MCF5480 -> Duvidas para a placa

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor helton » 30 Set 2008 13:04

Uma placa com RAM (SDRAM) e FLASH seria bem interessante...um phy é legal para acesso remoto (putty)..., mas nada que um MAX232 não resolva...
Tenho interesse no"racha" dessa placa, caso seja possível participar...
Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 30 Set 2008 14:30

mastk escreveu:Para os dois, mandar fazer.

Sim, uns 128MB de flash paralela + uns 128MB de SDRAM sai baratinho e sao super faceis de comprar e soldar, phy e MPU nao pretendo usar junto com o mcf5270, se bem que digo isso achando que posso grava-lo via jtag, BDM dele eh meio cara e por hora, sem phy

ah, o MPU que eu disse estava me referindo ao 5270 mesmo :D hehehe o MPU para gravar na BDM dah para colocar mesmo numa placa a parte, plugado no conector BDM mesmo. mas o PHY da fast-ethernet eu achei chatinho, eh um componente TQFP com pinos demais! hehehe
msamsoniuk
Dword

Mensagempor racerxdl » 30 Set 2008 22:31

É a sobre a parte do linux/kernel do próprio não me é problemas, eu trabalho atualmente com isso :D

Sobre a otimização, no nintendo DS já fiz o linux rodar consumindo 1,2Mb, os aplicativos eram carregados pelo cartão SD.

Mas enfim, eu realmente vi que no SCF5250 será um pouco complicada a implementeção de um LCD, porém eu pensei em usar um CPLD (pensei em um FPGA por ser ram, mais facil pra desenvolvimento, mas não achei um FPGA legal, o meu kit que comprei nos eua da Knjn nunca chegou por causa da alfandega ¬¬, eu nem soube noticias dele, foi US$100, uma plaquinha com o Cyclone EP1C3).

Sobre o 68EZ328, eu pesquisei sobre ele já, é o mesmo processador do Palm IIIc (já tive um), eu pensei em pegar uma amostra dele, ela iria me ajudar muito, porém, a motorola não manda mais amostras e nem vende ele (discontinuado).

Sobre o Coldfire V4, por isso mesmo que pensei em usar o V4, eu praticamente teria um computador com ele, o clock dele não é tão baixo, e ele tem controladora para praticamente TUDO (faltava PCI-e, mas o clock dele é MUITO baixo pra isso hehe), sem contar que ele tem duas ethernet nele.

Voltando para SCF5250, alguem sabe algum kit legal? (Tpw algum GCC ou algo do genero?) Pro arm tem uma pancada de coisa do GCC, pra esse SCF não achei praticamente nada, segundo o datasheet ele é um Coldfire tmb, só que V3 se não me engano, se for isso basta eu usar um pack do GCC para Coldfire V3?

Desde já e até já agradeço a ajuda do pessoal ai :D
racerxdl
Bit

Mensagempor msamsoniuk » 01 Out 2008 00:25

helton escreveu:Uma placa com RAM (SDRAM) e FLASH seria bem interessante...um phy é legal para acesso remoto (putty)..., mas nada que um MAX232 não resolva...
Tenho interesse no"racha" dessa placa, caso seja possível participar...

com certeza, quanto mais gente mais barato fica!

eu coloquei em um site o esquematico do projeto que eu estava fazendo quando estava pensando em fazer mestrado... a ideia era um pequeno midia-gateway com uma fast-ethernet, duas seriais e quatro interfaces ATA com suporte a DMA, sendo duas delas extendidas por um par de conectores com alguns sinais extras, permitindo a conexao tanto de discos quanto modulos de aquisicao de dados:

http://framework.sf.net/pics/carrier-5270.pdf

infelizmente os modulos de aquisicao se mostraram um problema complexo demais, daih eu desanimei do mestrado e nem cheguei a rotear a placa...
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 01 Out 2008 00:54

nao eh muito dificil encontrar o gcc para o 68k jah pre-compilado. mas se vc nao encontrar, eh relativamente facil compilar ele, basta seguir estas instrucoes:

http://gcc.gnu.org/ml/gcc/2003-03/msg00764.html

neste CVS tinha um Makefile bacana que jah setava o ARCH e tudo mais para 68k, assim vc produzia um cross-compiler para 68k, ou seja, ele cria um m68k-elf-gcc a partir do proprio gcc que vc jah tem! :)

bom, note que o gcc para 68k compila para q ualquer core 68k ou coldfire, bastando habilitar otimizacoes para um core especifico. no seu caso, o 5250 eh um 52xx, portanto um core V2, bastando portanto utilizar a opcao -m5200 no gcc. se fosse o 5484, seria um 54xx, portanto core V4 e usaria a opcao -m5400, enquanto que um 68040 seria um core 040, usaria -m68040 e por aih vai.

obviamente o compilador nada sabe a respeito de perifericos, ficando a cargo do sistema operacional. nesse aspecto, creio que o uclinux deve suportar o 5249 meio que com certeza, pq eu jah vi ele rodando em uma placa de avaliacao da freescale. como a diferenca entre eles nao eh grande, deveria funcionar meio de primeira, ficando uma ou outra feature faltando implementar...

assim, se ele tiver uma DMA bacaninha, acho que fica ateh simples interfacear com um LCD usando uma CPLD para auxiliar na temporizacao.

racerxdl escreveu:É a sobre a parte do linux/kernel do próprio não me é problemas, eu trabalho atualmente com isso :D

Sobre a otimização, no nintendo DS já fiz o linux rodar consumindo 1,2Mb, os aplicativos eram carregados pelo cartão SD.

Mas enfim, eu realmente vi que no SCF5250 será um pouco complicada a implementeção de um LCD, porém eu pensei em usar um CPLD (pensei em um FPGA por ser ram, mais facil pra desenvolvimento, mas não achei um FPGA legal, o meu kit que comprei nos eua da Knjn nunca chegou por causa da alfandega ¬¬, eu nem soube noticias dele, foi US$100, uma plaquinha com o Cyclone EP1C3).

Sobre o 68EZ328, eu pesquisei sobre ele já, é o mesmo processador do Palm IIIc (já tive um), eu pensei em pegar uma amostra dele, ela iria me ajudar muito, porém, a motorola não manda mais amostras e nem vende ele (discontinuado).

Sobre o Coldfire V4, por isso mesmo que pensei em usar o V4, eu praticamente teria um computador com ele, o clock dele não é tão baixo, e ele tem controladora para praticamente TUDO (faltava PCI-e, mas o clock dele é MUITO baixo pra isso hehe), sem contar que ele tem duas ethernet nele.

Voltando para SCF5250, alguem sabe algum kit legal? (Tpw algum GCC ou algo do genero?) Pro arm tem uma pancada de coisa do GCC, pra esse SCF não achei praticamente nada, segundo o datasheet ele é um Coldfire tmb, só que V3 se não me engano, se for isso basta eu usar um pack do GCC para Coldfire V3?

Desde já e até já agradeço a ajuda do pessoal ai :D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 03 Out 2008 01:51

ah! vc tinha comentado sobre o 68328, ele realmente esta fora de linha... mas na netwark ainda tem um resto no estoque e esta em promocao:

http://www.newark.com/62K4973/semicondu ... c68vz328ag

infelizmente, no brasil a coisa fica complicada:

http://www.farnell.com.br/u_Catalogo.ap ... ro=62K4973

porem, se achar alguem nos estados unidos com boa vontade de comprar e botar num envelope comum, fica bem barato! hehehe :)

o chato eh que parece que nao tem mais o QFP-132... ele era bem maior e mais facil de montar do que esse TQFP-144 disponivel... daih fica ateh pior que um coldfire V2 com QFP-160 neh :P
msamsoniuk
Dword

COLDFIRE

Mensagempor tcpipchip » 07 Abr 2010 18:28

Marcelo

Gostei muito do modulo da netburner (MCF5270) (rodando RTOS), porem, minha duvida é a seguinte, como faço para piscar um led nele ?

Por ser tratar de O.S, vou ter que pensar em IOCTL ou HANDLER ou FD para acessar um pino do processador ?

Se sim, como faço piscar um LED ? ou vou ter que usar os #define ?

Tens um exemplo ? :)

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor tcpipchip » 08 Abr 2010 09:12

Resolvido

Achei a classe.

TCPIPCHIP

class PinIO
{
BYTE connector, pinnum;
PinIO( int j, int n ) { connector = j; pinnum = n; };

public:
void set( BOOL = TRUE ); // Set output high
void clr() { set( FALSE ); }; // Set output low
BOOL read(); // Read pin hi/low state
void hiz() { read(); }; // Set output to tristate
void drive(); // Turn output on (opposite of tristate)
void function( int ft ); // Set pin to special function
PinIO &operator = ( BOOL b ) { set( b ); return *this; };
PinIO &operator = ( int i ) { set( i ); return *this; };
operator int() { return read(); }; // Read and return int value
operator BOOL() { return read(); }; // Read and return BOOL value
operator bool() { return ( read() != 0 ); }; // Read and return boolean value
friend class PinIOJ1Array;
friend class PinIOJ2Array;
};
tcpipchip
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 08 Abr 2010 09:26

desculpe, eu nao tinha visto o post... mas de qual RTOS vc estava falando? se for uclinux, vc pode acessar diretamente as portas de GPIO, vi um exemplo disso bem simples na forma de um cgi via web para o 5208, nao deve ser muito diferente do 5270. um amigo meu tem as dicas de como colocar um uclinux no modulo da netburner, adicionando um cartao mmc com o filesystem, nao eh muito complexo nao.

dae o negocio se resume a algo como:

Código: Selecionar todos
char *p = endereco_da_porta;

while(1)
{
  *p = 1;
  sleep(1);
  *p = 0;
}

mas o legal seria desenvolver um modulo para usar no kernel, dae vc poderia piscar o led com um shell script, por exemplo:

Código: Selecionar todos
while true
do
  echo 1 > /proc/mcf5270/gpio/pinx;
  sleep 1
  echo 0 > /proc/mcf5270/gpio/pinx;
done

algo assim, ficaria bem legal.
#innovation #poweredby #riscv https://github.com/darklife/darkriscv
msamsoniuk
Dword

Mensagempor tcpipchip » 08 Abr 2010 09:32

sem problemas amigo!

É o RTOS que da NETBURNER mesmo.

Gostei muito do chip.
tcpipchip
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 08 Abr 2010 18:22

eu nao conheco o RTOS deles, mas como o 5270 nao possui MMU e o enderecamento eh linear de 32 bits, nada impede que vc faca aquela jogada de criar um ponteiro direto para os perifericos, ignorando assim o proprio sistema operacional :)

acho que pensar em handler e device driver jah eh para partir para um periferico mais avancado, tipo um device driver para SPI com suporte a ring buffers e queues por ex. mesmo assim, pode ainda tratar as tasks normais como sendo as proprias tasks de gerenciamento, como em um microkernel (tipo task spi controla diretamente o dispositivo spi e fala com as outras tasks usando algum mecanismo padrao de interprocesso).

acho q usar abstracao demais soh eh realmente necessario em sistemas com MMU, onde as tasks em userland realmente nao possuem acesso a nenhum tipo de hardware.

q tipo de aplicacao vc esta utilizando nele?

tcpipchip escreveu:sem problemas amigo!

É o RTOS que da NETBURNER mesmo.

Gostei muito do chip.
#innovation #poweredby #riscv https://github.com/darklife/darkriscv
msamsoniuk
Dword

Anterior

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))