68K ou coisa assim, again

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor Ov3rM1nd » 27 Ago 2008 21:44

mastk escreveu:Bem vindo cabra, pega um mupy na geladeira e fica a vontade.

Tem um computador feito com Z80 + 877 com SO, bacana, teria umas fotos?

Enigma, de q forma vc esta utilizando o compatilhando a ram do sistema? Tem fotos tb?

Sam, como ta indo seu sistema?

Eu to fazendo o software de PC para utilizar o sistema e a placa de video, talvez demore um pouco mais q esse fds tem o enem.

Overmind, lider dos zergs?

Hahaha, vc foi a primeira pessoa que acertou daonde veio o Overmind...
O projeto, na verdade, ainda está montado numa protoboard... Estou tentando fazer o z80 conversar com um cartão SD por SPI, dae vou colocar o SO no cartão...
Vou ver se até o fim de semana posto umas fotos.
Ov3rM1nd

Mensagempor mastk » 05 Set 2008 12:33

Supervisor feito, deixa muito a deseja em termos de peformace, 10Kbps, mas funciona, o sistema esta pronto e rodando, finalmente :cry:

Imagem

Nos proximos dias vou fazer algumas experiencias e terminar a placa de video. Bom fds pros manos
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 05 Set 2008 14:11

mastk escreveu:Supervisor feito, deixa muito a deseja em termos de peformace, 10Kbps, mas funciona, o sistema esta pronto e rodando, finalmente :cry:

Imagem

Nos proximos dias vou fazer algumas experiencias e terminar a placa de video. Bom fds pros manos

pow, ficou bonito hein! em que ambiente vc fez ele ? vc nao quer fazer um treco similar para gravar S19 nos HC908 tambem ? usar codewarrior ou o debug da P&E micro dah muito trampo! :D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 05 Set 2008 18:12

O ambiente é fácil de advinhar: Delphi. hehehe.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor mastk » 09 Set 2008 11:02

pow, ficou bonito hein! em que ambiente vc fez ele ? vc nao quer fazer um treco similar para gravar S19 nos HC908 tambem ? usar codewarrior ou o debug da P&E micro dah muito trampo! Very Happy

Delphi, como o jorge disse, olha sam, eu faco cara tendo um boot loader, pq imagino que o protocolo da MCU nao seja simples de lidar, imagino...
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 09 Set 2008 12:36

bom, eu fiz um codigo em C para gravar S19 no HC908:

http://framework.sourceforge.net/hc908sh/hc908sh.c

em essencia, eh abrir o S19 e ir gravando os bytes nos lugares certos usando os comandos basicos da rom de debug. tem alguns registros de controle da flash e algumas esperas que tem que ser obedecidas, para nao estragar a flash, mas o negocio eh ateh relativamente simples.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 29 Set 2008 08:09

Marcelo Samsoniuk,

Tô enrolado com o roteamento do 68030 no Kicad. Automaticamente o Kicad deixa muitas trilhas por ligar. Fazendo manualmente em duas camadas fica melhor que em automático, mas ainda falta algumas.
Será que dá pra fazer a PCB em duas camadas usando este encapsulamento PGA de 128 pinos? Já teve alguma experiencia parecida?
Tive que tb separar as memorias da placa CPU porque complicava mais ainda, estão ligadas via barramento de 16 bits.
enigmabox

Mensagempor mastk » 29 Set 2008 11:18

Nigma mano, cara sugestao, imagino que ja esteja fazendo.

Que tal uma placa-mae com apenas a CPU e fonte, com slots de forma que favoreca o roteamento? Tipo, do que pude ver da pinagem ela segue um padrao logico (viva a mamae motorola) soh que vc precissa de dois layers sim para tudo ficar simples, senao...

Como ficou sua placa de video?

Eu comecei ontem a cutucar o FPGA.

Como estao indo as coisas sam e overmind?
Editado pela última vez por mastk em 01 Out 2008 15:49, em um total de 1 vez.
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 29 Set 2008 13:09

acredito que sim, pq vc pode passar entre os pinos do PGA mais de uma trilha (se fosse um BGA, tava frito!). alem disso, vc provavelmente nao vai ligar todos os 128 pinos! hehehe :)

enigmabox escreveu:Marcelo Samsoniuk,

Tô enrolado com o roteamento do 68030 no Kicad. Automaticamente o Kicad deixa muitas trilhas por ligar. Fazendo manualmente em duas camadas fica melhor que em automático, mas ainda falta algumas.
Será que dá pra fazer a PCB em duas camadas usando este encapsulamento PGA de 128 pinos? Já teve alguma experiencia parecida?
Tive que tb separar as memorias da placa CPU porque complicava mais ainda, estão ligadas via barramento de 16 bits.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 29 Set 2008 13:10

minha placa tah parada ateh o fim do inverno! hehehe :)

mastk escreveu:Nigma mano, cara sugestao, imagino que ja esteja fazendo.

Que tal uma placa-mae com apenas a CPU e fonte, com slots de forma que favoreca o roteamento? Tipo, do que pude ver da pinagem ela segue um patrao logico (viva a mamae motorola) soh que vc precissa de dois layers sim para tudo ficar simples, senao...

Como ficou sua placa de video?

Eu comecei ontem a cutucar o FPGA.

Como estao indo as coisas sam e overmind?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 29 Set 2008 14:41

Mastk,

1)Placa CPU:
É essa a ideia, só deixei na placa a cpu68030, modulo osc. 20mhz, cpld xc9572xl e conector de 60 pinos.
Deste modo ficou mais facil.

2)Placa memória:
Composta de 2 eproms 27c512 e duas rams de 512kb estaticas
Já esta pronta no kicad, falta fazer o circuito-impresso.

3)Placa de video:
Composta por mc6847, memoria e latch´s.
Funciona bem, já fiz alguns testes manualmente no modo grafico e texto, inclusive com cores PAL/M hehe. O problema que eu estava tendo era com uma TV LG velha, que não aceitava PAL/M na entrada A/V. Assim testei em outra, uma Philips e tudo apareceu com cores.

4)Placa IO:
Ainda a definir , mas conterá o mc68681 e alguma pio, ii2, etc.

Mastk, qual FPGA tu tá usando?

Marcelo Samsoniuk,

Não vou ligar todos os pinos não, não tenho loucura suficiente pra isso! :)
Pois vou usar modo de 8 e 12 bits somente assincrono.
BGA nem me arrisco, só se for soldar fios por baixo do CI. :shock:
Espero terminar de desenhar a pcb nesta semana.

minha placa tah parada ateh o fim do inverno! hehehe

Que passa? Tá muito frio ai? :shock:
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 30 Set 2008 00:45

pois eh... esse negocio de aquecimento global eh meio que uma farsa hein!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 30 Set 2008 12:05

Composta por mc6847, memoria e latch´s.
Funciona bem, já fiz alguns testes manualmente no modo grafico e texto, inclusive com cores PAL/M hehe. O problema que eu estava tendo era com uma TV LG velha, que não aceitava PAL/M na entrada A/V. Assim testei em outra, uma Philips e tudo apareceu com cores.

Pow coloca umas fotos ai.

Mastk, qual FPGA tu tá usando?

XC3S400TG256, ontem nao consegui sintetizar nada, a versao do web pack que tenho a zuada :( , diz que aconteceu um erro critico e pede para contatar a xilinx...
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 05 Out 2008 10:21

Mastk,

Desisti de fazer a pci para a placa CPU no PCb do Kicad, vai levar muito tempo, assim estou fazendo a placa do mesmo jeito que a placa de video...ou seja...na mão! :shock:

Fotos:

Placa de video(ainda inacabada)
Imagem
Placa CPU com Ram, Eprom e Serial.
Imagem
Cpu utilizada
Imagem

Agora darei inicio a soldagem dos fios na placa Cpu, vamos ver quando termino.....
enigmabox

Mensagempor mastk » 06 Out 2008 20:45

Meu, tem um soquete pro 68030?

EPROM é chato de usar, tem apagador?

Soldar tudo isso na mão é trabalhoso e gostoso, mas o negocio é fazer um plano e execulta-lo o mais rapido possivel para não perder o espirito.

Força ai mano :o
mastk
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))