Arduino dominando o mundo.

Fórum sobre plataforma Arduino

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Arduino dominando o mundo.

Mensagempor vtrx » 07 Out 2013 15:56

Miguel,acho que os valores são na casa de 0,xx.
14 não é muito não?
Estou falando das ilhas da foto:

Imagem
vtrx
Dword

Mensagempor MOR_AL » 07 Out 2013 17:32

mastk escreveu:Não por isso, já tem Arduinos com ARM, 32 bits e partilhando os mesmo periféricos e bibliotecas:
....
http://arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardDue

Vi, no sítio abaixo, algumas considerações sobre o Arduino Due. O autor apresenta uma opção com hardware de ponto flutuante e a um preço melhor...

O que está faltando no Arduino Due?

Nenhuma unidade de ponto flutuante. Ainda se utiliza emulação, embora seja muito mais rápido. A Stellaris TI Launchpad, em comparação, tem um hardware com unidade de ponto flutuante e o preço bem interessante.
Uma porta Ethernet teria sido muito bom.
Suporte a dispositivos 5v – Eu sei que não havia como contornar isso, mas irá causar muitos problemas com todos os dispositivos de 5 volts e escudos existentes no mercado para o Arduino.

Acesse o endereço: http://www.higoraraujo.com.br/?p=1066

O Stellaris mencionado está aqui: http://www.ti.com/ww/en/launchpad/tiva_ ... aunchpad-b
13 Obamas apenas. É mais barato que comprar as peças e montar. Sem contar o custo de uma consulta ao oftalmologista e a mudança das lentes. Hehe!

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor tcpipchip » 07 Out 2013 19:46

vtrx escreveu:Miguel,acho que os valores são na casa de 0,xx.
14 não é muito não?
Estou falando das ilhas da foto:

Imagem

Pois é...mas agora já corroí 50 placas :(

Mas tá funcionando!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor vtrx » 07 Out 2013 20:28

Então,não to botando defeito não,é que vou encomendar uns layouts e eu não me informei se tem um Drill mínimo ou 'padrão'.
Ja que voce ja tem suas placa,iria usar de referencia o tamanho das furações.
Quem está corroendo para voce?
vtrx
Dword

Mensagempor tcpipchip » 07 Out 2013 21:08

Eu faço na GRIFFUS.
A qualidade é muito boa!!!!
tcpipchip
Dword

Mensagempor mastk » 08 Out 2013 14:49

MOR_AL escreveu:
mastk escreveu:Não por isso, já tem Arduinos com ARM, 32 bits e partilhando os mesmo periféricos e bibliotecas:
....
http://arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardDue

Vi, no sítio abaixo, algumas considerações sobre o Arduino Due. O autor apresenta uma opção com hardware de ponto flutuante e a um preço melhor...

O que está faltando no Arduino Due?

Nenhuma unidade de ponto flutuante. Ainda se utiliza emulação, embora seja muito mais rápido. A Stellaris TI Launchpad, em comparação, tem um hardware com unidade de ponto flutuante e o preço bem interessante.
Uma porta Ethernet teria sido muito bom.
Suporte a dispositivos 5v – Eu sei que não havia como contornar isso, mas irá causar muitos problemas com todos os dispositivos de 5 volts e escudos existentes no mercado para o Arduino.

Acesse o endereço: http://www.higoraraujo.com.br/?p=1066

O Stellaris mencionado está aqui: http://www.ti.com/ww/en/launchpad/tiva_ ... aunchpad-b
13 Obamas apenas. É mais barato que comprar as peças e montar. Sem contar o custo de uma consulta ao oftalmologista e a mudança das lentes. Hehe!

MOR_AL

Moral, FPU é uma coisa que raramente se usar, não se avexe meu velho e lembre, a DUE vc compra em uma bomboniere e as outras placas vão ter passar pelos os filhos da **** da alfandega.
mastk
Dword

Mensagempor MOR_AL » 08 Out 2013 18:52

Mastk!
Bom. Isso também é verdade. Se encontra fácil.
Ainda não pesquisei direito sobre o software que é free. Parece que eles fornecem um software free, mas que é para ser incorporado ao de outros fabricantes. Aí os preços são assustadores. Mas também deve ser para projetistas que trabalham muito com isso. Só assim valeria a pena.
Talvez, também, esse software free pode ser usado sozinho. Não sei, mas caso possa, deve ter poucos recursos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor andre_luis » 09 Out 2013 08:13

mastk escreveu:...FPU é uma coisa que raramente se usar...

Tem certeza ? Se for usar a biblioteca OpenCV num core sem PF vai demorar séculos, mesmo para as operações mais simples de filtragem.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor mastk » 09 Out 2013 09:17

André, certamente FPU é útil e tê-la é uma vantagem, mas veja, o Arduino visa prototipagem e diversão, OpenCV é algo bem fora do comum na minha opinião e disse isso para o Moral e demais membros levarem em melhor consideração a placa Due, já que ela pode ser comprada na Litec e varias lojas, que as tem estoque local. Caso seja necessário maior processamento opções existem, graças a Deus.
mastk
Dword

Mensagempor tcpipchip » 09 Out 2013 10:11

Na verdade é ATMEL dominando o mundo :)
tcpipchip
Dword

Mensagempor dreher » 09 Out 2013 12:27

tcpipchip escreveu:Na verdade é ATMEL dominando o mundo :)

É verdade, inclusive na escola tecnica que dou aulas aqui em Blumenau a ideia para o proximo semestre é mudar de microchip para Atmel
dreher
Byte

Mensagempor RobL » 12 Out 2013 12:56

Permitam-me uma reflexão, nesta questão:
Sim Atmel é uma boa pedida, principalmente para ensino, especialmente se for em assembly, mas também em C, pois a linha ATmega48,88,168,328 tem um set de instrução mais realista, em relação aos pics, tem stack real e não tem baqueamento, etc. São tão simples quantos os pics, somente não é tão simples para adquirir unidades, mas isso não importa para o ensino.
Por outro lado a IDE Atmel Studio 6 é gratuito e sem limitações, penso ser a única ferramenta de um fabricante free e sem limite (não sei como está o MPLab hoje).
As ferramentas de debug devem ser consideradas.

Fora da área do ensino, ou melhor, após aprendizado, com os ARMs, a briga está feia e depende muito de onde se faz a compra, se aqui ou fora. Não importa se para industrialização, ou hobby a eleição está difícil.
Iniciei com ARM CM3 Atmel (SAM3S), mas a linha Kinetis da FreeScale está muito provocante em termos de periféricos e preço(no momento a fim de atacar a concorrência). Já a IDE da FreeScale é limitada à 128Kb para a linha Kinetis e assim por diante com outra marcas. Mas tem para win e linux.

Outra questão a resolver é o contraste dos ARM M0+ com os AVRs de 8 bits. Rodam com velocidades semelhantes(ATXmega), mas se o foco for um simples cálculo o M0+ será sempre vantajoso. Já para aplicações com bateria os AVRs pico power ainda são o bicho mas alguns M0+, com artifícios, já encostam neles. Novamente vem a FreeScale competir com M0+ com USB + OTG (a US$1.00 10K) contra os demais. No caso da Atmel, o seu M0+ não tem USB, pelo menos até o momento.
Já a linha ATXmega é pau a pau com os M0+, porém perde em preço, especialmente para quantidade.

A decisão está difícl. É necessário também olhar para os ARMs, seja para um projeto de ensino ou até para um novo projeto tipo "Arduino" . Professor, aluno e profissional deve ter em mente: Uma escolha hoje pode caducar em um segundo. Fazer o que ?
RobL
Dword

Mensagempor dreher » 12 Out 2013 13:30

Bom, eu já estou feliz de quebrar o tabu de que precisamos ensinar PIC nos cursos tecnicos. Aqui na região isso parece ser uma lenda. Falando com alguns ex-alunos, eles inclusive nem sabiam que existiam outros microcontroladores. Ta certo que o pessoal de curso tecnico de eletronico e da faculdade de engenharia Eletrica não é muito fã de programação, mas me assusta como o ensino de apenas 1 plataforma está enraizado aqui. Felizmente o coordenador do curso tecnico onde leciono tem a cabeça mais aberta e resolveu que iriamos mudar para AVR.
dreher
Byte

Mensagempor marcelo campos » 15 Out 2013 21:39

Fala mastk,

teu Blog é nota 10, mas estas matérias "Mulheres de peito" quase me ferraram vendo ele com minha mulher na sala :D, estava vendo as matérias sobre eletrônica e, de repete aquelas "fotonas"; pensas em por nuns tópicos separados ?

abraço
"Há 10 tipos de pessoas: os que entendem números binários e os que não entendem..."
marcelo campos
Word

Mensagempor mastk » 16 Out 2013 00:26

Opa, obrigado pela a critica, vou tentar fazer isso Marcelo.
mastk
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para ARDUINO