Novos MCF51: Freescale reage e vira o jogo! =D

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor msamsoniuk » 02 Mai 2010 18:01

hehehe sem problemas... eu tb dei uma exagerada! hehehe daih nao deu outra, o moderador veio com os dois pes no peito da galera e censurou tudo! mas as dicas do jozias foram muito boas e comprovam q freescale eh bem viavel! :)

enigmabox escreveu:Jozias,

Te mandei uma mensagem no seu email publicado.
Desculpe Marcelo Sam, por mudar um pouco o assunto do seu topico.

:wink:
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 02 Mai 2010 18:22

Marcelo e Jozias,

Tem um outro projeto usando um HC908 como interface BDM e explica com detalhes como funciona a interface BDM Freescale:

http://www.ingdubatti.com.ar/index.htm

Mesmo usando outros microcontroladores como Atmega, HC908, é possivel fazer um BDM para microcontroladores Freescale.
Bom, pelo menos para esta linha nova MCF51, não vai necessitar, porque programa tudo via USB.
enigmabox

Mensagempor KrafT » 02 Mai 2010 22:06

Um dos maiores empecilhos para os meros mortais, é a limitação de código do Code Warrior. Pagar por ele está fora da realidade de muita gente.

Ajudaria muito se a Freescale fisesse como a NXP e a ST: Montar um pacote com o GCC já configurado para um mcu qualquer. Assim os mortais aprenderiam e poderiam continuar no GCC.

Gravar via USB ajuda na produção e atualização de firmware com certeza, mas um debug como o dos Zilog Z8 seria bem legal.
KrafT
Dword

Mensagempor mastk » 02 Mai 2010 22:24

Tem licensas de u$1000,00 dependendo dos projetos desenvolvidos eh um custo bem palpavel e dependendo do fluxo de projeto da empressa eh rapidamente pagavel, agora para uso pessoal ai eh duro sim senhor.

Interresante esse comentario do Z8, mas da ultima vez que vi eles custavam caro demais e eram carentes em periferia.
mastk
Dword

Mensagempor KrafT » 02 Mai 2010 22:49

Mastk, depois que a Zilog foi vendida, já dá para pensar nela outra vez:

Compare:

http://br.mouser.com/ProductDetail/Free ... NiNsDro%3d

http://br.mouser.com/ProductDetail/ZiLO ... x7YQ3BE%3d

O debug dos Z8 pode ser feito via um MAX232 mais um diodo e permite ilimitados breakpoints. O ZDS é meio antiquado, mas não tem limitação de código...

Veja só: A gente tem tres Cyclone-Pro, para HC908 e 9S08, e precisa serializar os chips. O ADDON para o Cyclone para serializar chips custa uma pequena fortuna, enquanto que da Zilog é gratis. Por isso estou reavaliando eles, "ôtraveis".

É provavel que eu fique com Freescale pela disponibilidade e consumo de energia, mas não vou conseguir convencer ninguem a comprar o treco para o Cyclone.
KrafT
Dword

Mensagempor fenix3 » 02 Mai 2010 23:09

Kraft, como assim serializar? eh colocar um numero diferente em cada chip? Se for, isto ja esta previsto de forma gratuita no Cyclone-PRO ! para a linha HC08!
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 03 Mai 2010 01:38

eu particularmente nunca consegui tempo livre para aprender como o codewarrior funciona... acho infinitamente mais pratico digitar make no prompt e ver o codigo compilar. mas um amigo meu passou uma dica muito boa: ele usa o processor expert para gerar codigo para determinados perifericos do coldfire e entao simplesmente compila estes codigos com o gcc.

a primeira coisa eh arrumar um gcc...

a maioria das plataformas possui packages pre-montados com gcc para m68k, por exemplo, no meu mac eh simplesmente digitar:

sudo port install m68k-elf-gcc

e o compilador esta lah... infelizmente eh um gcc 3.4.6 para 68k e cfv2 apenas. mas como eu ainda nao uso nada diferente disso, ateh o momento nao precisei correr atras de nada mais atualizado.

para ter uma versao mais atualizada, eu precisaria baixar o fonte do gcc lah do site oficial e mandar bala em uma versao cross. nao eh dificil e jah fiz isso varias vezes no passado. mas compilar aqui numa maquina unix eh uma coisa, compilar no windows eh outra... jah comeca que o windows nem compilador tem! hehehe :)

no fundo tem que instalar uma porrada de tools de unix para compilar o gcc e daih massacra demais quem usa windows. nesse caso o negocio eh apelar para a boa vontade alheia:

http://www.codesourcery.com/sgpp/lite/c ... elease1049

versao bem recente, inclusive com suporte a coldfire v1 e toda a documentacao disponivel.

sobre a forma de usar, nao tem muito segredo compilar no gcc e vc pode comecar praticando na sua maquina x86 mesmo (arrumar um unix qq para praticar eh uma boa ideia!).

basicamente, vc vai compilar os codigos gerando um arquivo objeto:

gcc -Wall -c codigo_1.c
gcc -Wall -c codigo_2.c
...

e depois linkar tudo com o ld:

ld -o codigo *.o /usr/lib/crt1.o -lc

de onde crt1.o eh um codigo que faz o startup do ambiente e chama main(), que esta em algum dos arquivos .c que vc compilou, e -lc eh para linkar com a libc, que normalmente inclui uma parafernalha de opcoes como memcpy, bzero, printf, etc. isso ae para x86...e a localizacao de crt1.o infelizmente pode variar de sistema para sistema... se nao for no mesmo lugar, tem q procurar com locate... se nao tiver locate, tem q procurar com find! :)

assumindo que tudo correu bem, o mesmo codigo no caso do 68k:

m68k-elf-gcc -Wall -c codigo_1.c
m68k-elf-gcc -Wall -c codigo_2.c
...
m68k-elf-ld -o codigo *.o /opt/local/m68k-elf/lib/libc.a

diferentemente do x86, nao tem um crt1.o (a menos que vc escreva um!) e entao ele assume um default qq:

m68k-elf-ld: warning: cannot find entry symbol _start; defaulting to 80000074

olhando com um 'm68k-elf-objdump -d codigo' temos:

Código: Selecionar todos
codigo:     file format elf32-m68k

Disassembly of section .text:

80000074 <f>:
80000074:   4e56 0000         linkw %fp,#0
80000078:   202e 0008         movel %fp@(8),%d0
8000007c:   d080              addl %d0,%d0
8000007e:   4e5e              unlk %fp
80000080:   4e75              rts
80000082:   4e75              rts

80000084 <main>:
80000084:   4e56 0000         linkw %fp,#0
80000088:   2f2e 0008         movel %fp@(8),%sp@-
8000008c:   61ff ffff ffe6    bsrl 80000074 <f>
80000092:   588f              addql #4,%sp
80000094:   4e5e              unlk %fp
80000096:   4e75              rts

parece bacana, mas provavelmente meu 'int main(int argc, char **p)' vai falhar porcamente, pq nao tem um pre-startup antes de main nesse caso (no x86 tem um sistema operacional e tal, aqui nao).

uma jogada boa eh posicionar uma stack e uma tabela de vetores:

unsigned stack[256];
void main(void);

const unsigned vtable[256]={

(unsigned)&stack[255],
  (unsigned)main
};

compilo isso ae e tenho um vtable.o para usar... entao eh possivel posicionar as coisas usando um link.ld:

SECTIONS
{
   . = 0x00000000;
   . = ALIGN(4);
   .text      :
   {
      vtable.o(.rodata)
      *(.text)
   }
   .rodata :
   {
      *(.rodata)

}
   . = 0x80000000;
   . = ALIGN(4);
   .data   :
   {
      *(.data)
   }
   .bss   :
   {
      *(.bss)
   }
}

chutando ae 0x80000000 para sram e 0x00000000 para flash.

linkando tudo com:

m68k-elf-ld -o codigo *.o /opt/local/m68k-elf/lib/libc.a -Tlink.ld

e rodando novamente o objdump, parece mais legal:

codigo:     file format elf32-m68k

Disassembly of section .text:

00000000 <vtable>:
   0:   80 00 03 fc 00 00 04 10 00 00 00 00 00 00 00 00     ................
   ...

00000400 <f>:
 400:   4e56 0000         linkw %fp,#0
 404:   202e 0008         movel %fp@(8),%d0
 408:   d080              addl %d0,%d0
 40a:   4e5e              unlk %fp
 40c:   4e75              rts
   ...

00000410 <main>:
 410:   4e56 0000         linkw %fp,#0
 414:   4878 0002         pea 2 <vtable+0x2>
 418:   61ff ffff ffe6    bsrl 400 <f>
 41e:   588f              addql #4,%sp
 420:   4e5e              unlk %fp
 422:   4e75              rts

tem uma tabela de vetores lah no endereco onde deveria estar, contendo o endereco da stack em 0x80003fc e o endereco de main em 0x00000410. o codigo eh basicao, roda ateh o fim e dah crash! :)

como eh um elf, eh possivel carregar ele em simuladores de 68k/cf como o da lauterbach, conseguindo debugar passo a passo com codigo de maquina e C lado a lado. para gerar o binario ou S19, soh ajustar a saida o ld:

m68k-elf-ld -o codigo *.o /opt/local/m68k-elf/lib/libc.a -Tlink.ld --oformat binary

ou:

m68k-elf-ld -o codigo *.o /opt/local/m68k-elf/lib/libc.a -Tlink.ld --oformat srec

sobre set de instrucoes, como nao tenho a versao que gera para coldfire v1 nao consigo verificar nenhuma situacao particular. mas basicamente, isso se define durante a compilacao com o gcc (nos exemplos compilei com o default, q deve ser para 68020).

tambem eh uma boa ideia fazer um Makefile:

CC = m68k-elf-gcc
LD = m68k-elf-ld
CFLAGS = -Wall -m5200
LDFLAGS = -Tlink.ld

SRCS = vtable.c a.c b.c
OBJS = $(SRCS:.c=.o)

%.o: %.c
   $(CC) $(CFLAGS) -c $<

codigo: $(OBJS) $(SRCS)
   $(LD) $(LDFLAGS) -o $@ $(OBJS) $(LDFLAGS)

all: codigo $(SRCS)

clean:
   rm -f $(OBJS) codigo

daih quando vc edita qq arquivo .c eh soh rodar make, ele recompila o que precisa e relinka certinho. quer limpar tudo, basta um make clean.

os arquivos que usei no exemplo sao o a.c e b.c:

int f(int a)
{
  return 2*a;
}

extern int f(int);

int main(void)
{
  return f(2);
}

e como eu nem uso a libc, acabei optando por tirar ela da compilacao. e obvio, a falta do crt1.o tem uma consequencia extra: o segmento data nao eh inicializado... dae o pulo do gato eh criar um codigo de pre-startup q faz um memcpy da area correta da flash para a sram... mas fica para a proxima licao hehehe

KrafT escreveu:Um dos maiores empecilhos para os meros mortais, é a limitação de código do Code Warrior. Pagar por ele está fora da realidade de muita gente.

Ajudaria muito se a Freescale fisesse como a NXP e a ST: Montar um pacote com o GCC já configurado para um mcu qualquer. Assim os mortais aprenderiam e poderiam continuar no GCC.

Gravar via USB ajuda na produção e atualização de firmware com certeza, mas um debug como o dos Zilog Z8 seria bem legal.
Editado pela última vez por msamsoniuk em 03 Mai 2010 02:09, em um total de 5 vezes.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Jozias del Rios » 03 Mai 2010 01:44

Marcelo Samsoniuk escreveu:se jah vc nao estiver pensando em comercializar esse seu BDM com o AVR, o melhor a fazer seria disponibilizar como projeto open source na internet e divulgar, pois acho que vai interessar a muita gente pelo mundo afora!

e quanto as aplicacoes com o MCF51?

Certeza, mas quando tiver tempo. O gravador eu fiz bem rapidamente para atingir o objetivo de usar os MCF51JM, que eu já havia escolhido para o projeto (um Relógio Eletrônico de Ponto), mas não está nem perto de ser algo publicável, então eu apenas encaminho para quem pedir, informalmente. Mas agora que sugiram novos MCF51 com bootloader USB, não creio que haveria tanta procura por um gravador como esses, a não ser a serialização que já foi comentada.

Devo fazer uma correção. O meu gravador usa 38400bps, e não 250kbps.
Infelizmente o Windows não deixa eu abrir conexões seriais com baudrate arbitrário.
Os vencedores são aqueles que sabem o que fazer se perderem.
Os perdedores são aqueles que não sabem o que fazer se ganharem.
Jozias del Rios
Byte

Anterior

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))