Memoria de programa paginada nos RS08

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Memoria de programa paginada nos RS08

Mensagempor KrafT » 18 Jul 2010 23:29

Utilizei um KA4 num projeto novo e o software tem uma tabela de 16bits com 256 entradas e duas de 8bits com 32 entradas cada.

O CW informa que duas tabelas ficaram em paginas diferentes (page cross), mas pelos testes que fiz, isso não gerou maiores problemas.

Se bem que isso me assustou um pouco, pois desde que larguei os PIC (em projetos novos) nunca mais tive que lidar com essa encrenca.

Mas aparentemente o compilador fez o trabalho sujo, se é que é tão complicado como era nos PIC mais fulero.
KrafT
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 19 Jul 2010 00:15

nao sei se o RS08 eh muito diferente de PIC nao! hehehe dah uma olhada nas arquiteturas do HCS08 e RS08 lado a lado:

Imagem Imagem

o HCS08 na verdade eh um 8 bits com algumas extensoes de 16 bits, formando o par H:X, util para operacoes na memoria. alem disso, ele possui um PC e um SP de 16 bits, de modo que codigo e dados podem ser espalhados em um mapa de memoria de 64KB. junte isso ao fato de ter instrucao de multiplicacao e vc tem um processador de respeito! nenhuma novidade nisso, se pensar q essa arquitetura foi usada em computadores na decada de 70! :)

o RS08, por outro lado, possui apenas registros de 8 bits, portanto nao consegue trabalhar em um mapa de memoria com mais de 256 bytes sem usar paginacao. os unicos registros de 16 bits sao o PC e o SPC... e analisando essa arquitetura, eh facil perceber que nao possui stack! :)

o preco parece interessante, mas eu acho que nao arriscaria partir para algo tao compacto... de qq forma, aqui tem umas dicas de programacao para o RS08, nao sei se vc jah olhou:

https://store.metrowerks.com/files/micr ... AN3604.pdf

sera q vale a pena a economia?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor KrafT » 19 Jul 2010 08:35

No meu caso é, mesmo que o custo seja semelhante ao QY1 que vou substituir, a gravação via BDM me é mais confortavel.
KrafT
Dword

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))