Pressão D'água

Gabinetes, Refrigeração, Desenho 3D, Fixação, Montagem, etc...

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 13 Jul 2011 11:52

Lellis
Nada a ver se interligados ou não.

Se a altura da coluna d'agua é igual a Pressão Hidrostática será igual

Facil entender. Se você fizer o caninho de soro em formato de U a Coluna d'agua terá a mesma altura .

Se um braço do U for o Tambor e o outro braço o caninho de soro,
a altura da coluna d'agua também será a mesma, logo a Pressão mca identica.

Do Vácuo

Passo a palavra a Torricelli

Fala Torricelli ! - rs

Torricelli tomou um tubo longo de vidro, fechado em uma das pontas, e encheu-o até a borda com mercúrio. Depois tampou a ponta aberta e, invertendo o tubo, mergulhou essa ponta em uma bacia com mercúrio. Soltando a ponta aberta notou que a coluna de mercúrio descia até um certo nível mas estacionava quando alcançava uma altura de cerca de 76 centímetros (veja a figura).
Torricelli logo percebeu que acima do mercúrio havia o execrável vácuo. E por que o mercúrio parou de descer quando a altura da coluna era de 76 cm? Porque seu peso foi equilibrado pela força que a pressão do ar exerce sobre a superfície do mercúrio na bacia.

Imagem

Fonte:
http://www.seara.ufc.br/tintim/fisica/p ... tim5-2.htm

Muito grato Torricelli

O mesmo ocorre com a água

só muda a altura, em vez de 76 centimetros aproximadamente 13.4 metros.

Obs.: Nanotubo não vale, ai entra outros fenômenos, coisa de capilares.

Capistes ?

DJ
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 13 Jul 2011 20:45, em um total de 1 vez.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor ze » 13 Jul 2011 17:14

mas o u está comunicante né. tentemos fazer uma experiencia mental descomunicante: encher um tambor com agua e ao mesmo tempo encher um copo (ou nanotubo de carbono. esquece a capilaridade) - NÃO COMUNICANTE INDEPENDENTE SEPARADO NADA A VER COM O OUTRO TÁ? - cuja altura é a mesma do tambor com água na mesma altura da agua do tambor. depois ... depois não, ao mesmo tempo, colocar do lado do tambor e fazer um furo lateral em cada recipiente na mesma altura próximo à base, no instante zero aquele que jorrar o jato mais longe, na minha mente doentia tem maior pressão na base. se a distancia for igual, vou economizar alguns trocados usando cano mais fino da represa até o bico injetor da minha turbina pelton visto que tanto o fino quanto o grosso terão a mesma pressão naquele ponto ufa...! se não houverem forças ocultas envolvidas, me deseje sorte!

divagar...se vai ao longe. devagar também.
abç
ze
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Jul 2011 18:59

RAguiar escreveu:...apesar de normas etc e tal, gostaria de saber qual a pressão "real" que a SABESP entrega, se eu tivesse um manometro seria facil...

RAguiar,

Essa informação parece que tá difícil mesmo de se conseguir.
Posso sugerir uma alternativa, especialmente útil se voce mora em casa :
Em lojas de material para piscina, consegue-se um manometro como esse por algo em torno de R$ 20,00.
Imagem
Se voce plugar em uma torneira que esteja antes da caixa d'água, poderá obter empiricamente essa informação.
Detalhe : O horário de maior pressão é á noite, nos dias frios, preferencialmente em dia de semana.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor RAguiar » 13 Jul 2011 20:39

styg escreveu:RAguiar, existe uma faixa de pressão usada na rede de abastecimento de água na hora do projeto da rede, geralmente a minima é de 15 mca e a maxima de 50mca.

A pressão na rede é devido â gravidade, e não por conta das bombas, as bombas são usadas para enviar a água para os reservatórios e esses que distribuem.

Pra você saber a pressão ou você mede ela ou você descobre qual reservatório da sabesp te atende, aí você descobre a cota desse reservatório e a cota da sua casa e calcula.

Lellis
, independente do diametro a pressão vai ser a mesma, a vazão logicamente que vai mudar.

Valeu cara, era isso que eu queria saber.
Qualquer coisa faço que nem o andre falou, compro um manometro para comparar, to cobrando caro mesmo...

Não imaginava que esse assunto ia dar tanto o que falar. :D
Paciência é tudo.
RAguiar
Byte

Mensagempor EvandrPic » 13 Jul 2011 20:53

Como já disse o Djalma, e outros cientistas, a pressão é a mesma se a coluna tiver a mesma altura e for do mesmo fluido.
Independe do volume de líquido contido na coluna.
Independe da área da Base.

Para um cilindro de 10 m de diâmetro e 100 metros de altura, completamente cheio e um tudo de 1 cm de diâmetro e os mesmos 100 metros de altura de coluna d'água, teremos a mesma pressão na base ou nos pontos de mesma altura.

Imagem

E para melhorar essa explanação...

Aplicações da Lei de Stevin
Pressão total em um ponto de um líquido em equilíbrio

Para entendermos melhor como essa lei é aplicada, vamos pensar em um recipiente que esteja totalmente exposto à atmosfera e que contenha um líquido homogêneo e que esteja em equilíbrio sob a ação da gravidade.
Vejamos a ilustração:
Imagem

Usando o ponto A como referência, para descobrirmos a pressão total do líquido, devemos simplesmente aplicar a Lei de Stevin, entre o ponto A e O, que se localiza na superfície do líquido. Com isso usamos:

Imagem

Como podemos observar na figura acima, o ponto O está ligado à atmosfera, portanto a pressão PO será igual à pressão atmosférica. Vejamos:

Imagem

Onde, PA representa a pressão absoluta ou total existente no ponto A, Patm representa a pressão atmosférica existente no local e μgh representa a pressão hidrostática ou efetiva.

Portanto podemos quando há pressão no interior de um líquido, ela poderá aumentar linearmente com a sua profundidade.

Gráfico de pressão

Vejamos agora os gráficos que representa as pressões hidrostáticas e totais, em função da profundidade representada por h.

Vejamos:
Imagem

Como podemos observar no gráfico acima, as duas retas são paralelas entre si, enquanto o ângulo φ é:

Imagem

Regiões isobáricas

Considerando um líquido homogêneo sob a ação da gravidade e em equilíbrio com relação à Lei de Stevin, teremos:

Imagem

Se pensarmos em igualar as pressões nos pontos A e B irá ficar da seguinte forma:

Imagem

Portanto podemos concluir que tanto o ponto A como o ponto B, agüentam, estando no mesmo nível, agüentam a mesma pressão, pertencendo assim ao mesmo plano horizontal, ou seja, quando o líquido é homogêneo, e está em equilíbrio e sob a ação da gravidade, suas regiões isobáricas serão consideradas planos horizontais.

Paradoxo hidrostático

Para entendermos melhor sobre o paradoxo hidrostático, vamos pensar em vasilhas de diferentes formas. Vejamos:

Imagem

Com base na figura acima, podemos observar que o líquido atinge o mesmo nível nos três recipientes. Independente da forma do recipiente e da quantidade de líquido que cada um possui esse líquido irá aplicar uma pressão no fundo de cada um deles, onde essa pressão é dada por:
Imagem

Essa força que é aplicada pelo líquido no fundo do recipiente, possui uma intensidade representada pelo produto da pressão através da área representada por A, que fica na base do recipiente (F = pA).

É importante lembrarmos que as forças somente terão a mesma intensidade se os recipientes tiverem áreas de bases iguais.

Portanto podemos concluir que o paradoxo hidrostático é considerado o fato da pressão e da força não depender da quantidade de líquido nem da forma do recipiente adotado.

http://www.colegioweb.com.br/fisica/apl ... tevin.html
Editado pela última vez por EvandrPic em 13 Jul 2011 22:18, em um total de 1 vez.
EvandrPic
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Jul 2011 21:36

A explicação é excelente, e se tivesse botão de votação, certamente seria dos mais votados, inclusive por mim.
Porém, isso é válido para fluidos em regime estático.

Na hidrodinamica, o escoamento interfere na pressão.
Imagem
Imagem

http://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3%A7 ... _Bernoulli

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor EvandrPic » 13 Jul 2011 22:14

Sim André... a explicação que postei e que também foi tratada pelo Djalma é para a Hidrostática, que foi o que o Lellis estava se referindo
Quando o regime é dinâmico (o fluido se movimenta) aí Bernoulli fica com a Palavra.
Fala aí Bernoulli:
"Em um fluido ideal (sem viscosidade nem atrito) em regime de circulação por um conduto fechado, a energia que possui o fluido permanece constante ao longo de seu percurso."

Equação de Bernoulli:
Imagem
onde:
■V = velocidade do fluido na seção considerada.
■g = aceleração gravitacional
■z = altura na direção da gravidade desde uma cota de referência.
■P = pressão ao longo da linha de corrente.
■ρ = densidade do fluido.

Obs.:
Ainda que o nome da equação se deva a Bernoulli, a forma acima exposta foi apresentada primeiramente por Leonhard Euler.
EvandrPic
Dword

Mensagempor ze » 14 Jul 2011 09:37

na verdade entendi só esta parte

"Para um cilindro de 10 m de diâmetro e 100 metros de altura, completamente cheio e um tudo de 1 cm de diâmetro e os mesmos 100 metros de altura de coluna d'água, teremos a mesma pressão na base ou nos pontos de mesma altura. "

mas é o que me basta no momento. mas é dificil mentalizar um manometro na base de cada apontando a mesma pressão. mas mesmo se eu afunilar o de 10m e concentrar em 1cm a pressão vai ser estaticamente a mesma? enfim clap clap clap pra voce, hidrostática. e pra vc também evandro.

enxada, foice, enxadão, machado e afins... aposto que voce que está lendo conhece só por foto e olhe lá.rs
como não tenho visão teorica achei que o peso do volume dágua influenciava na pressão na base do reservatorio. portanto no momento vou considerar apenas a hidrostática. isto acalma momentaneamente meus nervos curiosos. na pratica devo colocar uma mangueira de 1,5" e vou considera-la como continuação do reservatório. mas aí entra a hidrodinamica que vai me deixar mais nervoso ainda. mas isso é outra história.
depois do trem pronto quiçá eu poste algumas fotos no boteco.

só sei que nada sei. com ênfase no nada.

sucessos!
ze
Dword

Mensagempor EvandrPic » 14 Jul 2011 11:51

Lellis, as vezes fica meio complicado aceitar certas coisas da física.
Me lembro que certa vez um colega que trabalhava comigo (há uns 5 anos), com bom conhecimento de matemática e física, teimou comigo que num plano inclinado com mesmo coeficiente de atrito, o cubo mais pesado chegaria mais rápido à base em relação a um cubo mais leve.
Dizia ele que devido ao peso maior o mais pesado aceleraria mais e portanto teria maior velocidade no decorrer do trajeto de descida.
Isso é o mesmo que acreditar que lançando uma bola de gude e um carro de um prédio de 50 andares, o carro primeiro pois é mais pesado.
Ele sabia que nesse caso, desconsiderando o atrito do ar, ambos chegariam ao mesmo tempo, mas no caso do plano inclinado não tinha quem o convencesse que, semelhantemente, ambos os cubos chegariam ao mesmo tempo na base desde que tenham a mesma inclinação e o mesmo coeficiente de atrito.

lellis escreveu:na verdade entendi só esta parte

"Para um cilindro de 10 m de diâmetro e 100 metros de altura, completamente cheio e um tudo de 1 cm de diâmetro e os mesmos 100 metros de altura de coluna d'água, teremos a mesma pressão na base ou nos pontos de mesma altura. "

mas é o que me basta no momento. mas é dificil mentalizar um manometro na base de cada apontando a mesma pressão. mas mesmo se eu afunilar o de 10m e concentrar em 1cm a pressão vai ser estaticamente a mesma? enfim clap clap clap pra voce, hidrostática. e pra vc também evandro.

enxada, foice, enxadão, machado e afins... aposto que voce que está lendo conhece só por foto e olhe lá.rs
como não tenho visão teorica achei que o peso do volume dágua influenciava na pressão na base do reservatorio. portanto no momento vou considerar apenas a hidrostática. isto acalma momentaneamente meus nervos curiosos. na pratica devo colocar uma mangueira de 1,5" e vou considera-la como continuação do reservatório. mas aí entra a hidrodinamica que vai me deixar mais nervoso ainda. mas isso é outra história.

sucessos!
EvandrPic
Dword

Mensagempor albertorcneto » 15 Jul 2011 04:48

lellis,

Se voce desconsiderar a hidrodinamica no seu projeto, vai dar errado. N hidrostatica a pressao eh a mesma, mas com fluxo ha uma queda de pressao ao longo do tubo, que te muita relacao com o diametro do tubo. (Acho que d^4 se me lembro bem). So para fazer uma analogia pra voce entender, eh como uma fonte de tensao nao regulada. Sem corrente ela tem uma determinada tensao. Com corrente, devido as resistencias internas, a tensao cai por causa da corrente.

[quote="lellis"]na verdade entendi só esta parte

sucessos![/quote]
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor ze » 15 Jul 2011 12:15

EvandrPic escreveu:as vezes fica meio complicado aceitar certas coisas da física.

poizé amigo, agora imagina as da quântica! algumas verdades são difíceis de aceitar mesmo. Mas na Verdade, ... nem tanto.

obrigado alberto, devo considerar desconsiderando. bem desconfiei que uma tubulação maior gera + pressão no final. mas devo desconsiderar pois vou usar a menor que tenho mesmo pois ela cabe no meu bolso. Agora tenho que me despedir pois o machado disse que a inxada foice. vou tê que usá inxadão mêmo pra capiná, uai.

sucesso a todos!
ze
Dword

Mensagempor MOR_AL » 15 Jul 2011 12:23

Olá Lellis!
Fiz uma deduçãozinha do diâmetro do cano que você precisaria para obter uma potência no gerador. No final tem um exemplo para facilitar.
Na prática há alguma perda devido a vários fatores, portanto considere uma eficiência de 70% (chute).
Não sei se minha dedução está correta. Talvez um de nossos amigos possa verificar se cometi algum engano.
Segue a dedução.
Imagem
Sucesso.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor edison » 16 Jul 2011 01:52

Lelis assista aqui como se constroe uma usina hidroelétrica.

http://bcove.me/n5xljlv6

Bom proveito!
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Anterior

Voltar para Mecanica e materiais