Nem me fale em estudo...

enigmabox escreveu:Marcelo,
Estou retornando ao projeto do MC68030, agora consegui mais memoria o que será possivel instalar um banco de RAM 512K x 32bits.
No projeto antigo eu tinha somente 512K x 16bits.
Será que é possivel instalar um RTOS, com essa capacidade de memória?
Consegui também um MC6845 e uma memoria de 512K x 8 bits 70ns. Tô pensando em montar uma interface de texto de 80 colunas com o MC6845, talves ligando junto com a placa grafica MC6847, ambas com endereçamento de memoria separadas.
Ou seria melhor fazer uma placa grafica mais robusta com uma CPU e CPLD?
O que tu acha?
Já começei a desenhar a placa com as memórias RAM 512Kb x 32bits ou 2Mb x 8 bits, possivelmente vou usar também flash memory 29F040 no lugar das eproms, mas ainda não tenho equipamento para gravar estas flash de alta capacidade.
Vou retirar uma parte da fiação da placa e colocar uma PCI com as memorias. Isso evita um pouco o efeito capacitivo que a fiação gera.
Isso que tu falou me lembra dos sistemas da decada de 80 onde o sistema ficava na eprom e o restante na RAM, (tipo Apple Lisa) vai criar economia de ram.
Outra preocupação é com o endereçamento da memoria de video, será que no uclinux dá pra configurar os endereços de RAM, Flash, Video, ou tem que adotar algum padrão PC?
Tava querendo tb colocar junto do MC68030 a FPU 68882, mas vai complicar, vou deixar para depois...
Tenho experiencia na compilação do kernel para linux, sei otimizar, não sei se o uclinux funciona da mesma maneira.
No slackware13 que tenho aqui, parece que gera saida para 68k, posso tentar compilar algum kernel para ver o tamanho. Mas se for linux, tenho que usar a FPU.
A placa de video do MC6847 está funcionando no modo de texto e grafico . Eu tinha experimentado ligar esta placa junto com outra placa de video TMS9928, mas as memorias que tenho 4416 estão com defeito, assim vou partir para o MC6845 e se possivel futuramente implementar uma CPLD como o nucleo do MC6845, ai dá pra usar clocks mais altos para resolução VGA.
A placa com o MCF5270 é bem pequena, diferente do trambolho que estou montando...
Já tenho alguns cartões de memoria SD com fat16 para brincar, falta ligar uma SPI no MC68030
O sistema já tem 128K de eprom com duas 27C512.
Vou incrementar primeiro a ram de 2mb, depois mudar o codigo do monitor para ver se tudo funciona. Logo apos vou pensar em uma placa de video mais robusta de preferencia algo baseado em MC6845, pois quero ter modo texto de 80 colunas.
Poderia deixar todo o codigo dentro de duas flash 29F040, onde teria espaço suficiente, mas como expliquei ainda não tenho o hardware para gravar.
Interessante este Uboot, vou pesquisar, mas deve ser mais ou menos o simples monitor que fiz, via serial carrego qualquer programa, em qualquer endereço da RAM.
Vou ver se encontro uma CS8900 para por no sistema, o que tenho em mãos é a COM20020I da SMC interface ARCNET, mas ai acho que não serve.
Parece que o uclinux foi feito para quando não há FPU, se o sistema tiver, dependendo da quantidade de RAM, pode rodar direto Linux.
Outra coisa, tenho banco de ram dinamica de 16bits e os soquetes, se não me engano deve ser para 5V, usado nos 386 e 486, cada pente tem 32MB... O problema é fazer o hardware para compatibilizar a coisa entre RAM e CPU.
Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante