Freescale com VoIP

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Freescale com VoIP

Mensagempor Ricardo_Franco » 27 Jan 2010 09:06

Ola Senhores
Tenho duas necessidades hoje:

1-Fazer uma implementação com a linha de processadores Freescale em aplicações VoIP, para apenas um canal. Quase como um ATA. Mas na verdade eu quero que saia em modo PCM.

2-Outra necessidade também com a linha Freescale, e montar um aplicação com 4 canais VoIP em um enlace E1.

Toda e qualquer ajuda é muito bem vinda.
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
web: www.engricardofranco.kit.net
Fone Skype: (19) 3119-8162
Ricardo_Franco
Byte

Re: Freescale com VoIP

Mensagempor msamsoniuk » 27 Jan 2010 10:35

jah deu uma olhada neste site?

http://www.rowetel.com/ucasterisk/hardware.html

soh que eh feito com blackfin. note que o blackfin possui duas interfaces TDM integradas. no caso dos freescale, nem todos possuem estas interfaces e os que possuem suportam um numero variado de canais G.711 e interfaces ethernet:

- MC68EN302 suporta 3 canais e ethernet 10mbps
- MC68360 suporta 3 canais e ethernet 10mbps (mas pode suportar 30 canais em modo QMC)
- MCF5272 suporta 8 canais e ethernet 100mbps
- MPC860 suporta 4 canais e ethernet 100mbps (mas pode suportar 60 canais em modo QMC).

e por ae vai. o MPC860 eh apenas o primeiro de uma serie de powerpcs com interface TDM integrada. os MCF53281/ MCF53721 possuem a interface TDM, mas nao conheco detalhes. eu te recomendaria dar uma boa olhada em todos eles, pq o proprio design da interface TDM e o suporte no sistema operacional varia bastante de um para outro.

no caso de codecs diferentes de G.711, vai depender da performance bruta do processador e dos codecs q vc escolher. no caso mais simples, como o 68EN302, realmente nao rola usar um codec melhor que o G.711 pq ele tem performance muito pequena.

note que o 5223x e similares sao dispositivos sem interface TDM. eh possivel fazer funcionar um codec de audio e fazer voip na boa, porem nao tem como fornecer interface TDM pq isso requer um hardware mais avancado que o disponivel nos mcus mais simples.

Ricardo_Franco escreveu:Ola Senhores
Tenho duas necessidades hoje:

1-Fazer uma implementação com a linha de processadores Freescale em aplicações VoIP, para apenas um canal. Quase como um ATA. Mas na verdade eu quero que saia em modo PCM.

2-Outra necessidade também com a linha Freescale, e montar um aplicação com 4 canais VoIP em um enlace E1.

Toda e qualquer ajuda é muito bem vinda.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Ricardo_Franco » 27 Jan 2010 10:44

Ola SEnhores.
Marcelo, na verdade eu quero fugir dos PowerQUICC, gostaria muito de usar coisas similares a processadores de 8 bits, no caso, a freescale oferece a linha flexis que me deixa em região mais proxima e confortavel ao processadores de 8bits, mas usando maquinas de 32bits.
Mas se não for possivel, então tudo bem, eu achei hardwares prontos da embbeded planet com PowerQuicc freescale de até 8 canais E1, mas a preços muito salgados. US$2.600,00, o que quero fazer é uma aplicação de mais baixo custo possivel, ou seja chegar no maximo a um ARM.
O blackfin pareceu interessante, mas por motivos/fatores comerciais aqui da empresa, a preferencia é freescale.
Att.

Ricardo Franco
Ricardo Franco
____________________________________________________________________________________________
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor Ricardo_Franco » 27 Jan 2010 14:57

Senhores
Durante minha pesquisa, percebi que a plataforma de VoIP desenvolvida pela freescale, http://www.freescale.com/webapp/sps/sit ... -Depth_Tab

Roda um tal de uCLinux, parece-me uma versão Linux muito enxuta para rodar no coldfire. Estou certo?

Outra duvida, para programar as rotinas e aplicações que pretendo, eu utilizo o CodeWarrior como nos uC de 8bits, ou algum software/IDE diferente?

Como nunca trabalhei com RTOs ou sistemas operacionais embarcados, tenho certas dúvidas, muitas vezes básicas, alguém recomenda alguma literatura para esse fim?

Att.
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor mastk » 27 Jan 2010 15:52

Pode usar o CW sim, mas o CW para coldfire eh diferente dos de HCS08.
mastk
Dword

Mensagempor Ricardo_Franco » 27 Jan 2010 16:19

Senhores.
Acho que estou começando a entender a brincadeira.
Para utilizar os processadores que possuem uClinux por exemplo, ou algum sistema operacional, eu farei minhas aplicações como se estivesse programando em um PC com linux instalado, em alto nível. Arrumei emprestado um KIT "system tower" que está rodando linux, quero ver como é fazer aplicações para esse cara ...
Pelo que vi, os pessoal tem usado o Eclipse com um compilador para linux. Entendi muito errado?
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor tcpipchip » 27 Jan 2010 17:39

Ricardo

Tens mercado para TELEFONE VOIP ?

Isto aqui interessa em ressussitar ?

http://www.basic4ever.com/voip_2004.shtml

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 27 Jan 2010 18:11

se vc optar por uclinux (ou linux no caso do powerpc), o ambiente de desenvolvimento eh linux, ou seja, vc vai em um pc, digita make no prompt do uclinux e ele cross-compila o sistema operacional para a plataforma alvo. atraves do uboot instalado na flash da plataforma alvo, vc descarrega o uclinux via tftp e boota ou grava na flash... os procedimentos obviamente exigem conhecimentos de unix tanto para compilar o sistema quanto para poder configurar ele e colocar para funcionar! note q o eclipse eh soh um editor de texto (muito bom por sinal), mas nao vai te ajudar muito na hora de colocar a mao na massa... mas a vantagem eh que a maior parte do software voip esta pronto e nao precisa pagar royalties para usar e distribuir.

se vc optar pelo RTOS da freescale, daih o ambiente de desenvolvimento eh a IDE da freescale, o codewarrior. mas obviamente vc precisa desenvolver o software de voip ou comprar ele.

dae tem a questao de recursos minimos necessarios:

no caso do RTOS da freescale, vc consegue tocar o subsistema com um coldfire single-chip, desde que ele tenha ethernet, flash e sram suficientes, que eh caso do 52236 ou 52259. mas eles nao possuem interface TDM, entao precisaria ligar os codecs via SPI e poderia ter restricoes para operar de forma sincrona.

no caso do uclinux vc precisa de flash e sdram suficientes para ele funcionar, o que no caso de um sistema voip significa algumas dezenas de MBs de sdram. mas nesse caso vc tb teria disponivel diversos 683xx e coldfires com interfaces TDM. veja que na maioria deles, sao um numero pequeno de canais, geralmente entre torno de 2 a 8. o hardware do 68360 eh bombadao de modo a funcionar com ateh 30 canais se usar um recurso especial chamado QMC, mas eu realmente jamais consegui fazer ele funcionar direito (os caras da cisco conseguiram!). mas tem varios componentes que dariam conta de um numero pequeno de canais, incluindo esse kit que vc citou. alem disso, os componentes mais novos sao mais baratos (incluindo os novos coldfires e powerquicc 2-pros)

no caso de linux para ter um ambiente mais robusto, vc precisa de muita flash e muita sdram, bem como um processador com mmu, o q no caso da freescale se traduz em powerpc. daih a historia eh outra pq vc passa a ter tambem barramentos pci, multiplas ethernets e consegue fazer uma construcao bem mais avancada, capaz de tratar um grande numero de canais.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Ricardo_Franco » 28 Jan 2010 09:35

Caro tcpipchip
A minha aplicação não é extamente um telefone VoIP, mas chega muito proximo. Fiquei curioso com algumas coisas do seu projeto.
*Ele é feito em Basic Stamp?
*os recursos de VAD, CNG, AGC e Cancelamento de Eco de linha, são realizados pelo Processador? ou pelo DSP? (Certamente tem um lá não é?).
*Está rodando linux nele?

Caro Marcelo Samsoniuk
Primeiro muito obrigado pelos esclarecimentos, tudo isso éra muito nebuloso para mim, agora está ficando bem claro. Eu precisa mesmo éra esta parte conceitual.
A partir de agora eu saio do "poço" da ignorancia e começo a ter conhecimento minimo para ter mais duvidas.

Att
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor tcpipchip » 28 Jan 2010 10:58

BASIC STAMP ??? nao nao :), nao daria conta...

É um Core Z80 rodando a 60Mhz, com 128K ram interna + dsp 24 bits rodando a 72Mhz + codec 18 bits....

Nao...está rodando na linguagem NATIVA...mas programado em C....
tcpipchip
Dword

Mensagempor Ricardo_Franco » 28 Jan 2010 16:33

TCPIPCHIP
lhe mandei um e-mail PVT com algumas questões.
Ricardo Franco
Ricardo_Franco
Byte

Mensagempor tcpipchip » 28 Jan 2010 20:31

Sim, respondi...

Vamos negociar o projeto do TELEFONE IP.
tcpipchip
Dword

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))