as maquinas da sun jah eram outro patamar neh. soh para vc ter ideia, essa referencia de 1982 dah uma nocao do naipe da primeira maquina deles:
ftp://reports.stanford.edu/pub/cstr/rep ... 82-229.pdf
ou seja, a primeira maquina deles em 1982 jah rodava com um 68000 de 10MHz, 256KB de memoria, video 1280x800 monocromatico, rede ethernet e mouse! convenhamos, isso eh absolutamente incrivel para a epoca, pois o PC ainda era uma maquina embrionaria com um 8088 de 4.77MHz, 16KB de memoria (mais memorias apenas em 1983 com o PC XT), video 80x25 monocromatico sem suporte a graficos (video CGA 640x200 monocromatico apenas em 1983 com o PC XT) e cujo principal meio de armazenamento era fita K-7 (novamente, floppies e HDs soh em 1983 com o PC XT). mesmo com o lancamento do lisa em 1983, uma maquina muito similar em varios aspectos, as estacoes da sun estavam 10 anos a frente e jah operavam em redes IP.
na parte grafica, a primeira maquina jah era interessante: usava memoria de porta dupla e permitia usar essa memoria para outras finalidades alem do proprio buffer de imagem, para armazenar, por exemplo, bitmaps de cursores, fontes, etc. ou seja, jah tinha conceitos primitivos de aceleracao grafica! isso para a primeira maquina, imagina as que vieram depois hehehe
de fato, essa eh uma perspectiva diferente de desenvolvimento: se vc monta uma arquitetura em volta de um backplane, vc pode quebrar os problemas em placas diferentes totalmente independentes.
por exemplo, construir uma placa com um 68030/68882 e bancos de memoria locais sincronos operando em alta velocidade. uma outra placa vc coloca um banco de memoria independente para video e um 68000 dedicado para primitivas graficas em noutra placa vc monta um 68000 dedicado para controle de discos e ethernet, por exemplo. assim vc tem um sistema com um processador otimizado para processamento bruto e dois processadores otimizados para atividades independentes de IO.
isso resulta em um sistema de alta performance, mas claro que muito mais complexo e caro que um sistema pequeno como um macintosh ou amiga, onde o design eh orientado a uma boa relacao entre custo e performance.
sao dois caminhos diferentes, mas interessantes. por outro lado, existe um exemplo nao muito bom: os PCs da decada de 80 tentavam imitar o design de alta performance de uma workstation, modularizando tudo em placas diferentes, mas eram placas burras de baixo custo que dependiam da performance do processador central. o resultado eram sistemas mais caros e de baixa performance.