Data logger para agricultura e pecuária.

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Data logger para agricultura e pecuária.

Mensagempor lbeumesmo » 25 Jul 2010 23:53

Seguindo conselho de alguns dinossauros da eletrônica e experientes (nerds) programadores abandonei o 89s52 com Basic e junto meu projetinho de uma central de ilum. com dois lm324 um Adc de 8bits e uma porrada de tosqueiras.

Estou querendo montar um datalogger bem simples.
QG8
EEPROM 512k I²C
RTC I²C
Descarregar os dados pela serial com um software no pc para armazenar e tratar os dados.
.
.
.
.
Temperatura --->lm35
Humidade do solo ---> Aqui a negocio fica f*** devido ao sensor
Pluviômetro ---> Aceito idéias de como medir a coluna de água
.
.
.
.
prévia kkk
Imagem
.
.
.
.
.
Mas a idéia é ser simples, (tosco) nada comercial como um destes.
Imagem

Aceito idéias.
----------------------------------
LB 1/4 Bit
lbeumesmo
Bit

Mensagempor verd » 06 Ago 2010 16:25

pluviômetro, você terá q desenvolver um de gangorra, é o mais comum para medir quantidade de chuva! estou montando um para a estação que estou desenvolvendo, comprei um xingling pra tirar umas idéias, a idéia e um funil que captará a chuva e um sistema de gangorra aonde irá cair a chuva quando encher ela tomba e começa a encher o outro lado coloca um imã e um sensor reed e lê os pulsos por interrupção externa, da uma olhada no google figura pluviômetro de gangorra, vai intender melhor o que estou dizendo!!

humidade usa um HIH4000 facin só por na AD do micro! agora se ele vai medir exatamente a humidade do solo é outra história, ele vai medir a humidade do ar q está em volta dele!!

qq coisa manda uma MP q trocamos umas idéias! montei uma estação completa do zero, sem fio com comunicação modbus medindo a direção e velocidade do vento, humidade temperatura, quantidade de chuva e sensor de chuva,
"Tem pessoas qua acham que sabem tudo....
eu já acho que não sei nada!!!"
verd
Byte

Mensagempor lbeumesmo » 08 Ago 2010 22:29

Gostei desse sensor de humidade do ar. 24 dinheiros do tio sam.

Estudei um pouco o funcionamento dos sensores de humidade do solo.
E vi que o buraco é mais em baixo.

Se precisarem pesquisem por Soil Moisture.
Encontrei um sensor legal.
http://www.vegetronix.com/Products/VG400/

Dá fazer com dois eletrodos em um bloco de gesso (resistencia varia com a humidade), mais ai tem que ter muito estudo para criar uma tabela de equivalencia, e possivelmente uma função para cada faixa, sabendo que a medida não vai ser linear e vai de 0 a 50% de concentração. Em 50% para cada particula de solo tem uma de água, resumindo é quase uma poça de água. ehehhehehe

E com bloco de gesso tem o problema de trocar sensor a cada 6 meses, pois o mesmo vai se deconpondo (erro de medida com o tempo).

Então é melhor pegar um sensor pronto.

Mas tenho outros problemas.
I/O
3 para ADC
2 para i2C
2 para serial
6 para lcd
e 3 para teclado

Como sou tosco vou usar 2 QG8.

Desafios
Serial do QG8 entre os uC e entre o pc.
(O cara que erá minha esperança em aprender sobre serial no QG8, me chingou sei lá porque)
Software para tratar os dados no pc.
Estou estudando C++ no DEV C++ na faculdade e o BCB em casa.

ilustrando.
http://www.cheapvegetablegardener.com/2 ... ensor.html
http://www.cheapvegetablegardener.com/2 ... ensor.html
LB 1/4 Bit
lbeumesmo
Bit

Mensagempor Wagner de Queiroz » 09 Ago 2010 08:44

sensor de umidade do solo é mais simples ainda

eu havia lido uma vez um circuito que era uma bobina de circuito impresso enterrada no vaso. a capacitancia da terra muda com a umidade. Devo ter ainda a materia com o circuito perdido em casa.

Se tiver pressa, olhe os links abaixo: são de uma placa que envia msg no twitter quando precisa de água.

http://www.botanicalls.com/twitter/
http://www.botanicalls.com/kits/assemble/
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor verd » 09 Ago 2010 09:35

Legal Wagner!! se possivel posta a matéria pra gente!!
"Tem pessoas qua acham que sabem tudo....
eu já acho que não sei nada!!!"
verd
Byte

Mensagempor lbeumesmo » 10 Ago 2010 00:09

Wagner, obrigado pelo post, mas estes sensores com somente dois eletrodos tem um erro de medida bem grade (resistivos), devido a composição de cada solo em especial a salinidade.

Para sensor de humidade estou gostando deste cara.
http://www.vegetronix.com/
LB 1/4 Bit
lbeumesmo
Bit

Mensagempor RobL » 23 Ago 2010 19:52

Para medir umidade do solo usa-se um TDR. Para fazer não é simples, nem 7 cabeças.
Um timer de alta frequencia como os dos simples PICs são ideais para medir por captura valores da ordem de nano segundos.
Um TDR nada mais é que um transmissor de ondas eletromagnéticas (mais para um "radar") no qual se mede o tempo da onda refletida, a contar da partida do pulso . Em certos casos interessa também a intensidade, da onda refletida.
A quantidade de água modifica as propriedades do dielétrico (meio com solo + água).
RobL
Dword

Mensagempor lbeumesmo » 23 Ago 2010 22:43

Li um artigo em inglês muito interessante sobre este método, mas exige maior experiência e conhecimento de causa.

Li também sobre outras analises importantes a serem feitas.

Como estou tendo duas cadeiras interessantes (C++ e Circuitos Lógicos) na graduação decidi para um pouco e somar conhecimento antes de sair programando.

Continuo pesquisando.

[OFF topic]
Conversando com um Eng. sobre minha idéia ele começou a viajar no projeto de um implemento agrícola de correção de solo em tempo real, bombardeando a terra com radio freqüência e vendo o que deriva, a freqüência de ressonância das moléculas de cada tipo de elemento.
:shock: :lol:
LB 1/4 Bit
lbeumesmo
Bit

Mensagempor Rodrigo F. » 24 Ago 2010 08:00

RobL escreveu:Para medir umidade do solo usa-se um TDR. Para fazer não é simples, nem 7 cabeças.
Um timer de alta frequencia como os dos simples PICs são ideais para medir por captura valores da ordem de nano segundos.
Um TDR nada mais é que um transmissor de ondas eletromagnéticas (mais para um "radar") no qual se mede o tempo da onda refletida, a contar da partida do pulso . Em certos casos interessa também a intensidade, da onda refletida.
A quantidade de água modifica as propriedades do dielétrico (meio com solo + água).

Mas o que iria gerar estas ondas eletromagneticas?
Rodrigo F.
Nibble

Mensagempor Rodrigo F. » 24 Ago 2010 08:08

lbeumesmo escreveu:Li um artigo em inglês muito interessante sobre este método, mas exige maior experiência e conhecimento de causa.

Li também sobre outras analises importantes a serem feitas.

Como estou tendo duas cadeiras interessantes (C++ e Circuitos Lógicos) na graduação decidi para um pouco e somar conhecimento antes de sair programando.

Continuo pesquisando.

[OFF topic]
Conversando com um Eng. sobre minha idéia ele começou a viajar no projeto de um implemento agrícola de correção de solo em tempo real, bombardeando a terra com radio freqüência e vendo o que deriva, a freqüência de ressonância das moléculas de cada tipo de elemento.
:shock: :lol:

P**** bombardear com radio frequência, nunca tinha ouvido falar! ja vi o pessoal montando correção por gprs, faz a análise de varias partes do solo e um adubador via gprs faz a dosagem de acordo com a necessidade de cada pedaço do solo!
Rodrigo F.
Nibble

Mensagempor RobL » 24 Ago 2010 11:37

Um TDR tem um rádio. Só não se ouve MP3 :wink:

A idéia do cidadão funciona:
Se você tiver um "TDR" de frequencia variável , na verdade estaria com um espectrógrafo de massa. Neste caso, o interesse será a intensidade do retorno. O método, da "viagem" é plenamente possível.
Este injetaria a rf, com diversas freqüências sob controle, no solo e avaliaria o retorno (absorção em cada f, ou seja, a quantidade de cada elemento no solo). No solo, tudo é bem difícil de se ajustar, mas muito desafiante e empolgante.

Não há ainda um bom método para umidade do solo. O melhor, TDR, é caro.
Os demais dão muito erro, e precisam de constante manutenção.
Mas sem dúvida a irrigação é um dos campos mais importantes hoje.
RobL
Dword

Mensagempor lbeumesmo » 21 Nov 2010 11:07

Valeu dar um time neste projeto, aprendi C++ e to Programando em C#(Graficos, Base de dados...)
Meu problema agora é a transmissão serial do QG8, No Visual Studio é facil enviar e receber dados mas nunca usei a serial em uCs no C.
Em basic no 8051 éra facil.

Alguma dica sobre esta comunincação?
LB 1/4 Bit
lbeumesmo
Bit

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))