MC9S12HY64 em curto

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

MC9S12HY64 em curto

Mensagempor EGaiotto » 21 Jan 2010 14:06

Boa tarde pessoal.
Estou com um problemão! Na faculdade eu tenho um kit da axman com o MC9S12HY64 que está rodando os programas perfeitamente, mas quando eu fiz a placa para a minha aplicação, baseada no kit da axman, ele começou a entrar em curto. A fonte é simples, usei um 7805 com os capacitores de 10uF que segue direto para a alimentação do mcu, notei que a resistência entre vcc e vss vai caindo até entrar em curto e nos pinos VssPLL e Vss3 está com 18,4 Ohm (não sei se é um dado útil).
Alguém já teve problema parecido ou então uma sugestão?
Valeu pessoal!
Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela.
EGaiotto
Bit

Mensagempor mastk » 21 Jan 2010 14:11

Puxou muita corrente das portas? Tem 5V mesmo na saida do 7805?
mastk
Dword

Mensagempor EGaiotto » 21 Jan 2010 14:21

Esta com 4,99V na saída certinho, e no mcu só estou ligando a alimentação e o cristal, não tem mais nada nas portas. O pior é que já aconteceu isso com 3 deles em placas diferentes na mesma situação.
EGaiotto
Bit

Mensagempor mastk » 21 Jan 2010 19:30

tipo assim velhinho, nao cheguei a usar a familia hcs12, mas de situacoes parecidas que ja tive, ou se queimou um pino ou o regulador interno abriu o bico, talvez um pico em um pino ou no vcc, atente ao seu hardware e procure nas erratas se a algo que poderia levar o mcu a tal situacao.
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 21 Jan 2010 19:46

EGaiotto,

Veja as modificações que vc fez em relação a placa da axman. As vezes vc pode ter ligado pino de saida de uma logica com pino de saida de uma porta da MCU, antes de configurar a porta do MCU pode dar problema.
Já trabalhei com o HC11 e nunca tive estes problemas, mesmo o MCU rodando sem software, antes de acionar o bootloader ou o Monitor interno.
Outra coisa menos provavel mas possivel.... O MCU que vc está usando é original da Freescale? Não é CI falsificado? Tô cansado de ver CI falsificado com serigrafia barata..... :shock:
enigmabox

Mensagempor EGaiotto » 22 Jan 2010 08:19

Obrigado mastk, vou dar uma olhada nas erratas.
Pois é enigmabox, o problema é que só tenho a alimentação e o cristal ligado ao CI, isso que esta me deixando louco! rs.
Nossa, eu nem imaginava que tinha mcu falsificado, mas os que eu tenho aqui não são falsificado não, vieram direto da freescale.
Obrigado! Se eu conseguir fazer tudo rodar eu posto o que estava acontecendo.
Valeu!
EGaiotto
Bit

Mensagempor mastk » 22 Jan 2010 12:25

Errr, acredito que o VssPll deve estar ligado ao seu terra junto ao Vss3, entao algo proximo de um curto eh o correto neles, no HCS08 se um circuido de PLL, AD e CPU ficarem com algumas centenas de mili-volts acima um do outro causara dano a pastilha. Veja um App ou o Ds do mcu.
mastk
Dword

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))