Client/Webserver executando simultaneamente

System-On-Chip com Wi-Fi embutido, para aplicações IoT

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Client/Webserver executando simultaneamente

Mensagempor andre_luis » 16 Set 2017 16:33

Olá pessoal,

Estou abrindo esse outro tópico, uma vez que já estou 'introduzido' no mundo dos IoT's...rs.

Desculpa por saturar isso aqui com esse assunto, mas o que estou tentando agora é uma arquitetura com essa abaixo, onde numa mesma CPU esteja rodando um serviço cliente e webserver simultaneamente. Até onde tenho procurado na internet, alguns informam isso ser possível sim, mas a maioria dos que tentam, esbarram no fato de ter digamos, 2 processos em 'listening', mas que são executados em sequencia, ou seja, ao ler por exemplo um cliente local estaria cego ao resultado recebido do comando enviado para o servidor remoto.

Voçes teriam alguma dica de como resolver/contornar isso ?

ARQUITETURA.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: Client/Webserver executando simultaneamente

Mensagempor pamv » 16 Set 2017 23:22

Eu não sei se entendi bem, mas o protocolo TCP/IP prevê essas situações e não deveria acontecer nenhum problema, se o servidor não atender um request para iniciar uma conexão nova por time-out o cliente deve repetir o pedido.
pamv
Word

Mensagempor andre_luis » 17 Set 2017 05:05

Ok, então o problema é que estou me abstraindo muito dos detalhes com as bibliotecas que estou usando, vou ter de rever tudo do inicio. Obg.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor andre_luis » 17 Set 2017 15:11

Ok, já consegui trocar as bibliotecas e agora a coisa está funcionando redondo, com exceção de um PEQUENO detalhe:

Se eu configuro o Gateway/Mask ( 192.168.1.0 / 255.255.255.0 ) apenas a conexão local como server funciona, mas se não instancio essa função, o acesso remoto como client funciona normalmente. Estou pesquisando na Web sobre como configurar esses numeros de modo á aceitarem uma faixa mais ampla pra ver ser resolve, mas se alguem tiver alguma dica...

[EDITADO]

Resolvido, trivial mas passou batido: Tive de configurar o IP do Gateway igual ao do roteador e bingo! Agora o ESP é capaz de tanto funcionar como cliente local para servidor remoto, como também como servidor local para clientes locais.

Fica a dica pra quem precisar....
andre_luis
Dword

Voltar para ESP8266/ESP32