrigado pela ajuda!

Eu usei esse aqui: ADC128S102 8 canais, 1 mega sample.
proex
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 28 Out 2013 20:53

proex escreveu:
eng.viniciuspais escreveu:

Que eu saiba, captura de video e audio são feitos por DMA, com muito pouca interferencia da CPU. (talves alguma interferencia da aplicação que esteja fazendo a captura.)

Pois é como eu disse, é técnica de programação, é sim possivel fazer mesmo em sistemas que não sejam RT.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor pbernardi » 28 Out 2013 22:24

Rodrigo_P_A escreveu:
proex escreveu:

Pois é como eu disse, é técnica de programação, é sim possivel fazer mesmo em sistemas que não sejam RT.

DMA é Hardware! :shock:
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 29 Out 2013 06:43

pbernardi escreveu:
Rodrigo_P_A escreveu:
proex escreveu:

DMA é Hardware! :shock:

Configurado por software
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 29 Out 2013 06:54

Já q estamos nesta discussão vou explicar pq considero técnica de programação.

O Linux ou a maioria dos sistemas usam um timer como referência e para escalonar as tarefas.
Eu já alterei o tempo, diminuindo o tempo do tick e colocando uma variavel para manter o tempo do kernel tick do linux inalterado.

Depois coloquei rotinas de leitura de sinais q eu precisava dentro deste tick, a alimentei uma fifo q eu expus para fora do kernel.

Consegui precisão, coletei os dados na velocidade q eu precisava, e continuei usando os recursos do linux.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 29 Out 2013 07:02

Vinícius, como vc num tem experiência ainda, tente usar um microcontrolador pois vai ser mais facil pra vc, ou usar o ci indicado pelo xultz + microcontrolador e pode usar a tua placa mini2440 somente como interface hrafica e de exibição dos dados. Vc já vair ter muito trabalho fazendo isso.

Um exemplo: LPC1769 possui 10 canais AD de 12bits, 200Ksps, considerando que você precise de 6 canais, você pode configurar para ele fazer a leitura multiplexada automática a uma taxa de uns 30Ksps por canal, é o suficiente para sua aplicação?

http://www.nxp.com/documents/data_sheet ... _64_63.pdf

Esse microcontrolador é bem rápido e tem muitos recursos.

Dá uma pesquisada, na minha opinião é o melhor caminho já que você ainda não domina nada dessa área.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor andre_luis » 29 Out 2013 21:03

Aqui vai um truque:

No passado, fiz um simulador de ECG numa placa com D/A, onde os sinais com cada "sindrome" cardiaca vinha de uma DB em um PC.
Embora o tick do programa estivesse programado para 240Hz, ficou claro que na saída não correspondia á essa frequencia.

O que fiz então, foi gerar no uC dessa placa um sinal com a frequencia de 240Hz, que enviava um comando pela serial.
O PC, ao receber a interrupção da serial, imediatamente respondia com o dado a ser convertido na D/A da placa, e assim resolveu.

Enfim, uma opção seria gerar uma interrupção de hardware no uC desse mini2440.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 29 Out 2013 21:48

andre_teprom escreveu:Aqui vai um truque:

No passado, fiz um simulador de ECG numa placa com D/A, onde os sinais com cada "sindrome" cardiaca vinha de uma DB em um PC.
Embora o tick do programa estivesse programado para 240Hz, ficou claro que na saída não correspondia á essa frequencia.

O que fiz então, foi gerar no uC dessa placa um sinal com a frequencia de 240Hz, que enviava um comando pela serial.
O PC, ao receber a interrupção da serial, imediatamente respondia com o dado a ser convertido na D/A da placa, e assim resolveu.

Enfim, uma opção seria gerar uma interrupção de hardware no uC desse mini2440.

+++

Talvez não dê certo, pois geralmente o linux mapeia as seriais que são dispositivos lentos para serem tratadas pelo kernel, ele empilha os dados em uma fifo, e sua aplicação vai pegando os dados desta fifo com o tempo.

Num é muito aconselhável habilitar interrupção de serial no linux, pois o tratamento de interrupção serial num é bem documentado e falta muita informação, pois varia de acordo com a plataforma. Eu já tive problemas em querer tratar interrupção, funcionou diferente em 3 plataformas diferentes, além de não ser muito produtivo no caso de tratamento do meu protocolo, pois era perceptível a lentidão no sistema.

quando eu fiz uma thread para ler a fifo, eu tive melhores resultados, mas como ainda num sou expert nisso, pode ser que eu tenha errado em alguma coisa.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Anterior

Voltar para Linux / uCLinux ( ARM ) / UNIX